Como Fazer Máscaras De Dormir: Passo a Passo

Dormir é umas melhores coisas que podemos fazer na vida, além de ser extremamente reconfortante para o corpo e ainda para a alma. No entanto, esta tarefa básica do ser humano não é comum a todas as pessoas, pois muitos têm imensa dificuldade em cair no sono por inúmeros fatores, e dentre eles está o excesso de claridade.

A claridade excessiva pode atrapalhar o sono de muita gente, especialmente daquelas pessoas que moram perto a prédios comerciais cujas luzes ficam piscando o tempo todo ou ainda em prédios altos e em lugares onde sol começa a bater a partir dos primeiros raios da manhã. Isso sem esquecer de mencionar aqueles profissionais que são obrigados a trocar as noites de sono pelos dias, e se sentem extremamente incomodados com qualquer ponto mais claro.

Como Fazer Máscaras De Dormir: Passo a Passo

Como Fazer Máscaras De Dormir: Passo a Passo

Máscara De Dormir – Coringas Dos Bons Sonhos

Máscara De Dormir – Coringas Dos Bons Sonhos

Máscara De Dormir – Coringas Dos Bons Sonhos

Para essas e outras pessoas que precisam de total escuridão para enfim cair num sono tranquilo e reconfortante existem as maravilhosas máscaras para dormir, que ao contrário do que muitos dizem, podem pensar não são aquelas máscaras de cosméticos que as mulheres aplicam no rosto para se manter sempre jovens. Porém, quem já viajou de avião por longas distâncias bem sabe do que estamos falando.

São aquelas máscaras feitas em tecido, quase em formato de óculos, que são utilizadas sobre os olhos a fim de proporcionar uma total escuridão, sendo, por isso, aliadas de quem quer dormir fora de hora e ainda daqueles que precisam dormir, mas não conseguem. Elas podem ser feitas com as mais diversas estampas e tipos de tecidos e ainda podem conter apliques diferenciados, como brilhos, laços, flores, o que a imaginação do freguês quiser. No entanto, todas elas são presas à cabeça por um elástico mais largo para fixar bem, sem correr o risco de machucar ou incomodar.

Estas máscaras ainda são perfeitas para quem mora na Paraíba, sabe por quê? Porque em toda a América Latina é lá que o sol nasce primeiro, por volta das 4:30 da manhã e até às 6:00 o sol já está bombando a muito tempo. Além de ser útil para se ter em casa e ainda levar nas viagens, também é uma excelente peça para se dar de presente, especialmente para quem está de férias e precisa de um tempinho a mais na cama.

Como Fazer Uma Máscara De Dormir Artesanal Utilizando a Técnica Quilt

Para quem nunca ouviu falar no termo Quilt, é uma espécie de costura, normalmente colocada em diversos tipos de peças, porém, acolchoadas ou fofinhas (recheadas) e são elas que dão relevo interessante, o que vem a valorizar as peças de tecido. Estas peças podem tanto ser feitas à máquina ou à mão, sendo que o importante é ter aquele toque especial ao trabalho.

Imagem de Amostra do You Tube

Passo a Passo

Material Necessário:

  • 1 metro de tecido estampado e um liso, de acordo de como você quiser que a máscara fique.
  • 1 um metro de manta acrílica.
  • 1 um metro de elástico largo.

Modo De Fazer

Corte camadas de tecido de acordo com o formato da máscara, cujo molde pode ser obtido através de sites e ainda feitos de próprio punho, tudo respeitando as medidas de maneira correta para que a mesma se adapte bem aos olhos.

Para a manta acrílica serão necessárias duas camadas de tecido fino para servir como forro para a parte de trás e um estampado que fará a estampa da máscara, podendo ser da cor desejada. Lembrando que a parte de tecido duplo é apenas para o recheio da máscara, nas demais partes somente uma parte.

Com a ajuda de um lápis grafite, trace as linhas onde serão feitas o Quilt, sendo que as mais fáceis são as linhas retas, bem mais fáceis de serem costuradas, especialmente pelos iniciantes na máquina de costura.

Imagem de Amostra do You Tube

Com o auxilio de alfinetes ou agulhinhas, prenda toda a máscara juntamente com o contorno, o forro e ainda o recheio de manta acrílica, deixando o lado direito da frente da máscara para fora.

Agora, basta fazer a costura do Quilt de acordo com o desenho traçado, cuja linha de vê ser de uma cor diferenciada, no entanto, deve combinar com as demais cores utilizadas na máscara. Lembrando que a costura deve ser feita primeiramente nas linhas do centro da máscara e depois para fora. Desta forma o Quilt não sofrerá alterações.

Quando terminar a costura, é só recortar o excesso de tecido e de manta acrílica que ficou de fora, até que o contorno da máscara esteja perfeito.

Para montar a máscara é simples, basta pegar o lado direito do tecido e prender com alfinete o elástico nos pontos que estão descrito no molde e deixar apenas uma parte do elástico para fora. Mas, não se esqueça de medir bem o elástico antes de pregá-lo e, caso, queira, pode fazer a substituição do elástico por lindas fitas de cetim.

Coloque o tecido liso, sobre o estampado e ainda sobre o elástico, prenda tudo com o alfinete e ajuste bem uma parte sobre a outra. Leve tudo isso para ser costurado na máquina, sempre respeitando o contorno da máscara. Se ainda ficou alguma rebarba de tecido é só cortar e tirar fora, não se esquecendo de fazer isso na volta do nariz. Se quiser pode até fazer um pequeno picote nesta área para ficar ainda mais confortável.

Depois de ter feito tudo isso, você pode inovar e aplicar flores, botões coloridos, laços e ainda uma renda em volta, ou um bordado, o que você quiser para deixar sua máscara ainda mais personalizada. Antes dos apliques, passe a ferro sua máscara, assim a costura ficará mais assentada e ela mais confortável.

Depois dessa máscara suas noites de sono nunca mais serão as mesmas. Certamente você acordará mais descansada e com a certeza de que dormiu o sono dos anjos. Estas máscaras de dormir são peças de conforto e depois que se experimenta uma única vez, nunca mais se quer dormir sem elas. Faça as suas, use, e presenteie também para que mais e mais pessoas possam ter noites tranquilas também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>