Reciclagem – Melhor com Você

Reciclagem

No mundo atual vemos cada vez mais a importância da reciclagem dos produtos. As sociedades têm evoluído cada vez mais tecnologicamente, mas muitas vezes a sustentabilidade e preservação do meio ambiente não avançam nos mesmos níveis.

Esse é um dos grandes problemas do mundo moderno, pois o planeta não tem a capacidade de se recuperar da devastação ambiental com a mesma velocidade em que nós consumimos os recursos. Há pesquisas que indicam que o ponto de esgotamento, o ponto crítico para o planeta Terra é em cerca de 12 anos a partir de agora. 12 anos passam-se muito rápido, o que faremos depois dessa data? Porque esperar até lá? Devemos começar agora, deveríamos ter começado ontem.

A reciclagem é um dos pilares do consumo sustentável, mas para ela funcionar é necessário que você procure sempre por produtos que tenham embalagens recicláveis, a partir de agora não dá mais tempo de comprar sem consciência. Quando for ao supermercado atente-se para o material de confecção das embalagens, qual é a empresa que o produz, esse tipo de coisa. As empresas que até agora não se importam com o meio em que todos nós vivemos, não merece mais o nosso dinheiro.

Prefira sempre produtos de companhias que tenham valores parecidos com o seu, valorize aquele empresário que nada contra a corrente e tenta se destacar menos gerando produtos com menor impacto ambiental, valorize os produtores locais que muitas vezes usam menos embalagem e como estão próximos à você, irão menos resíduo total, menos emissões totais ao meio, pois não precisam ser transportados queimando combustíveis fósseis por longas distâncias.

Reduzir

Além de reciclar, se as novas gerações querem viver neste planeta, outro pilar fundamental é reduzir o consumo, evitar o desperdício, diminuir o consumismo. Não é só uma ação ou duas, para melhorarmos as condições do local onde vivemos devemos ter diariamente um conjunto de ações, as quais irão impactar positivamente. Por isso não há uma sustentação para a sustentabilidade, mas várias.

Uma das industrias que mais consome água e terras atualmente é a indústria pecuária, indústria do gado.

Indústria Do Gado

Indústria Do Gado

Entendo que como eu muitas pessoas não conseguem abandonar o hábito de comer carne, pelo menos não ainda. É um processo gradativo como tem que ser, acredito que tirar algo da nossa vida de maneira drástica não trará o resultado desejado, pois a vontade de comer será ainda maior. Mas o que podemos fazer é diminuir o consumo, pegar um dia semana e fazer desse dia, o dia sem carne, apenas um, parece pouco, mas quando milhares e milhões de pessoas fazem o resultado é bem significativo. Aos poucos se você desejar, você tira a carne, ou não.

Se você não tem a intenção de adotar uma dieta vegetariana, você pode apenas contribuir com o planeta com pelo menos 1 dia sem. Se você se interessar se conscientize sobre os efeitos da indústria da carne, há excelentes documentários em plataformas como a Netflix, alguns títulos como “What the health”, “Cowspiracy: O segredo da sustentabilidade”, “Troque a faca pelo garfo” e o brasileiro “A Carne é fraca”, todos esses títulos falam sobre questões de saúde, questões éticas e sobre os gastos para produzir a carne que comemos.

Reutilizar

Reutilizar

Reutilizar

Um outro pilar da sustentabilidade é a reutilização de produtos, algumas empresas já dispõem de sistemas de refil de embalagens que gasta menos para produção e consequentemente possui menor impacto ambiental. Além disso há diversas coisas que poderíamos reutilizar na nossa própria casa.

O lixo por exemplo, jogamos tudo fora, mas não pensamos o quanto aquele lixo orgânico pode produzir adubo, muitas pessoas gastam para comprar fertilizantes ou esterco para suas hortas, seu lixo orgânico é melhor que tudo isso para gerar nutrientes à sua plantas, verduras e vegetais.

Indústria da Reciclagem

O mercado da reciclagem é altamente desvalorizado na atualidade e na minha visão de alguém que trabalha na área ambiental, penso que um dia essa ainda vai ser uma das indústrias que vai circular mais dinheiro nesse nosso planeta. Devido ao seu significo para a manutenção da vida na Terra.

Quando um catador de lixo, chega na calçada da sua casa e tira os itens de valor reciclável da sua sacola de resíduos, ele está fazendo mais do que um trabalho de sustento, ele está fazendo um trabalho ambiental, social e fazendo mais do que muitas pessoas pela nossa humanidade. Essas pessoas são verdadeiros heróis não reconhecidos pela sociedade e espero que um dia eles tenham o lugar de destaque que merecem. Como já dizia o ditado, quem ri por último ri melhor, espero que seja verdade e que chegue a hora dos humilhados serem exaltados, brincadeiras à parte, o assunto é bem sério.

Cada lata a menos, cada garrafa a menos significa um nível um pouco menor de gases de efeito estufa sendo emitidos, um pouco menos de poluição no solo e nos lençóis freáticos, porque sim muitos lixos que saem da sua casa ainda vão para lixões, em pleno ano de 2019 eles ainda existem.

O chorume, liquido que surge com a decomposição do resíduo se não estiver em local isolado, infiltra no solo e na água que vai para os rios e que depois vamos beber. Tenho uma notícia para você, as estações de tratamento de esgoto não são capazes de retirar todos os poluentes da água, não há nem regulamentação para todos os poluentes existentes. Portanto, muita coisa passa e vem diretamente para as nossas casas.

Todos esses agrotóxicos e medicamentos usados, tantos são criados anualmente que as agencias regulamentadoras não conseguem nem acompanhar, portanto nem sabemos o que estamos consumindo mais, nem na água, nem no alimento. Quando uma professora me mostrou pesquisas sobre isso no período da faculdade, a minha reação foi achar que não temos mais saída, não tem mais para onde fugir até o fundo dos nossos oceanos estão lotados de lixo, de plástico, de escovas de dente (você sabe onde estão todas as escovas de dente que já usou ao longo da vida? Na natureza, elas demoram cerca de 400 anos ou mais para se decompor, o que quer dizer que um dia os seus netos andando em uma praia podem encontrar a sua escova de criança).

Mas eu tive um pensamento que me fez continuar a tentar tomar pequenas atitudes diariamente, pois por um momento eu pensei que não poderia piorar, que estava tudo comprometido e de fato está, mas sim pode piorar, pode piorar muito, toda vez que penso que não há mais nada que podemos fazer, eu penso que ainda podemos ver o azul do céu e a cor dos oceanos, então ainda dá tempo, ainda não chegamos no ponto irreversível. Dá tempo para todos nós.

Atitudes Diárias

Mesmo que você não seja do Ibama ou do Greenpeace, também não seja nenhum cientista e nem mesmo tenha dinheiro para comprar produtos mais ecologicamente corretos, não pense que não há nada que você possa fazer, cada detalhe é um minuto a mais de vida. Aqui vão algumas dicas para adotar na sua rotina diária.

  • Sempre que não houver ninguém no ambiente, apague as luzes, a geração de eletricidade, até mesmo eletricidade com fontes limpas ainda gera uma quantidade de resíduo ao meio, menor, mas gera.

    Apagando as Luzes

    Apagando as Luzes

  • Não desperdice água, passe sabão na sua louça primeiro e só depois enxague tudo junto.
  • Se possível prefira os sabões para lavar louças do que os detergentes, pois os detergentes possuem elementos como o fósforo que contaminam em grandes níveis os nossos rios.
  • Não demore mais que o necessário no banho.
  • Desligue a torneira enquanto escova os dentes e abra somente quando for enxaguar, não tem necessidade de ficar ligada sozinha.
  • Procure produtos que possuem embalagens recicláveis, pense também nos catadores.
  • Procure produtos no supermercado que sejam de empresas ambientalmente corretas, algumas até tem algum tipo de selo.
  • Prefira frutas e verduras de produtores da região, incentive o comércio local.
  • Pelo menos um dia da semana, tire a carne do seu cardápio.
  • Prefira comprar refrigerantes e sucos em embalagens retornáveis.
  • Não jogue lixo nas ruas.
  • Evite o desperdício de alimentos.

  • Evite comprar coisas das quais você não precisa, neste caso o seu bolso também agradece.
  • Não corte árvores, ela tem uma função vital na vida do planeta, já reparou que uma rua com árvores é bem mais fresca que uma rua sem árvores?
  • Não coloque fogo, pois ao contrário do que muitos pensam, as queimadas causam esgotamento do solo, mesmo que em um primeiro momento elas liberam nutrientes, logo depois ressecam e esgotam nosso solo.
  • Se na sua cidade não tem coleta seletiva, procure por alguma cooperativa de catadores ou observe nas ruas que dias eles passam e coloque o lixo reciclável antes para que eles possam pegar.
  • Não jogue óleos na sua rede de esgoto, há muitos pontos de coleta em muitas cidades brasileiras, o óleo nas redes é uma das maiores causas de poluição e encarecimento do tratamento da água.
  • Não lave as calçadas gente, tudo bem que o Brasil é um país rico em água, mas não precisa desperdiçar assim. Reaproveite a água da chuva.
  • Ensine as crianças e as novas gerações sobre noções de cidadania, reciclagem, sustentabilidade e a importância de cuidarmos do planeta, afinal elas são as próximas gerações.

Como uma dica final de filme sobre as condições reais, imagens e pesquisas sobre o que já está acontecendo no nosso planeta, assistam “Oceanos de plástico”, neste filme fica muito claro a importância da sustentabilidade e da reciclagem, ele está disponível no Netflix.

Além de tudo isso, há diversos itens muito interessantes e bonitos que podem ser feitos com materiais reciclados e que ficam com um custo extremamente baixo, você ainda pode aproveitar para ganhar um dinheirinho extra. Algumas ideias são:

  • Luminárias;
  • Vasos;
  • Vassouras;
  • Sofás;
  • Puffs;
  • Porta coisas;
  • Itens de decoração;

E muitos outros, solte a sua imaginação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *