Como Fazer Colar Com Retalhos

Como estamos sempre falando em sustentabilidade e em dar nova aplicabilidade a objetos e utensílios que, aparentemente não teria mais utilidade, a nossa imaginação é extensiva e não se esgota nunca!

Depois de muito pensar e pesquisar sobre a reutilização de tecidos e retalhos, chegamos à conclusão que, aqueles retalhos que ficaram sobrando das costuras ou até mesmo aquela camisa que não usa mais, vestido ou calça, enfim, qualquer tecido que por ventura esteja encostado, poderemos customizá-los e fazemos lindas peças de bijuterias, como colares incríveis, por exemplo.

Talvez você até pense: mas como assim, fazer colar com retalhos? Pois é!
No mundo moderno, onde tudo se recria, se transforma e se revive, a nossa imaginação não para de expandir, de inovar e de aperfeiçoar técnicas que já existem. E com aqueles retalhos que você pensava que era lixo, vai fazer lindos colares, incrementar o seu visual e o melhor: fatura uma grana!

É isso mesmo. Você vai deixar as suas amigas louquinhas pelos colares de retalho, então, aprenda a fazê-los e, além de ficar mais bonita, dando um “up” no seu look, fature e aumente o seu orçamento!

Como Fazer Colar Com Retalhos

Como Fazer Colar Com Retalhos

Colar De Trança De Retalhos

Material Necessário:

  • Tiras de Retalhos (nas cores de sua preferência ou estampado);
  • Tesoura;
  • Alicate para artesanato;
  • Colar com anéis de abotoamento;
  • Alfinetes com anéis para prender o colar (2 grandes e 2 pequenos)

Passo a Passo:

Comece cortando o retalho em 6 longas tiras de 50 cm de comprimento por 1 cm de largura. Fica mais bonito se você usar cores mescladas. Pegue depois 3 tiras e dê um nós em uma das pontas, deixando uma sobra de aproximadamente 2,5 cm. Prenda num lugar de modo que fique bem fixo e comece a trançar as tiras de retalhos até a outra extremidade, deixando a mesma sobra de 2,5 cm.

Depois trance as últimas 3 tiras de retalho até o final, repetindo o mesmo processo, mas deixando esta última um pouco maior que a primeira. Enquanto trança as tiras, vai medindo o comprimento e vendo se está de acordo com o seu pescoço, se está ficando confortável.

Abra um anel grande com o alicate e passe as duas extremidades das duas tranças e prenda bem, de modo que não saia. Faça o mesmo processo do outro lado, tomando o mesmo cuidado que os anéis fiquem bem presos. Prenda os anéis pequenos no colar e também nos anéis grandes que estão sustentando os retalhos trançados. O colar (ou a corrente) deve medir aproximadamente 15 a 18 cm, podendo variar de acordo com o seu gosto.

Antes de fechas as suas extremidades, em uma delas você vai prender um fecho para colar e coloque um anel pequeno na outra extremidade do tecido, de modo que sirva para fechar o seu colar.

Pronto! Além de simples, fácil de fazer e barato, o seu colar fica lindo!

Colar De Trança De Retalhos

Colar De Trança De Retalhos

Colar Multicolorido De Retalhos

Material Necessário:

Tiras de blusas velhas (de preferência de elastano com viscose nas seguintes cores: amarela, branca, vinho, verde claro e verde escuro, laranja, vermelha, bege, roxo e azul);

Tesoura.

Passo a Passo:

Este colar é bem simples e o efeito final é perfeito!

Estique a blusa velha em uma superfície lisa e plana, corte a bainha e descarte. Corte a blusa em tiras de aproximadamente 3cm de largura. O comprimento deve ser do tamanho da blusa mesmo. Faça quantas tiras quiser, pois quanto mais tiras, mas robusto fica o seu colar.

Depois de cortada a quantidade desejada de tiras de cada cor, pegue uma por uma e estique até começar a enrolar e solte-as lentamente. Separe uma tira para amarrar.

Junte as tiras com as cores intercaladas, na quantidade desejada e enrole-as de modo que as tiras fiquem todas retorcidas, semelhante a fumo de corda. Dado este efeito, com uma das tiras que separou, amarre as pontas das tiras, de tal forma que fiquem bem presas e finalize com um nó cego, para que não abra. Corte as sobras.

Já está pronto o seu colar multicolorido. Além de muito bonito e fácil de fazer, o colar é alegre e combina bem com o verão e a primavera!

Colar De Franja De Retalhos

Material Necessário:

  • Tiras de blusas velhas (de preferência de elastano com viscose) em 4 cores de sua preferência;
  • Tesoura;
  • Alicate para artesanato;
  • Colar com anéis de abotoamento;
  • Anéis para colar.

Passo a Passo:

Imagem de Amostra do You Tube

Estique a blusa velha em uma superfície lisa e plana, corte a bainha e descarte. Corte a blusa em tiras de aproximadamente 2cm de largura e com 10 cm comprimento. Faça quantas tiras quiser, pois quanto mais tiras, mas bonito fica o seu colar. Faça uma tira maior, de aproximadamente 15 cm.

Depois de cortada a quantidade desejada de tiras de cada cor, pegue uma por uma e estique até começar a enrolar e solte-as lentamente.

Amarre todas as tiras de 10 cm, faça um nó nas pontas e corte os excessos. A tira de 15 cm, você vai prendê-la de ambos os lados um anel pequeno para colar, tendo o cuidado de fecha-los bem, para o retalho não desprender. Passe as tiras de 10 cm já pelo colar, de modo que elas fiquem no meio do colar, na parte de tecido que foi emendado na corrente de metal. Essas tiras soltas no tecido formarão uma franja. É necessário que você intercale as cores, de modo que fiquem sobrepostas e coloridas.

Para finalizar, prenda o fecho de para colar na corrente e já está pronto o seu colar de franjas!

Colar Flor De Retalhos

Material Necessário:

  • Pedaços de retalhos (nas cores de sua preferência);
  • Tesoura;
  • Miçangas;
  • 1 botão forrado de tecido (vermelho ou amarelo)
  • Cola para tecido.

Passo a Passo:

Imagem de Amostra do You Tube

Corte 4 tiras de aproximadamente 4 cm de largura e 25 cm de comprimento. Estique-as e solte em seguida, lentamente, para ficarem enroladas e com um pedaço menor de tira de tecido, amarre-as, formando um colar.

Passe cola no botão forrado e encoste-se às miçangas, para que se prendam à cola. Espere secar.

Com a outra parte do tecido, que pode ser de cores diferentes, faça 6 círculos de 12cm de diâmetro, alinhave a ponta com linha e agulha e depois que pegar todo o tecido, puxe a linha cuidadosamente, de modo que juntem as extremidades, fazendo assim um fuxico.

Faça isso com os 6 círculos. Quando terminar, vai prendendo um fuxico com cola para tecido ou costurando no botão forrado, de modo que os círculos vão formar uma rosa. Use apenas 5 fuxicos, pois o sexto será usado como folha, que deverá até ter a cor diferente dos outros. Depois de pronta a flor, prenda-a no colar de tiras que foi feito inicialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>