Boneca de Meia

Bichos e bonecos de meia são uma graça e fazem a festa com as crianças, e além de servirem para as brincadeiras do dia a dia, ainda podem ser usados na decoração dos ambientes, deixando tudo mais alegre e colorido. O melhor de tudo é que não se gasta quase nada para fazê-los.

Imagem de Amostra do You Tube

A matéria prima principal para se fazer esses bonecos são as meias, por isso, todo mundo tem em casa, seja aquele par que não serve mais ou ainda aquelas meias cujos pares já se perderam e, por isso, ficam para cá e para lá, jogadas. Logo abaixo você poderá aprender a fazer um lindo macaco de meia, que ganhará de cara a simpatia e o amor da criançada.

Além de ser bonito, esse boneco também é bastante confortável e bem simples de ser feito, basta que se tenha um pouco de jeito com tesoura, linha e agulha e pronto!

Macaco

Material Usado

  • 01 par de meias, que pode ser nova ou já usada.
  • Pluma própria para o enchimento de bonecos, que pode ser encontrada em casas de artesanato.
  • Linha de bordado e de costura, agulha e tesoura.
  • 02 botões coloridos ou pretos para cumprir o papel de olhos do macaco, não podem ser grandes demais.
  • Feltro branco ou retalhos de tecido.

Dica: Abuse e use meias antigas, coloridas, especialmente aquelas que ficaram com apenas um pé, cujo outro foi levado pra longe, para a terra dos Duendes, de acordo com a lenda.

Passo a passo

-Primeiro, pegue aquelas meias que estão encostadas no fundo da gaveta, sejam elas um par ou não, se uma já se perdeu da outra, desde que as cores tenham harmonia, sendo que um pé da meia será usado para confeccionar o corpo e o outro será utilizado para montar os braços e o rabo, como pode ser observado no site abaixo, do qual também se pode retirar o molde:

Acesso ao Molde – http://blog.elo7.com.br/2013/10/faca-voce-mesmo-boneco-de-meia.html#.U8Q-VZRdX3Q

-Vire a meia do lado avesso e trace o risco de acordo com o molde acima.

-Depois de ter riscado o molde, costure em cima do que fora riscado.

-Certifique-se de não recortar a meia e apenas costurá-la em cima do molde que foi riscado. Somente após ter costurado a mesma, recorte nas divisões e o faça com o tecido já revirado para iniciar o enchimento.

Dica: perceba que o corte para formar o corpo deve ser efetuado apenas na boca do macaco, sendo que ali deverá ser costurado depois o focinho.

-Preencha todas as partes do boneco usando a pluminha, assim que encher prenda a parte e costure as mãos, o rabo, o focinho e as orelhas usando apenas pontos invisíveis.

-Para encher melhor os bonecos e deixá-los o mais perfeito possível, deixe os buracos sempre nos focinhos.

-Para finalizar desenhe a boca e prenda os olhinhos fazendo a aplicação através de pontos usados no bordado.

Boneca de Meia

-Pegue a meia e vire para o lado certo, encha com a pluma e costure em cima. Agora você terminou as pernas. Encha uma das meias até chegar a borda e passe uma costura. Para isso pode-se usar uma meia comum e remover sua ponta. Os dedos da meia se tornaram na cabeça e do calcanhar se fará o bumbum.

-Remova o calcanhar correspondente a segunda meia e passe para o avesso.

-Faça uma linha reta na vertical no centro, separando uma perna da outra, deixando a parte debaixo arredondada, para compor os pés.

-Faça uma costura envolta de cada uma das linhas, com uma margem de 01 cm para a bainha. Desça por um lado e suba pelo outro, deixando os pés arredondados, como poderá observar nas fotos do endereço acima mencionado. Deixe um espaço de aproximadamente 03 cm para chegar ao topo.

-Prenda as pontas das duas meias. Conforme for costurando, faça com que as pernas fiquem alinhadas diretamente ao bumbum de maneira natural.

-Com a meia que sobrar monte os braços.

-Remova os dedos e o calcanhar.

-Passe para o avesso e trace a linha do meio.

-Torne ao direito, risque uma linha central e deixe as pontas dos braços também arredondadas.

-Faça uma costura de 01 cm começando da linha do meio.

-Torne os braços virando o tecido para o lado direito, encha todo ele com a pluma e costure diretamente ao corpo.

-Usando a linha de bordar, que é mais resistente, dê pontos de mais ou menos 05 mm em volta do pescoço do boneco e firme bem, assim você formará a cabeça.

-Utilize contas, botões, olhos esbugalhados, marcadores e linha para montar a cabeça da boneca.

-Para fazer o cabelo use muitos fios de lã coloridos.

-Tome um fio grande lã e dê aproximadamente 30 voltas em algo bem resistente, como um pedaço de plástico com mais ou menos 30 cm de comprimento.

-Prenda uma tira de feltro embaixo do fio, de forma que fique perpendicular ao mesmo.

-Costure a lã diretamente na tira de feltro.

-Vire o pedaço de plástico e corte a lã no meio ao lado oposto que foi costurado o pedaço de.

-Também é possível que se costure a linha no feltro, para proporcionar um nível maior de resistência.

-Remova as pontas do feltro.

-Coloque a tira de feltro no meio da cabeça e prenda com a costura.

-O cabelo da boneca pode ser deixado solto ou ainda trançado, de acordo com o gosto de cada um.

-As roupas da boneca podem ser confeccionadas com retalhos de pano. É melhor prende-las na boneca ou ainda fazer peças que possam ser tiradas e colocadas de acordo com a vontade da criança.

Mais Dicas

Caso queira optar por usar meias coloridas para confeccionar as roupas da boneca, saiba que a boca das meias podem servir para montar as calças, barras das saias, camisas, dentre outros. Também não é necessário costurar ou prender, isso diminuir bastante o trabalho feito.

Usar o feltro é um tecido bom para fazer as roupas da boneca, já que não tem perigo de desfiar a bainha.

Passo a passo com fotos, acesse: http://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Boneca-de-Meia

Aproveite todas as ideias e faça a alegria da criança durante as férias ou dê de presente a sobrinhos, filhos de amigos e tudo o mais. Não haverá criança que fique sem brincar com um lindo boneco de meia.

O artesanato pode ser uma ótima saída para aproveitar muitas coisas que ficam jogadas em casa. Uma das criações super fofas japonesas são as bonecas de meia, que podem ser feitas sem muito gasto.

Você pode utilizar luvas para fazer os braços da boneca e a própria meia pode servir de todo o restante do corpo. Veja algumas dessas lindinhas bonecas de meia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>