Cabide Infantil Decorado

História do Cabide

As primeiras evidências da utilização do cabide possuem cerca de 4 mil anos, onde aparecem em hieróglifos, que nada mais é do que um tipo de escrita utilizada por antigas civilizações como os egípcios, maias e incas. Os registros mostram que era usado para preservar as túnicas na posição vertical, tais peças eram feitas de tecidos delicados e muito utilizadas nesta época.

Após muitos anos sem nenhum registro histórico de uso a peça volta a aparecer, mas agora em terras estadunidenses, onde foi registrada a sua patente no ano de 1903, feita pela empresa  Timberlake Wire and Novelty Company. Antes disso, segundo citado em livros de história, foi difundido e utilizado como suporte para casacos pelo presidente americano Thomas Jefferson, cujo mandato foi de 1801 a 1809.

Ilustração do Primeiro Cabide

Ilustração do Primeiro Cabide

Desde então seu uso se popularizou ao redor de todo o mundo e atualmente há uma extensa variedade de modelos, tamanhos, materiais, estampas e preços. Você pode comprar ou fazer em casa, além disso você pode customizar como preferir a sua peça.

Quarto Infantil

A decoração dos quartos de infantis, se renova em uma velocidade ainda maior do que os outros cômodos da casa, os pais devem sempre se atualizar sobre o que é tendência entre os meninos e meninas e o que lança essas tendências, em geral, são os desenhos, brinquedos e vídeo games, os quais se reinventam a cada dia.

As crianças vivendo nesse mundo cheio de informações, possuem uma personalidade própria, de tal forma que personalizar itens do quarto de uma criança é fazer deste espaço um ambiente onde ela se sinta mais especial.

Uma alternativa é criar um ambiente combinando vários itens, ou seja, um ambiente com um tema. Portanto, escolher esse tema é o primeiro passo para saber do que você precisa para personalizar o cantinho de interesse.

Um toque especial em quartos infantis é o cabide personalizado, este item possui diversas possibilidades de caracterização. A escolha depende do gosto do dos garotos e da personalidade de cada um.

Um ponto positivo quanto a confecção e personalização deste produto é o estimulo dado a criança com algo que ela gosta, isto pode trazer um incentivo fazendo com que queira sempre usar o produto.

Pense nos bons hábitos que ao pais podem introduzir na rotina dos filhos, como a organização do ambiente em que vivem, o hábito de guardar peças de vestuário após o uso, o que pode vir a melhorar o rendimento da criança convivendo neste ambiente ordenado, portanto, o cabide decorado é algo que pode causar um impacto benéfico no dia a dia infantil.

Sobre a Peça

Há peças de vários tamanhos, e por tamanhos entende-se altura e comprimento variáveis. É interessante se atentar para essa questão e comprar de acordo com o padrão de peças que serão usadas no cabide. No caso dos quartos infantis é recomendado que o comprimento seja de aproximadamente 30 centímetros, o que encaixa de maneira geral, com o padrão de tamanho do vestuário infanto juvenil.

Como Fazer Um Cabide Infantil

Cabide Forrado De Tecido

Cabide Forrado De Tecido

Cabide Forrado De Tecido

Os materiais que você vai precisar são:

  • Um cabide de sua preferência que atenda suas necessidades, verificar o tamanho médio das peças de roupa que serão usadas nele e também a profundidade do guarda roupa ou local onde serão armazenados;
  • Tecido de sua preferência, nas lojas especializadas existem diversas estampas e cores, nos mais variados temas do mundo infantil (Tamanho por volta de 20 cm x 32 cm), os mais utilizados são a xita ou algodão 100%;
  • Papel para fazer molde;
  • Lápis para caso precise marcar o molde;
  • Manta acrílica (geralmente, utiliza-se a fina 16 x 32 cm) ou espuma, se preferir;
  • Tesoura;
  • Itens para costura ou máquina de costura, não esquecer da linha em cor neutra ou combinando com o tecido escolhido;
  • Pincel;
  • Cola para tecido;
  • Cola quente;
  • Ferro de passar roupa.

Montagem:

Primeiramente você deve fazer o molde de papel, de acordo com o tamanho do seu cabide, lembre-se de fazer sempre o dobro das medidas do cabide de fato, para que ao passar as o molde para o tecido, você possa dobrar o pedaço de tecido ao meio e assim costurar uma ponta a outra, o meio da peça formará um círculo que posteriormente será encaixado à peça, pela direita e esquerda, como uma capa, após costurado deve ser cortado na região do meio da peça, abaixo da alça, a mesma medida para a direita e para a esquerda, para posterior encaixe pelos lados do cabide.

Deixe ao menos 2 cm em cada direção “sobrando” ainda na parte do molde, pois iremos revestir primeiro com a manta acrílica e a espuma. Esses centímetros de folga farão diferença quando for feita a costura, pois esta “capa” de tecido será adicionada acima da camada de manta acrílica. Passe o ferro neste pedaço de peça para acertar a costura feita, (a costura pode ser a mão ou feita na máquina, a sua preferência).

Se possível, retire o gancho do cabide e em seguida envolva toda a peça com a manta acrílica, termine com uma costura simples, apenas alinhavar, ou ainda pode ser fixada com cola quente, logo depois, encaixe o tecido preparado anteriormente ao cabide, pelos lados.

Dezenas de Cabides de Pano

Dezenas de Cabides de Pano

Coloque o tecido preparado como uma cada pelos lados, o local próximo ao gancho onde as pontas de tecido irão se encontrar deve ser costurado a mão para finalização desta etapa. Recoloque o gancho, se este tiver sido removido, e coloque uma faixa de tecido na emenda dos dois lados, ponto do meio da peça, abaixo do gancho, você pode costurar ou colar essa faixa pequena.

Corte uma tira de tecido para enrolar no gancho, colocando cola em sua ponta, esta ponta cole no cabide ou no tecido abaixo, isto pode ser feito com pincel ou com aplicação de cola diretamente sobre o pano e a enrole ao redor do gancho, ao final cole bem a ponta.

É possível personalizar ainda mais o cabide, com bonequinhos ou outros enfeites da preferência da criança, assim como lacinhos de cetim, etc. Para colar esses acessórios aconselho que utilize a cola quente para melhor fixação.

Cabide de Pérola

Cabide de Pérola

Cabide de Pérola

Muito utilizado atualmente entre as crianças, indicado para decorações delicadas ou clássicas, a pérola combina com muitos temas.

Materiais:

  • Cabide de arame ou compre um pedaço de arame galvanizado que você consiga moldar com as mãos;
  • Pérolas tamanho 10 ou maior, as mesmas usadas para confecção de bijuterias, certifique-se que o buraco no meio seja grande o suficiente para encaixar com o arame, é indicado levar o arame para testar ao comprar a pérola;
  • Cola bond ou cola instantânea nº 2;
  • Alicate;
  • Tulipa para bijuteria

Para construir o cabide deve-se moldar o arame na forma desejada (forma de cabide) mas nesse momento o artesão não deve fechar o arame pois é necessário ao menos uma ponta solta para colocar as bolinhas. A modelagem do arame pode ser feita no final também, se preferir.

Assim coloca-se uma a uma das pérolas, até que todo o comprimento esteja preenchido. A ponta onde está a alça do cabide requer atenção especial, para se obter uma fixação eficiente, portanto, adiciona-se ao arame um pouco de cola e logo em seguida deve-se inserir as pérolas e assim inicia o processo de finalização.

Para finalizar, a outra ponta aberta deve ser enrolada em volta da base da alça, com o auxílio de um alicate, quando estiver bem presa utiliza-se o alicate para cortar o arame excedente e como um último toque, para esconder essa área sem pérolas adiciona-se um laço ou um outro enfeite de sua preferência.

Observação: A tulipa pode ser adicionada de duas maneiras, ela pode ser encaixada no arame e neste local com o alicate dobra-se a ponta ou ela pode ser colada na última pérola da alça.

Cabide de Lantejoula

Cabide de Lantejoula

Cabide de Lantejoula

Materiais:

  • Cabide;
  • Cola quente;
  • Fita para laço;
  • Fita larga de lantejoulas;

Para essa personalização é indicado que você inicialmente aplique um pouco de cola quente em uma das pontas e comece a enrolar a fita de lantejoulas ao redor do cabide, em movimentos circulares, adicionando um pouco de cola a cada volta, assim será preenchido todo o espaço em direção ao centro, continue até chegar a outra ponta, neste momento coloque um pouco de cola neste local para fixar e finalizar a personalização.

Pronto, agora se desejar, faça um laço na base da alça e terá seu cabide personalizado.

Cabide Com Flores, Com Bonequinhos De Panos, Carrinhos De Pano Ou Outros Enfeites:

Materiais:

  • Cabide de madeira;
  • Cola bond ou instantânea nº 2;
  • Enfeite a sua preferência.

Para essa personalização basta apenas passar a cola no item de decoração e colá-lo ao cabide, esperar um tempo para que seque e fique bem fixado e está pronto.

Cabide de Madeira Enfeitado

Cabide de Madeira Enfeitado

Cabide Pintado

Materiais:

  • Cabide de madeira;
  • Pincel;
  • Tinta branca e colorida, como for de sua preferência;
  • Lixa para pintura;

Para um acabamento mais perfeito possível, aconselha-se fazer desta maneira:

Primeiramente lixe a peça, depois passe duas mãos de tinta branca e se desejar pintar em outras cores passe mais duas mãos da cor desejada.

Cabide Pintado

Cabide Pintado

Observação: É importante que após cada etapa de pintura você lixe a peça novamente, assim você terá um resultado com menos imperfeições.

É possível observar que são muitas as possibilidades para personalizar um quarto infantil, escolha a sua preferida e bom trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Customização

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *