Porta-Treco Feito com Caixinha de Leite

Usar o artesanato em união com a reciclagem é a forma mais interessante e eficiente de se conseguir peças novas para a decoração da casa e sem gastar muito com isso. Além disso, é possível se usar de toda a criatividade e materiais simples para se obter sucesso.

Que tal reciclar as caixas de leite que você usa e transformá-las em um charmoso porta-lápis? A dica vem do site A Family e dá para você incrementar do jeito que quiser, colocando canetas gel, giz de cera, acessórios de escritório, e se preferir por dar até outra funcionalidade.

Neste artigo de hoje vamos dar uma dica especial e simples de ser executada, usando-se no caso, caixas de leite vazias, fitas, tinta e muito mais e, como num passe de mágica, transformá-los num eficiente e bonito porta-treco, que serve para guardar desde itens maiores como canetas e lápis como borracha, clips, bijuterias, e tudo o mais.

Esse objeto ainda serve para organizar canetas, pincéis, giz de cera e você nem precisa comprar tecido novo, pode usar aqueles retalhos que toda costureira ou aspirante a artesã tem no fundo da gaveta. Logo abaixo você poderá observar como é simples de fazer o porta-treco, e mãos à obra!

Aprenda a Fazer um Porta-treco com Caixa de Leite

Materiais usados no artesanato:

  • Algumas caixas de leite tetra-pak, que também podem se de leite condensado, creme de leite, de sucos, e ainda outros.
  • Retalhos de tecido em algodão com estampas diversas
  • Fitas de cetim coloridas, largas e finas
  • Botões decorativos que podem ser num motivo que combine com o restante da decoração do artesanato
  • Pincel chato
  • Cola Branca
  • Tinta PVA na cor branca, própria para ser usado em artesanato
  • Lixa de unha
  • Tesoura boa
  • Cola quente
  • Cola Pano

Lembrando que todos os materiais solicitados logo acima podem ser encontrados em lojas que revendem itens para artesanato e com um pouco de cada você pode montar diversos portas-trecos. Os mesmos podem servir como decoração de sua casa e ainda para presentear amigos e parentes em datas especiais.

Passo a passo:

Antes de dar início ao seu lindo porta-treco que também serve para ser usado como porta-maquiagem, você deve observar se todos os itens que irá usar estão próximos a você, isso facilita bastante a logística do trabalho e você ganha bastante tempo na execução do mesmo.

1) Para começar você deve retirar a parte de cima das caixinhas tetra-pak que tem a mão. Depois deve lavar as caixas todas, bem lavadas e depois deixar secar naturalmente e, somente depois dar início ao trabalho.

2) Usando uma tesoura boa, ou seja, com um bom fio, corte todas as caixinhas que for usar na diagonal, de maneira que a incisão seja feita acima um pouco do meio;

3)Agora, usando o pincel chato, passe na parte de fora delas uma demão generosa de tinta branca; não economize nessa tarefa, é isso que deixará o serviço mais legal.
4) Enquanto a tinta seca, pegue as caixinha, meça a lateral de cada uma e veja quanto de tecido que deverá usar para encapá-las individualmente. Assim que encontrar a medida certa, recorte o tecido suficiente com a tesoura e reserve;

5) Com a ajuda do mesmo pincel usado no procedimento anterior, mas limpo, sem resíduos de tinta, passa a cola branca em toda a extensão externa das caixinhas. Para facilitar o serviço, pegue a pegue a cola branca e coloque um pouco num recipiente raso que pode ser um pires, uma latinha ou algo parecido.

6) Assim que tiver passado a cola branca, com bastante cuidado e atenção, vá colando o tecido nas laterais das caixas e feche no outro lado que será colado com outra caixa também coberta de tecido, montando já de antemão o porta-treco.Lembrando que esse porta-treco deste modelo tem somente dois compartimentos e um único tipo, mas, nada impede que você monte um objeto diferente, com várias alturas e vários compartimentos, servindo assim para uma infinidade de guardados.

7) No fundo do tecido que ficou sobrando você deve fazer alguns cortes, de maneira que sejam formadas algumas abas. Una um tecido em cima do outro de acordo com o que poderá observado no link abaixo; as abas devem ser dobradas como se fossemos fechar um papel de presente, bem simples e rápido.

8) Se a dobra do tecido não ficar perfeita e acabar sobrando uma pontinha aqui e outra lá, especialmente na boca da caixa, o melhor é não remover com a tesoura, sob pena de cortar demais e sim passar uma lixa de unha, apenas para aparar o excesso.

9)O mesmo procedimento deve ser feito para se forrar todas as caixas que for usar, sem diferença alguma, sendo que a variação possível de ser feita é o tipo ou estampa de tecido a ser usado;

10)Usando cola quente você deve unir uma caixinha a outra através dos lados mais altos, como você verá no link, formando uma espécie de pirâmide.

11) Depois de finalizada essa etapa, da colagem e forração é necessário que se passe para a da decoração, que é também bastante importante. Nessa parte você irá usar todos os itens decorativos que foram solicitados nos materiais, como fitas de cetim, botões e ainda que mais quiser como renda, passa fita e mais. Para fazer o processo de decoração, use a cola de tecido para prender a fita de cetim na parte de cima em toda a borda, além disso, ainda pode ser usado um lacinho para enfeitar melhor. Bem no centro do laço pode-se colar um botão decorativo.

Para se ter uma noção melhor do trabalho em si, é melhor olhar o link abaixo e ver todos os detalhes, e assim se conseguir fazer um porta-treco mais bem feito. Além desse tipo de porta-treco, através da internet você pode encontrar outros modelos legais que servirão para guardar objetos maiores inclusive celular e chave, que estão sempre jogados pela casa e, assim, podem ser encontrados num só lugar.

Para acessar o passo a passo com fotografia, clique no link abaixo:

http://www.sonholilas.com.br/2013/11/05/porta-treco-feito-com-caixinha-de-leite/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • todos lindo

    cleo costa 7 de Abril de 2015 18:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *