Como Reaproveitar Latas Vazias

Estamos passando por um momento bastante difícil para o planeta, pois a produção de lixo está se tornando muito grande para um espaço disponível para depositá-lo muito pequeno. Dessa forma sempre que podemos dar um destino de reciclagem para um possível “lixo” é importante que consideremos.

Observando em nosso dia a dia o número de latas vazias que acumulados é bastante grande. Seja as latas do leite do bebê, do achocolatado e de outros tipos de alimentos que não deixam resíduos é interessante pensar na ideia de utilizar essas embalagens.

Latas Vazias

Latas Vazias

Para incentivar que mais pessoas trabalhem em prol da reciclagem elaboramos uma lista de ideias de como reaproveitar latas vazias. Confira nossas ideias e comece a pensar que você também pode fazer a diferença no planeta então separe as suas latas vazias e mãos a obra.

Que Tipo de Lata Posso Usar?

A resposta é qualquer tipo de lata, o mais importante a se considerar é o que estava dentro da mesma. As latas de leite em pó, por exemplo, além de terem um tamanho interessante para várias das sugestões que listamos abaixo também são mais fáceis de limpar.

Quando o produto que estava na lata deixa resíduos difíceis de eliminar pode ser complicado transforma a mesma num porta-lápis, por exemplo. Então antes de partir para qualquer uma das ideias de reaproveitamento de latas vazias é necessário fazer uma boa limpeza do recipiente.

Imagem de Amostra do You Tube

Se perceber que por mais que tente a lata não fica totalmente limpa pode ser a hora de procurar outro tipo de embalagem. Nada pior que os seus objetos sujos pelos resíduos da lata, não é mesmo?

As Ideias na Prática

Porta-Lápis

Uma das ideias de reaproveitamento de latas mais usadas, mas que pode ganhar um visual bem diferenciado. Você pode ir além do que passar uma demão de tinta da latinha e colocar os seus lápis dentro.

A dica é decorar a sua lata, ou seja, vá além de simplesmente pintá-la. As formas de fazer essa decoração podem ser bem variadas. Quem não gosta muito da ideia de pintar, por exemplo, pode colar um tecido ou papel contact com desenhos e texturas para dar um visual mais cool ao porta-lápis.

A dica é usar uma cola de boa resistência e aderência no caso dos tecidos aplicados a lata. A cola quente pode ser a melhor alternativa, no caso do contact o papel já tem a sua cola própria.

Se você não tem nenhum tipo de problemas com tintas pode apostar na decoração desenhada. Faça uma cor de base para o fundo da lata e depois insira bolinhas, listras ou o que desejar. O mais importante é que a sua lata ganhe um visual mais moderno e interessante.

Por dentro da lata pode ser interessante passar uma tinta de base ou mesmo colar um tecido. Tudo para o que odor do que estava na lata não contamine os seus objetos. Para finalizar você pode colocar os seus objetos pessoais e deixar o seu porta-lápis num ponto de destaque da casa.

Abajur de Lata Vazia

Essa ideia é um pouco mais complexa para executar em casa, mas também pode ajudar a reaproveitar as suas latas vazias de forma interessante. Basicamente você precisará de uma lata vazia, um suporte para o abajur e uma lâmpada.

O efeito está todo em “vazar” a sua lata, ou seja, crie desenhos e depois corte com um estilete ou outra ferramenta afiada. O que importa é que a lata fique com buracos por onde a luz possa passar e iluminar os ambientes. Coloque a lâmpada no suporte para abajur e depois coloque a sua lata por cima.

Quando você acender o seu abajur um lindo efeito será criado pelos desenhos feitos na lata. Para que o seu abajur fique ainda mais legal a dica é apostar numa boa pintura, então escolha a cor desejada e com um pincel comece a aplicação. No final o seu trabalho fica divertido e dá um ar mais cool para a sua casa.

Cofrinho de Lata

Imagine quanto você pode juntar se o ano todo for colocando moedas numa cofrinho. A resposta é muito dinheiro, o troco da padaria de todos os dias pode ajudar a financiar um passeio na sua próxima viagem.

Cofrinho

Cofrinho

Para quem não quer comprar um cofre a dica de reaproveitar latas vazias vem bem a calhar. Basta que você tenha uma lata vazia e bem limpa, na tampa da lata será necessário fazer o buraco para a entrada do dinheiro. Considere antes de fazer o buraco de entrada se você pretende guardar apenas moedas ou também notas.

Isso ajudará a determinar o tamanho e largura do buraco a ser feito na tampa da lata. Depois disso prenda a tampa da lata na mesma, se você faz o tipo que não consegue guardar dinheiro por muito tempo a dica é prender a tampa de forma difícil a abrir. Usar uma boa cola pode ser interessante.

No caso de você ter a certeza de que não ficará abrindo o cofrinho pode apenas tampar o mesmo. Essa ideia pode ser bem legal para ensinar as crianças a economizar, ajude o seu filho a fazer o seu cofrinho e depois ensine a ele que cada moedinha pode se transformar em algo legal no futuro.

Para que as crianças se interessem ainda mais pela ideia é interessante enfeitar a lata. Use tintas ou adesivos para personalizar os cofrinhos, para incentivar os pequenos você pode colar figuras de brinquedos que podem comprados com essas moedas.

Vasos de Plantas

Quem gosta de ter plantas em casa sabe que é fundamental ter um vasinho para todas as mudas. Para não precisar comprar inúmeros vasos a dica é apostar no reaproveitamento de latas vazias. Pinte as latas ou crie qualquer outro tipo de decoração que transforme o visual da mesma.

Em seguida faça alguns furinhos pequenos embaixo, para que a água das regas possa escorrer. Para finalizar basta colocar as suas plantinhas com o substrato certo e esperar que elas cresçam lindas e felizes nas suas latinhas reaproveitadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>