Porta Copo de CD

Tudo no mundo evolui e já faz algum tempo que não usamos com tanta frequência os CDs de computador ou os de música. A verdade é que com as facilidades da internet e de guardar os arquivos na nuvem muitas pessoas tem deixado os CDs de lado. Mas, aí aparece aquela questão simples e básica do que fazer com os CDs acumulados?

Para não ter que simplesmente jogar fora os nossos queridos – mas, sem muita utilidade – CDs vamos ensinar a como fazer porta copo de CD. Um tipo de trabalho artesanal bem simples e que pode ser feito em pouco tempo. Então vamos separar os nossos CDs e colocar mãos a obra no trabalho?

Tutorial de Como Fazer Porta Copo de CD

Materiais Necessários

  • CDs ou DVDs
  • Retalhos de tecido – a dica é escolher o mais colorido que puder
  • Pistola de cola quente
  • Lixa de papel
  • Tesoura
  • Mod Podge – Pode ser substituída pela cola de decoupage da Mercur
  • Lata de spray branco

Como Fazer

Passo 1 – Para começar iremos preparar os CDs, observe que se as peças tiverem adesivos, escritos ou qualquer tipo de desenho será necessário lixar até que essas marcas desapareçam totalmente.

Passo 2 – Em seguida vem o passo de aplicar as duas demãos do spray branco nessa parte do CD.

Passo 3 – Deixe os CDs secando e nesse meio tempo pegue um outro CD para usar de referência para traçar os círculos nos tecidos. Em seguida você deverá cortar os CDs com um tamanho ligeiramente menor do que aquele que foi marcado no tecido. Ao fazer isso você estará criando um efeito de borda na peça.

Passo 3 – Em seguida será necessário ainda cortar os feltros usando a mesma marca do CD.

Passo 4 – Assim que a tinta estiver seca você deverá esquentar a cola para poder fixar os círculos de feltro na parte que tem brilho dos CDs.

Passo 5 – Passe uma camada de Mod Podge ou produto semelhante na parte que foi pintada dos CDs. Os círculos de tecido deverão então ser fixados, faça uma pressão de leve para garantir que todos os vincos e bolhas sejam retirados dos seus CDs.

Passo 6 – Espere que seque durante umas 2h e então passe a segunda demão.

Depois de ter feito isso você terá um lindo conjunto de porta-copos que vai deixar a sua mesa muito mais divertida e cheia de estilo. Pode ser um presente bem interessante para dar para os seus amigos.

Criatividade

Com esse tutorial acima é possível criar uma grande variedade de tipos de porta copos, para conseguir efeitos diferentes com a mesma técnica é interessante usar tecidos com estampas diversas. O mais legal é que você pode criar conjuntos com as mesmas estampas. Além de um lindo presente pode se tornar também um excelente produto para comercializar.

Outras Dicas de Artesanato com CDs

Como já dissemos os CDs estão cada vez mais segundo deixados de lado e com isso passamos a ter uma grande variedade de itens sem uso se acumulando. Pensando nisso vamos te dar algumas dicas de como usar os seus CDs para fazer artesanatos diferenciados e peças cheias de estilo.

Decoração Para a Parede

Uma dica de uso dos CDs é usá-los para dar um toque diferenciado para a sua parede. Se você tem uma parede que está sempre graça pode deixa-la mais divertida dispondo os CDs sobre ela. Para isso basta encontrar uma forma de fixar os CDs a parede, para que seja possível soltá-los com facilidade pode ser interessante colar com fita dupla face.

Cortina de CDs

Para quem deseja dividir os cômodos com mais eficiência a dica é fazer uma cortina de CDs. Uma forma de fazer a sua cortina é furar uma extremidade do CD para passar os fios de náilon e assim ligar um CD ao outro. Para te ajudar a fazer esse item de decoração selecionamos o seguinte vídeo:

Porta-Brincos com CD

Os seus CDs também podem ser usados para fazer porta-brincos, para isso basta que você faça furos em todo o diâmetro da peça. Pense que os brincos serão encaixados em cada um dos furos feitos na peça. Aproveite ainda o porta CD – que também não deve mais estar sendo usado para nada – para criar uma base para que esse CD fique elevado. Assim você poderá ver os seus brincos.

Porta-Lanche

E já que falamos sobre o porta CD que já não tem serventia, não podemos deixar de sugerir que você transforme essa peça num belo porta-lanche. Pode ser a solução para quem quer levar um sanduíche para algum lugar e não tem como carregar.

Porta-Papel Higiênico

Quem desejar dar mais graça para esse item pode criar um porta papel-higiênico. Para isso nossa sugestão é usar dois CDs. Um deles pode ficar embaixo do papel para criar a base enquanto que o outro fica em cima. Para unir os dois CDs você pode fazer uma ‘capa’ de crochê para o papel higiênico. Confira a seguir um vídeo que explica o passo a passo:

Esculturas com Escamas

Quando você encaixa um CD por baixo do outro cria um bonito efeito de escamas brilhantes. A dica é fazer uma linda escultura com os CDs como se fossem escamas, você pode fazer uma sereia com a cauda feita de CDs ou mesmo um belo peixe. Com a peça pronta você poderá pregar a mesma na parede. Além de divertido é um jeito de colocar a sua criatividade para trabalhar.

Árvore de Natal com CDs

Ideal para quem deseja um natal mais moderninho, que tal colar os CDs sobre uma base formando uma árvore? Para deixar o visual ainda mais legal você pode colocar pisca-pisca em cima. O resultado além de ser visualmente bem bonito também é diferente, só você terá uma árvore como essa. Nada como contar com muitos CDs para te ajudar a fazer uma bela decoração, então nada de jogá-los fora só porque você não está mais usando, ok?

Com a chegada dos pen drives e também dos HD’s externos a preços bastante acessíveis, os cds estão deixando de ser utilizados. Para quem possui cds e deseja transformá-los em algo útil, uma opção é utilizá-los para fazer porta copo.

Os porta copos de cds podem ser feitos utilizando diferentes materiais e decorados de formas bem variadas. Os temas empregados são bem diversos também. Confira aqui algumas opções de porta copos de cd.


Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *