Almofada Estampada Em Capitonê

As almofadas ajudam a deixar a decoração da casa muito mais interessante e confortável. Uma dica para quem gosta de almofadas diferentes é conhecer a técnica de capitonê que também é conhecida como ponto casinha de abelha. Trata-se de uma técnica de confecção em tecido ou outros tipos de materiais em que se faz a diagramação gráfica com base em quadrados retilíneos. Esses quadrados podem ser riscados ou então costurados para que criem as formas desejadas.

O resultado desse tipo de trabalho pode ficar bem interessante desde que você faça um bom planejamento para tal. Usar as formas geométricas para criar desenhos diferenciados é bastante interessante e pode ajudar a diferenciar o seu trabalho. Você pode usar a abusar da criatividade e ainda encontrar uma fonte de renda extra.

Estampas

Cada vez mais o brasileiro tem descoberto o gosto por estampas e se antes a decoração da casa prezava por tecidos lisos agora parece que o mundo está ficando mais colorido e cheio de formas. A dica para quem gosta desse efeito em suas peças é fazer as suas almofadas em capitonê usando tecidos estampados.

Na hora de escolher as estampas dos tecidos pense no local que você quer decorar para que o desenho tenha a ver com o ambiente. As estampas somente ficam over se não há esse planejamento então tire um tempinho para verificar onde vão ficar as suas almofadas e aproveite as estampas.

Tutorial de Como Fazer Almofada em Ponto Capitonê

Materiais Necessários

  • 1,40 m por 55 cm de tecido – pode ser Oxford ou cetim
  • Fita métrica
  • Lápis 6b de desenho
  • Tesoura
  • Enchimento de manta acrílica – em torno de 400 gramas
  • Agulha e linha de costura – deve ser da mesma cor do tecido
  • 2 botões grandes (nº 40)
  • Régua de 60cm
  • 30 cm de elástico comum e fino.
  • Agulha de sacaria

Material do Bordado

  • 1 circulo de 24 cm de tecido
  • 1 círculo de 12 cm de acetato
  • 1 círculo de entretela de 12 cm – deve ser colante de um lado só
  • Fita nº 3 para as rosas e folhas

Como Fazer

Passo 1 – A primeira coisa a fazer é puxar um fio no tecido, você deverá acertar a primeira linha do risco.

Passo 2 – Em seguida tire a medida de 13 cm e então risque de novo – 6 vezes – você ficará com cinco espaços no centro.

Passo 3 – Depois de ter riscado você deverá marcar então de 4 em 4 cm na vertical e horizontal criando um desenho quadriculado.

Passo 4 – Você deve fazer isso com números pares como 38 ou 40, quantos couberem no seu tecido.

Passo 5 – Deixe mais um espaço com uns 13 cm e então corte aparando para ter o cuidado de não deixar torto o tecido.

Passo 6 – Em seguida feche então as pontas do seu tecido sempre cuidando para que os quadradinhos fiquem encaixados.

Passo 7 – Agora você deverá fazer o ponto capitonê que também é chamado de escama.

Passo 8 – Agora será necessário passar alinhavo na beirada e fechar num dos lados.

Passo 9 – Será necessário então passar o alinhavo do outro lado e franzir um pouco.

Passo 10 – Coloque dentro o enchimento de manta, é importante ajeitar bem. Agora você deve fechar a patê franzida.

Passo 11 – O elástico deverá ser passado no botão e então usando a agulha de sacaria você deverá passar no meio da almofada para que saia do outro lado. O elástico deve ser passado no outro botão e você deve amarrar com firmeza de maneira a criar o efeito do centro da peça.

Passo 12 – A entretela deverá ser posicionada centralizada no círculo maior do tecido, cole.

Passo 13 – Então faça o bordado de rosas dobradas e também de folhas usando o ponto japonês.

Passo 14 – O acetato deve ser posicionado no centro, faça um alinhavo no tecido e para fechar use-o como se fosse um fuxico.

Passo 15 – Faça uma costura no centro da almofada de maneira a esconder os botões.

Como Fazer Almofadas em Capitonê – Vídeos

Para que você comece a fazer as suas almofadas em capitonê selecionamos alguns vídeos. O passo a passo não é difícil, mas você precisará ter um tempo para praticar, pois para se dar bem com trabalhos manuais é necessário paciência e persistência. O mais interessante é que depois de aprender a fazer as suas almofadas você pode começar a vende-las. Mas, para isso capriche no acabamento!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-B6Ud0jKgEA[/youtube]

Os vídeos ensinam algumas técnicas bem interessantes para quem está busca de criar peças diferenciadas com a técnica de capitonê. Confira essas dicas e não deixe de começar a produzir as suas peças. Depois disso é só se dedicar a venda das suas peças e descobrir que o artesanato pode funcionar como uma excelente fonte de renda extra.

Prática

Para conseguir bons resultados com as suas almofadas estampadas em capitonê é importante praticar. Quanto mais almofadas você fizer melhor ficarão as peças e assim mais lucro você poderá ter com essa atividade. O artesanato tem se tornado uma excelente fonte de renda porque as pessoas estão cada vez mais em busca de peças artesanais. O gosto pelo feito manualmente tem crescido bastante.

Almofadas para a Decoração

A decoração de uma casa ganha muito mais conforto com almofadas, mas muito mais do que isso é interessante destacar que essas peças podem deixar os seus ambientes mais alegres. Tudo depende de onde você dispõe as suas almofadas e como elas conversam com o restante da decoração. Aposte em cores fortes e estampas alegres para deixar os seus ambientes mais receptivos.

A sua sala pode se tornar muito mais confortável com a presença de almofadas dispostas pelo sofá ou em cima do tapete. Já no seu quarto ajuda a deixar a decoração mais divertida, encontre espaços em que as almofadas possam ser complementos. Para que elas não sobressaiam em relação ao restante da decoração é importante manter uma cartela de cores para as peças. Depois é só se divertir com as suas almofadas estampadas na decoração.

A técnica de bordado em capitonê é muito bonita, mas precisa de muitos cuidados para ser aplicada em superfícies onde possam acabar sendo desgastadas. O bordado em capitonê consiste em manipular o próprio tecido com agulha e linha, de maneira a formar relevos na superfície a ser bordada.

A impressão que se tem é de que é um verdadeiro bordado em três dimensões em que, se executado corretamente, se formam padrões belíssimos, e que podem ser usados em colchas, almofadas e até mesmo em cortinas.

A sua aplicação em almofadas deve ser cuidadosa, pois, na hora de planejar o bordado deve se levar em consideração a curvatura dela que ficará dentro da capa bordada: isso irá evitar que o trabalho fique esticado, e perca seu efeito de beleza que tanto encanta os que apreciam esta técnica.

As almofadas com o capitonê também devem ficar em lugares onde não peguem sol direto ou poeira, para evitar que elas fiquem amassadas, comprometendo o belo efeito visual de seu bordado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *