Avental Prático de Cozinha: Passo a Passo

Os aventais de cozinha são práticos e devem ser usados por diversos motivos sendo os principais, a proteção contra sujeira e acidentes. A maioria dos modelos são bem baratos e você encontra em qualquer loja de utilidade doméstica, mas algumas donas de casa gostam de deixar seus aventais ainda mais bonitos e exclusivos fabricando suas próprias peças. Esta atividade é bem simples e se você busca uma forma de ganhar um dinheirinho a mais no final do mês, ainda é uma boa ideia fabricar aventais de cozinha.

Aqui você terá acesso à um tutorial de avental de cozinha bem prático para que qualquer dona de casa possa fazer mesmo que não tenha tanta habilidade com costura e trabalho manual.

História do Avental de Cozinha

Antes de ensinar como fazer o seu avental de cozinha, que tal um momento de curiosidade? Mesmo sendo uma peça que usamos constantemente no nosso dia a dia, poucas pessoas sabem de fato como eles surgiram e por quem foram inventados. O avental de cozinha na verdade ele não foi criado somente para a intenção de proteger a roupa enquanto uma pessoa estava na cozinha, ele pode ser utilizado para diversas outras atividades, mas a intenção da criação dessa peça foi de fato ter uma forma de evitar sujeiras na parte da frente das peças de roupa.

Não se tem registro real de quando eles foram criados ou por quem foram criados, mas a história já registra o uso de alguma proteção ao corpo desde as antigas épocas onde o homem não usava tantas vestimentas. Chegando mais para a sociedade formada, os aventais eram usados em ferrarias contra a proteção de queimaduras e eram feitos habitualmente de couro, sendo assim peças bastante pesadas.

Nos anos 50 eles ganharam uma popularidade incrível quando passaram de peças grosseiras e com um design mais simples, para itens super bem desenhados e que se duvidassem podiam ser usados como um vestido de sobreposição. Isso porque os aventais antigos eram feitos na intenção de ajudar a mulher em diversas atividades de casa e não somente na cozinha. Dos anos 80 em diante, já voltaram a ser mais discretos e usados somente para preparar os alimentos, portanto, eram usados tecidos mais finos e delicados. Uma curiosidade sobre o avental, é que ele também é um símbolo da maçonaria e nesse segmento ele representa o trabalho.

Como Fazer um Avental Prático – Materiais Necessários

O passo a passo que vamos ensinar aqui é bem prático mesmo e você terá como resultado, um avental de cozinha simples, mas com estilo. Como qualquer atividade manual, é necessário um grupo de materiais e para esse avental você vai precisar de:

  • 1 (um) metro de tecido. Você pode escolher o tecido de sua preferência, mas o sarja é o mais indicado para essa produção.
  • ½ (meio) metro de tecido estampado.
  • Linha e tesoura para costura
  • Régua

Viram como os materiais são bem poucos e simples? Você não gasta quase nada com eles e como resultado terá um avental de cozinha lindo. Agora, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 1: Fazendo o Molde do Seu Avental de Cozinha

Cada corpo é diferente, então conhecer o comprimento ideal do seu avental, assim como a largura vai deixá-lo mais bonito e eficiente já que a principal função dele é proteger o seu corpo. Dependendo a sua silhueta pode ser que você acabe precisando de mais de 1 metro de tecido, então tire as medidas do seu avental antes de comprar o material.   Levando em conta o tamanho padrão do avental, você vai começar cortando o tecido sarja.

Primeiro faça um retângulo com largura de 53,5 centímetros e altura de 74 centímetros. Em uma máquina de costura faça a bainha em volta do tecido inteiro. Caso você não tenha máquina de costurar ou prefira, pode também fazer esse acabamento manualmente. Uma boa dica para fazer o acabamento, é dobrar cerca de  ½ (meio) centímetro do pano, passar com um ferro bem quente para marcar (caso você não tenha prática com alinhamento em costura), fazer a costura de um lado e então refazer do outro para reforçar.

Passo 2: Fazendo os Primeiros Cortes

Esse segundo passo é muito importante porque é onde você dará o molde do corpo em seu avental de cozinha então tem que ser feito com muita precisão. Primeiro dobre o tecido ao meio e posicione no sentido do comprimento para levar em conta as informações abaixo. Marque exatamente o meio do tecido, isso também pode ser feito com o ferro para marcar a linha. Exatamente no meio dessa linha faça uma marcação que pode ser feita com alfinete ou até mesmo um lápis e na parte de cima do tecido, marque outro ponto que será o pescoço do seu avental.

A distância ideal é de 10 centímetros para cada lado do meio. O comprimento deve ficar de 25,5 centímetros contando a partir da borda. Agora que você tem uma medida de 10 centímetros do meio para a ponta esquerda e também 10 centímetros do meio para a ponta direita, você vai dobrar em um ângulo obliquo. Faça as dobras puxando as pontas do seu tecido para o centro da linha levando em conta os 10 centímetros do pescoço, pode não ficar uma linha completamente reta, mas isso não influencia no resultado. Passe o ferro também para marcar essa dobra.

Passo 3: Fazendo os Cortes e Acabamento do Avental

A partir da marcação que você fez logo acima, meça 3,5 centímetros e faça outra marcação em linha paralela a do ferro. Recorte o excesso do tecido então nessa linha. Dobre aproximadamente 0,5 centímetros para dentro e costure para fazer um novo acabamento. Passe essa costura da ponta do tecido até a primeira marcação que você fez, deixando uma abertura que vai ser por onde as alças do seu avental passarão.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=k7V3CurZrac[/youtube]

Passo 4: Costurando as Alças do Avental

Com o segundo tecido, recorte 3 faixas com 8 centímetros de largura e com o comprimento do tecido que você tem em mãos. Se esse comprimento ficar muito para a pessoa, pois o avental pode ser para alguém baixinho, você pode usar somente 2 tiras. Uma essas faixas, que se tiver no comprimento do tecido terão aproximadamente 4,5 centímetros no total. Com o ferro de passar você vai fazer a marcação levando em conta o meio dessas faixas e dobrando as duas pontas de encontro a ele, como que fechando o tecido. Passe então a costura para fazer o acabamento. Passe as alças por dentro da costura do seu avental (para facilitar você pode usar uma agulha ou, alfinete.

Passo 5: Colocando o Bolso e Finalizando a Peça

Agora você vai pegar o mesmo tecido que fez as alças e cortar um retângulo com 21 centímetros por 41 centímetros. Faça o acabamento pelas laterais e centralize a peça em seu avental.  Costure para finalizar e pronto!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei ! Parabéns pela brilhante ideia !

    Sonia Regina Pinheiro 2 de Abril de 2014 14:15 Responder
  • Eu adorei em saber que vc além de ser uma boa atriz,ñ esperava que fosse uma boa artesã ,muitas nem sabe costurar ou fazer qualquer tipo de trabalho manuais,a gente quando vê uma pessoa do mundo artístico nem imagina que ela possa ser tão prendada,fico feliz,pq como vc gosta de fazer artesanatos,demostra a todos nós que somos capazes de fazer qualquer coisa,gostaria que vc pudesse me concluir no sorteio dessa máquina pois eu ñ tenho uma máquina minha ela é emprestada .mais eu fico feliz pelo seu trabalho ,tanto na tv,como eu fiquei maravilhada em saber que vc é uma verdadeira artesã bjs ,e sucesso na sua vida ,seja ela nas áreas que vc atua.boa sorte e fique com deus.

    ROSE MARY MOREIRA GASPAR 17 de novembro de 2015 14:39 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *