Como Fazer Vasos com Jornal

Decorar a casa com um vaso de flores é uma ótima forma pra se treinar a técnica de mobiliário feito com canudinhos de jornal. O vaso tem um formato simples, ou seja, você irá treinar essa técnica para conseguir fazer todos os canudinhos iguais, um trançado uniforme e, por fim, poderá treinar as diversas técnicas de acabamento possíveis de se dar a um vaso feito de jornal. Confira abaixo modelos de vasos feitos pela técnica artesanal de canudinhos de jornal.

Você vai Precisar dos Seguintes Materiais para o Primeiro Modelo de Vaso

• Maços de jornal que seriam descartados

• Verniz marítimo brilhoso

• Tinta látex branca brilhosa ou fosca

• Cola branca do tipo Cascorez

• Um pincel médio e chato

• Detergente líquido neutro e sem coloração

• Uma tesoura

• Um pedaço de papelão

• Uma faca

• Uma régua

• Um secador de cabelos

• Uma Colher de sopa

• Um cesto ou um vaso que tenha a forma a qual você deseja dar para o seu artesanato, ou seja, esse vaso ou cesto será apenas um guia

Como Montar o Primeiro Modelo de Vaso?

Com a ajuda da faca, faça um corte exatamente na dobra a qual divide ao meio a folha de jornal.Em seguida, dobre cada recorte de jornal feito em três idênticas partes.

Agora, num dos lados, faça uma dobra de um centímetro para o lado de dentro e pincele um pouco de cola branca para fechar essa dobra.

Faça outra dobra no jornal, no mesmo modo feito no passo anterior e, novamente, pincele um pouco de cola branca para selar a dobra feita.

Faça os passos citados até o momento de modo que você tenha, ao todo, trinta e cinco canudos de jornal.

Use a tesoura para recortar a forma de um hexágono com seis centímetros de lado no pedaço de papelão separado. Embale esse recorte de papelão com uma folha de jornal e cola branca. Cuidado para deixar essa embalagem bem justa ao papelão, ou seja, não deixe bolhas de ar.

Cole dezesseis canudinhos de jornal bem ao centro do hexágono. Disponha os canudinhos de modo que um fique ao lado do outro e não sobre o outro no hexágono.

O vaso escolhido como referência de forma deve ser colocado sobre o hexágono com os dezesseis canudos colados. Erga os canudos de jornal todos para cima. As pontas dos canudinhos devem ser dobradas para o lado de dentro da boca do vaso guia.

Utilize os canudinhos de jornal que ainda não foram usados para fazer um trançado em sentido horizontal, passando esses canudinhos por entre os canudinhos que já estão colados no hexágono. Passe o canudinho pela horizontal, sendo uma vez pela frente e outra por debaixo dos canudinhos na vertical.

Use a tesoura para remover as sobras. Encaixe a ponta de cada canudinho no outro e cole esse encaixe com um pouco de cola branca. Repita o passo a passo do trançado até que a metade do vaso guia esteja coberto pelo trançado. Para ajudar na fixação do trançado, passe pequenas pinceladas de cola entre as passadas dos canudinhos.

Quando chegar na metade da altura do seu artesanato, use canudinhos com meio centímetro a menos de largura. Esses canudinhos mais finos servirão para fazer quatro fileiras horizontais e trançado. Vire o vaso guia de cabeça para baixo de modo a sobrepor o trançado de jornal. Então, termine o trançado. Remova as sobras deixando cerca de um centímetro, que será dobrado para o lado de dentro do vaso. Fixe essa ponta para o lado de dentro do vaso utilizando a cola branca.

Dissolva um litro de tinta látex branca, com duas colheres de sopa de cola branca Cascorez e, por fim, mais duas colheres de sopa de detergente. Integre bem esses ingredientes até a mistura ficar uniforme. Passe a mistura na peça com a ajuda do pincel.

Acelere o tempo de secagem com o secador de cabelos e pinte o trabalho com a tinta branca. Seque novamente, utilizando o mesmo material.

Em seguida lave o pincel e o utilize novamente para passar duas demãos de verniz marítimo brilhoso, antes de passar a segunda demão certifique se de que a primeira demão de verniz está completamente seca. Para acelerar o processo de secagem de cada demão de verniz, a dica é utilizar um secador de cabelos. Ou, caso prefira deixar o artesanato secando naturalmente, prefira deixá-lo em local arejado, como por exemplo próximo de uma janela. E está feito o seu vaso de jornal!

Fotos para Ilustrar o Passo a Passo Acima

http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/567/

Você vai Precisar dos Seguintes Materiais para o Segundo Modelo de Vaso

• Tinta látex branca fosca ou brilhosa

• Cola branca Cascorez

• Massa corrida

• Folhas de revista velha ou jornal

• Esmalte para unhas, esse é um item opcional

• Delineador específico para madeira

• Pincéis para fazer o craquelê

Como Montar o Segundo Modelo de Vaso?

Faça o vaso do mesmo modo que foi exemplificado no primeiro modelo, porém sem passar a mistura de tinta com cola e detergente e nem as demãos de verniz. Depois montado o vaso, passe uma grossa demão de cola branca pincelando em diferemtes sentidos. Não espere secar e vá direto para o próximo passo.

Depois, faça outra camada espessa mas com tinta látex branca, delicadamente. Utilize o secador de cabelos e em pouco tempo se formará o craquelê artesanal. Isso acontece porque a tinta látex fica seca antes da camada de cola que está por debaixo da tinta, fato que causará as rachaduras.

Falso mosaico: Caso queira fazer essa textura a dica é rasgar em pequenos pedaços as folhas de revista em cores especificas escolhidas por você. Depois de fixado cada pedaço de papel, pincele uma camada de cola branca que servira para impermeabilizar o mosaico. O delineador servirá para fazer o falso rejunte. Ainda para dar mais cara de pastilha aos pedaços de revista recortada, a dica é passar esmalte sobre cada um dos papeis recortados. Esse passo a passo e mais outras técnicas de textura você confere no vídeo do link a seguir:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gdqTSchEuYY[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jornal

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • BOA TARDE GOSTARIA DE SABER OS PASSOS DO VASO Nº 8 SE POSSIVEL.SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.PARABÉNS PELO BELO E LINDO TRABALHO.

    JERUZA Pinheiro 22 de outubro de 2013 17:20 Responder
  • Gostaria de saber como se faz. o vaso de numero 1,
    Aguardando resposta!
    Parabéns pelo trabalho.

    Bianca 23 de novembro de 2013 0:20 Responder
  • Boa tarde, gostaria de saber se tem como você me mandar o passo a passo do vaso número 1.
    Grata.

    Elza 22 de Abril de 2015 18:38 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *