Como Aplicar Tecido na Parede

Allyson Correia é Diretor de Criação da agência Brava Propaganda de Blumenau. Além disso, é fotógrafo amador, vice-presidente do Clube de Criação de Santa Catarina, professor, marido, empolgado, entre outras coisas. Recentemente ele fez uma grande reforma no seu apartamento onde agregou as funções de pedreiro, marceneiro, eletricista, pintor, etc. Entre várias coisas legais, o apartamento do Allyson agora tem paredes texturização com tecido! Confira abaixo uma entrevista do Vizinho novo com ele sobre essa ideia criativa que é mais barata do que parece,

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JuoCKdHP7wQ[/youtube]

Tecidos para essa Técnica só se Encontra na Karsten?

Não. Você encontra esse tipo de tecido em qualquer loja de tecidos que ofereça opções para decoração/estofamento, de várias marcas. Os que escolhemos são de uma linha da Karsten chamada “Aquablock”, que é impermeabilizada (para usar em móveis de piscina, por exemplo). Esse tipo de tecido é mais resistente e tende a durar mais tempo. Mas no final, como serão aplicadas várias camadas de cola, basicamente qualquer tecido de decoração pode ser usado.

Acho que a única diferença de comprar numa fábrica ou numa loja é que na fábrica você vai encontrar tecidos mais novos (de coleções mais recentes). Mas como você estará escolhendo uma estampa para ficar, pelo menos, alguns anos na sua parede, é bom não se preocupar tanto com coleção, e sim em algo que você goste, que seja mais atemporal.

 Aplicação Deles na Parede. É muito Complicado?

Na verdade, o processo é bem simples. Só é um pouco complicado começar.
É mais ou menos assim: Você mede a parede que quer aplicar o tecido. Precisa ter em mente que os rolos de tecido tem, normalmente, 1,40 de largura, então você precisa calcular qual a medida de altura que vai comprar e quantas larguras vai precisar. Na hora de calcular isso, você precisa deixar pelo menos uns 50 a 70 centímetros de folga para cima e para os lados. Isso para poder ter encaixe com a estampa escolhida, ou você pode acabar não conseguindo fazer emenda.

A Colagem

Usar uma cola PVC extra (que se encontra em qualquer loja que venda materiais para reforma). É uma cola branca bem comum e barata. Diluí em água (proporção de 70% de cola, 30% de água) e fui aplicando, por faixas horizontais, de cima para baixo na parede, com um pincel largo de pintura. A cada faixa que aplicava cola, já ia fixando o tecido e removendo as bolhas com uma espátula e um rolinho de acabamento. Fui aplicando e deixando as sobras para os lados e para cima mesmo.

Deixei para cortar as sobras no dia seguinte, quando a cola já estava mais seca. Cortei com um estilete grosso e uma régua de metal, cuidando para não estragar a parede. Não dá nem para cogitar passar cola na parede inteira e depois aplicar o tecido, pois as colas secam muito rápido e fica inutilizada. E é um trabalho para pelo menos duas pessoas: uma sozinha não consegue aplicar, colar, ajeitar, tudo sozinho. Vale lembrar que a parede tem que estar bem limpa antes de começar o processo. Limpamos com um pano úmido, sem produtos químicos.

 Vamos ao Passo a Passo. De como colar tecido na Parede

1º passo: Medir a parede escolhida pra poder comprar o tecido sem desperdício (e também sem faltar!). Fica a dica que uma parede reta facilita o trabalho. Imagina ter que recortar o tecido certinho em volta da porta ou janela. Acredito que você não queira essa dor de cabeça.

2º passo: Escolher o tecido. Lembrando que o tecido tem que ser plano. Não adianta comprar aquela visco lycra estampada linda, porque você pode até conseguir, mas vai dar muito trabalho porque malha estica, enrola e é “fina demais” pra isso.
Eu comprei um tecido específico pra estofado, aqueles de sofá e almofadas mesmo. Ele é barato, bem encorpado, até um pouco pesado, mas funcionou perfeitamente. Escolhido o tecido, pergunte ao vendedor a largura do mesmo pra poder calcular o consumo aproximado do que você vai precisar. A média de um tecido plano é de 1,40m à 1,50m pra vocês terem uma idéia. Minha parede é quase 3m x 3m, por tanto comprei 6m do tecido, sendo que a emenda do desenho ficou verticalmente no meio.

3º passo: Já em casa animada com o tecido em mãos, é hora de cortar nas medidas certas (sempre com sobra, porque imagina só faltar 10cm no rodapé por causa da sua precisão

4º passo: Hora de chamar o marido/a mãe/a amiga pra ajudar a  pincelar a cola na parede . Você precisa de apenas 2 coisas: cola e um pincel de tamanho razoável, ambos fáceis de encontrar em papelarias, supermercados e armarinhos. 1 litro de cola é o suficiente pra uma parede com média de 3m x 3m. A medida clássica é o mesmo tanto de cola pra água, por exemplo, se você for usar 1 copo de cola, acrescente 1 copo de água. Tentei desse jeito mas ficou aguado e não colou. Minha dica é 1/3 da medida de cola pra água. Feito a misturinha em um recipiente qualquer, esteja preparada pro serviço!

5º passo: Comece a pincelar a parede do teto pra baixo da largura do tecido até +/- uns 60cm pra baixo, ou o suficiente pro tecido já colar e “se aguentar” na parede. Sempre com a ajuda de uma espátula ou das mãos pra não formar bolhas de cola e garantir que o tecido estará o mais reto possível. Lembre-se de deixar sobra nos cantos, em cima e embaixo. Repita esse processo até chegar no rodapé e depois tudo novamente com a outra metade do tecido. Não se desespere com a sujeira da cola no chão (ou no rosto, ou no braço ) porque ela sai facilmente com um pano úmido. Depois de tudo colado o ideal é deixar algumas horinhas “descansando e colando” pra depois refilar as sobras. Não vai ser nenhum sacrifício se jogar no sofá depois de tudo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fJHSMXNAmOI[/youtube]

6º e último passo: Refilar as sobras! É muito mais simples do que você imagina. Com a ajuda de uma régua e um bom estilete, corte tudo que sobrou.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei! Parece mesmo ser bem simples de fazer a aplicação!
    Estou mudando de casa e com esta demonstração, seguindo o passo a passo, tenho certeza que vou arrasr ;))

    Cíntia Machado 12 de julho de 2013 22:24 Responder
  • Adorei as dicas

    Renata Abreu 11 de agosto de 2013 1:57 Responder
  • A parede tem que ser lisa?
    Agradeço a resposta.

    Leonor Reis 27 de setembro de 2014 14:19 Responder
  • boa tarde:

    adorei as dicas , mas tenho uma duvida será que posso aplicar tecido em parede de madeira?
    tenho dois quartos de parede assim e queria tirar essa coisa….

    Patricia Pessi 21 de janeiro de 2015 17:34 Responder
  • Estou doida para aplicar tecido na parede da sala…mas ela é texturizada. Pode? Ou será necessário deixa-la “lisa” primeiro???
    Grata
    Rita

    Rita 22 de abril de 2015 16:17 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *