Bolsa de Retalhos

As formas de criatividade entre as pessoas sempre foram as mais diversas possíveis, quando se trata de artesanato então nem se fale. Ele depende totalmente de uma personalidade que diz como o objeto será feito e por isso cada um pode ser sair totalmente diferente do outro.

Essa é uma das vantagens do artesanato, que vem fazendo parte de nossas vidas desde os primórdios. A maioria das coisas que nós produzimos hoje de mais comum, um dia houve um artesão que conseguiu produzir de forma totalmente manual. Isso torna o trabalho deles um tanto incrível e infelizmente um pouco cara. O preço com certeza foi um dos agravantes para que todos os processos fabris fossem de grande importância, pois poucas pessoas tinham acesso a objetos que hoje são considerados muito simples.

Outro fator é o tempo, a produção manual se tornou algo muito lento para a quantidade de pessoas que precisavam de um produto. Muito foi sendo modificado a partir disso, até que chegamos a produtos totalmente industrializados nos dias atuais.

Com isso a desvalorização do artesão aumentou em grande escala, muitos perderam seus empregos e foram se juntar as máquinas. Essa modernização foi adotada como a melhor por um período bem grande, porém muitos se cansaram da padronização. Isso começou com os automóveis, cansados do mesmo Ford modelo T, na cor preta, a GM acabou conseguindo se instalar no mercado exatamente por oferecer modelos diferentes com especificações para quem podia pagar mais e quem não podia. Isso com certeza era um fato muito importante que devia ser levado em consideração, se uma pessoa pode pagar mais, poderia haver produtos mais elaborados para ela.

Isso trouxe um artesanato mais personalizado para os dias atuais, muitas vezes esquecemos que ele pode ser feito por qualquer pessoas, é claro que existem profissionais que se dedicam somente a isso e com certeza eles possuem muita habilidade. O que mais se tornou comum foi a customização, um tipo de artesanato em que nós todos conseguimos fazer facilmente em casa com apenas algumas dicas e poucos instrumentos. Isso mostra como os gostos estão cada vez mais refinados e difíceis de agradar a todo mundo e por isso cada um tenta fazer a roupa, o móvel ou qualquer outro objeto ficar mais no seu estilo.

Isso retrata a sociedade atual com uma independência de pensamentos ainda maior, querendo expor o que realmente quer para si própria.

Outro ponto muito interessante do artesanato é os materiais que ele utiliza. Pode ser os mais variáveis possíveis, e muitos deles são de reutilização ou reciclagem, algo que evita muito desperdício e ajuda o meio ambiente a economizar seus recursos.

Tudo depende da conscientização das pessoas, começando pensar mais sobre o que poderia ser feito com materiais diversos, como o PET, caixas de leite, suco, potes plásticos de diversos alimentos. Esses materiais iriam todos para o lixo e simplesmente foram transformados em objetos úteis e ainda ajudam no sustento de famílias que sobrevivem desse tipo de arte.

Hoje vemos que existem muitas feiras de artesanato, buscando justamente dar maior valorização e visibilidade a esses trabalhos tão detalhados e minuciosamente feito tão bem.

Um tipo de artesanato que vem crescendo muito e ainda possui o pensamento sustentável é o patchwork, ele busca utilizar retalhos de tecidos para montar diversos objetos. Sendo uma técnica um tanto antiga para os seres humanos, tendo alguns fatos encontrados do século IX a.C. o homem começou a tecer durante esse período e nunca mais parou, criando novos jeitos sempre que possíveis.

O trabalho com retalhos começou com os acolchoados na época dos egípcios e foi sendo espalhado devido ao comércio do oriente. Se tornou muito sofisticado para as nobrezas de diversos países principalmente por ser uma arte muito bem feita e consequentemente demorada. Depois de um tempo foi sendo implantado em outras opções, começando com tapetes, túnicas e chegando até mesmo em roupas, bolsas e outros.

Os retalhos na maioria das vezes seriam jogados fora e podem criar inúmeras possibilidades de formas e cores, com apenas alguns pedaços isso torna totalmente maravilhoso e não precisa de muita coisa, sendo bem fácil de montar, precisando apenas de algumas técnicas de costura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • são muito bonitas essas bolssas

    évelim 11 de janeiro de 2013 11:51 Responder
  • gosto muito disso

    amandha 29 de abril de 2013 23:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *