Passo a Passo Caixa de Papelão

Fazer uma caixa pode ser bem mais fácil do que você possa imaginar. E caixas podem servir para muita coisa, desde embalagem para presente a um lugar perfeito para guardar objetos. Basta pensar no tamanho favorito e trabalhar com os mais diversos materiais para realizar a caixa. Porém, se a necessidade é ter uma caixa mais forte, o ideal é usar papelão.

Sabe aquele papelão que veio enrolando algum objeto que você comprou? Não jogue fora se estiver pensando em fazer uma caixa bem bacana.

Dicas Para Fazer Caixa De Papelão

Os trabalhos manuais são bem bacanas porque podemos misturar as técnicas. Vamos ver a seguir o passo a passo de caixa de papelão com papel machê. Um modo bem bacana de fazer uma caixa criativa e moderninha. Veja o que será necessário para fazer a caixa de papelão!

Materiais:

  • Pedaços de papelão, de preferência liso

  • Materiais, como cubo plástico e outros que não tem textura porosa

  • Jornal

  • Folhas de papelão

  • Uma vasilha bem grande com água

  • Farinha (pode ser opcional)

  • Tinta e o que mais você quiser para decorar a caixa

Aprenda o passo a passo da caixa de papelão:

1- Você vai precisar de um molde para fazer essa caixa. Busque na internet um que tenha forma de cubo.

2- Com esse molde na mão, prepare o papel machê e o coloque em toda a volta do cubo que foi feito. Para fazer essa estrutura de um cubo, use o plástico ou outro material que não seja aderente ao papel machê. Plástico é o ideal ou qualquer outro desde que não seja poroso.

3- Agora é hora de preparar o papel machê. Pegue pedaços de papelão e jornal ou qualquer outro tipo de papel e faça várias tiras pequenas. Na vasilha com água, mergulhe-as. É necessário que essa mistura de água e papéis se transforme em uma pasta. Se quiser, para ajudar a conseguir a consistência correta, adicione um pouco de farinha e ou um pouco de cola comum. Porém, só quando achar necessário e não em grande quantidade.

4- Use essa mistura, como falamos no item dois, colocando sobre a estrutura cúbica criada em plástico ou outro material escolhido.

5- É necessário que o papel machê seque por completo e é um processo que poderá levar alguns dias. Portanto, faça isso com antecedência para trabalhar depois com a sua caixa de papelão e papel machê.

6- Passado os dias é hora de tirar a caixa que secou do molde e ela está prontinha para ser decorada ou pintada.

Improvisando Com Uma Caixa De Papelão Para Presente

Você pode evitar de mandar algumas coisas para o lixo e isso significar economia, pois não terá que comprar outras. Não entendeu? Vamos explicar melhor como funciona, no caso, vamos ter uma caixa de papelão de presente, reciclando material.

Sabe aquela lembrancinha que você vai dar para uma amiga, mas não tem nenhuma embalagem em casa? Pois bem, que tal transformar uma caixa de papelão de leite em uma linda embalagem de presente?

Anote os materiais que serão necessários para fazer a caixa de papelão:

  • Papel de presente ou se preferir, pode escolher tecidos estampados usados ou lisos, escolha a decoração da sua preferência. Lembrando que essa “cobertura” é que dará vida a caixa de papelão.

  • 2 fitas de cetim, uma deve ser mais fina e a outra mais grossa, as cores devem ser escolhidas de acordo com o que foi escolhido para encapar a caixa.

  • A caixa de leite ou também pode ser uma caixa de suco, depende somente do tamanho do presente.

  • Fita dupla face e etiqueta

  • Tesoura e furador

O passo a passo para fazer uma caixa de papelão:

1- O primeiro passo é deixar bem lavada a caixa escolhida por você. Depois disso é hora de cortar a tampa.

2- Agora que você tirou a tampa é hora de encapar, usando o papel decorado ou o tecido, lembre-se que o que for usado deverá ter um centímetro a mais para a dobragem e colagem.

3- Agora corte um pedaço de papel 6×6 e na parte inferior cole o papel para fazer o acabamento.

4- As sobras do papel devem ser colocadas para a parte de cima e colocadas para dentro da caixa.

5- Para formar um vico, junte as laterais de um lado com a de outro.

6- No centro depois de apertar a borda, faça um furo. É importante que esse furo pegue os dois lados da caixa.

7- Em uma das outras bordas, faça um segundo furo, porém, esse segundo furo deve ser feito somente um lado e no canto.

8- Pegue a fita mais grossa e passe nos furos centrais e em seguida, dê um laço. Depois use a fita mais fina para amarrar a etiqueta, passando pelo segundo furo que foi feito.

Dicas Para Fazer Caixa De Papelão

Algumas dicas podem ajudar a facilitar na hora do trabalho artesanal. Veja as dicas!

  • É necessário que você use materiais de boa qualidade para o acabamento do trabalho.

  • Na hora de colar o que for usado para a encapar a caixa, não use cola em excesso, coloque somente o necessário. A cola em excesso pode deixar bolinhas.

  • Para trabalhar com papelão é necessário ter tesoura bem afiada ou estilete. É importante que o corte seja feito perfeitamente para evitar que as dobras não saiam como devem.

  • O ideal é criar um molde para depois fazer o corte do papelão. É um modo de evitar o desperdício do material.

  • Um bom trabalho depende de dobras perfeitas.

  • Se usar materiais como tinta ou até mesmo cola, dependendo do que foi usado na decoração, é importante que você deixe o trabalho secar bem, antes de continuá-lo. Trabalhar com alguma coisa que não está bem seca vai prejudicar o resultado final, podendo danificar o que já havia sido iniciado.

Essas são só algumas dicas do que pode ser feito para deixar a sua caixa de papelão ainda mais bonita. Além do passo a passo para fazê-la, vale investir em uma decoração bem diferente e com personalidade.

Se você se encanta com as sofisticadas caixas de presente vendidas nas lojas, mas que se espanta com o alto preço cobrado por elas, que tal você mesmo fazer lindas embalagens de presente em casa?

Além de economizar um bom dinheiro, irá impressionar o presenteado, devido à beleza e originalidade de suas caixas. E o melhor é que quase você não terá despesas em fazer a sua caixa de presente, pois você irá usar aquelas conhecidas caixas de papelão, utilizadas para o transporte de produtos aos supermercados, estabelecimentos que cedem gratuitamente o material para os seus clientes durante as compras.

No site da fabricante de pincéis para artesanato Condor, é possível ver como fazer uma linda caixa de presente, tendo como principal matéria-prima uma caixa de papelão. Com tinta guache, PVA ou acrílica, pincéis, pinta-bolinhas e pincéis, é possível obter uma estampa bem original para a sua caixa de presente. Complemente com uma fita ou cordinhas para decorá-la.

O passo a passo completo da caixa de papelão decorada pode ser acessado no link: www.condor.ind.br/blogpintura/index.php/papoficinas/passo-a-passo-caixa-de-papelao-decorada/


Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *