Arte em Lata

O artesanato se caracteriza por estar sempre criando e recriando novas técnicas e novos utensílios, utilizando como matéria prima tanto produtos e elementos que precisam ser adquiridos no comércio local ou também utilizando materiais que não servem mais para outros fins, ou seja, reciclando coisas velhas e transformando em peças bonitas e que podem ser úteis ou apenas decorativas.

Nesse artigo nós vamos dar uma receita de potes de temperos ou potes para colocar botões que podem ser feitos com latas velhas e tinta, e ficam lindas.

O Artesanato

O artesanato é uma forma de arte, produzida manualmente por pessoas simples e com diversos materiais diferentes. O artesanato tem inúmeros benefícios que podem ser catalogados como benefícios emocionais e para a saúde dos artesãos, benefícios para a economia local, pois eles geram renda e também são o sustento de muitas famílias, benefícios inclusive ambientais, pois muitas formas de artesanato são realizadas a partir de materiais reciclados.

Arte

O artesanato em latas é um desses exemplos, traz inúmeros benefícios, pois desafia a criatividade dos artesãos, gera renda e também recicla materiais que seriam descartados.

Material Utilizado

Uma lata com tampa, do tamanho desejado (também podem ser várias latas que podem formar um conjunto) a lata que usamos como modelo é uma lata de ervilha, dessas com frisinhos e que tem tampa de metal também; uma tampa de garrafa(daquelas de garrafa de cerveja); Metal primer Corfix, cor areia, Tinta Decorfix fosca nas cores verde-água e laca-rosa, cera incolor em pasta, vítreo resina líquida, pincéis, 1 cola universal, palha de aço, lixas para metal e madeira (gramatura média), pedaços de canela ou pequenos botões, pano para limpeza e alguns fios de palha ou uma fita.

Como Fazer

Lave muito bem a lata e a sua tampinha e passe a lixa para metal e depois a palha de aço. Limpe bem com o pano seco. Passe duas ou três demãos do metal primer com intervalo de cerca de 1 hora entre cada demão.

Depois de seco passe uma mão de tinta laca na cor rosa, espere secar e passe a lixa de madeira, deixando a lata com aspecto envelhecido. Passe uma mão da cera incolor em pasta com a ajuda do pano seco, para proteger a tinta.

Passo a Passo

Depois passe uma mão da tinta verde e quando estiver seca proceda da mesma forma que com a tinta rosa, lixe, limpe e passe a cera. Faça todos os procedimentos com a tampa da lata e a tampinha de garrafa que vai servir de puxador para a tampa.

Acabamento

Cole a tampinha no centro da tampa, e em volta cole alguns botões ou alguns pedaços de canela, conforme o uso que a lata vai ter no entorno da lata peque os fios de palha ou a fita e faça um laço, colando no centro alguns botões ou então os pedaços de canela.

Decoração

A sua latinha vai ficar show, e você pode usar a mesma técnica com outros fins e outras cores, enfeitando a sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lata

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adoro artesanato, me sinto bem quando faço e vejo ele pronto, e digo eu fiz. Gostei muito das ideias e da variedade opções. Um abraço.

    JANAINA ARAUJO 13 de Janeiro de 2012 12:53 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *