Reciclar Garrafa Pet

As garrafas Pet todos nós conhecemos, as famosas “garrafas plásticas de refrigerantes de 2 litros ou mais”, mas você sabe o que realmente é esse tipo de material?

O Pet vem do politereftalato de etilen e é um plástico que usualmente serve para fabricar as garrafas de refrigerante, mas não só, de água, de suco e de óleo também. O mesmo material ainda pode ser usado na fabricação de tecidos.

Observando o material Pet e falando quimicamente, se trata de um polímero termoplástico, que tem apresenta algumas vantagens no seu uso. A principal delas: a garrafa pet pode ser reciclada. Não uma, nem duas, mas várias vezes. O uso contínuo de qualquer material representa um ganhou importante para o meio ambiente. Menos poluição, menos uso dos recursos naturais que estão se esgotando.

Porque É Importante Reciclar Garrafas Pet

A partir da década de 1990, o uso da garrafa pet se intensificou e ela tornou-se um problema para o meio ambiente. As garrafas pet são vantajosas quando são reaproveitadas, mas quando eram simplesmente lançadas em qualquer terreno, no mar, nas matas, no esgoto e nos rios, significavam uma perda muito grande para o meio ambiente. Isso porque a garrafa pet pode ficar na natureza 750 anos. Por isso, reciclar a garrafa pet, isto é, usá-la novamente para o mesmo fim ou para outros fins, é de extrema importância.

Reciclar garrafa pet é um grande ganho para o meio ambiente, sem falar que isso está gerando mais trabalho em cooperativas de catadores de lixo reciclável. Assim como nasceram empresas cuja produção está em fazer com que o processo de reciclagem da garrafa pet aconteça.

A garrafa pet sendo reciclada passa de agente poluidor para a cadeia produtiva.

Reciclando Garrafa Pet: Dá Para Fazer Muita Coisa

Dá para fazer muita coisa com a garrafa pet, a primeira delas é reaproveitar a garrafa como tal mais uma vez. Porém, além disso, existem vários objetos que podem ser feitos com o material.

Quando você usa uma garrafa pet para fazer um outro objeto, dá vida a uma nova peça, você está:

1- Economizando petróleo, pois não se esqueça que o plástico é um dos seus derivados.

2- Cada coisa que não precisa ser fabricada representa economia de energia.

3- A reciclagem gera emprego e renda para cooperativas que trabalham recolhendo lixo para ser reciclado.

4- Produtos feitos com base em material reciclado tem preço mais baixo.

5- A garrafa pet de refrigerante é uma das mais rentáveis para quem faz reciclagem por conta da diferença de peso dela vazia e com conteúdo.

Considere que a garrafa plástica fica tanto tempo na natureza porque não existe uma bactéria capaz de destruí-la e o seu material também não serve como adubo, como é o caso de muitos outros que são reaproveitados dessa forma.

A garrafa pet é considerado com alto índice de combustível, libera vários gases tóxicos como o dióxido de carbono, o ácido benzoico, entre outros.

Existem vários lugares no Brasil especializados em reciclar garrafa pet, veja algumas dessas associações: Cempre, AbiPET e Ambiente Brasil.

Reciclar Garrafa Pet Para Confeccionar Camisas

Assim como o poliéster reciclado é possível reciclar a fibra têxtil que é possível obter reciclando garrafa pet. Se na hora de reciclar o poliéster se usa 30% da energia consumida para fazer uma fibra virgem, no caso do tecido conseguido com a reciclagem de garrafa pet, esse percentual é ainda menor.

O que significa que além de reciclar a garrafa pet conseguindo a fibra, você consegue reaproveitá-la e isso representa economia de energia e redução de lixo descartado no meio ambiente.

Para se fazer uma camisa de malha de garrafa pet reciclada são necessárias somente duas garrafas. O processo de garrafa a camiseta é basicamente da seguinte forma:

A cadeia direta de produção é feita da seguinte forma: extração de petróleo, processo de refinamento, resina virgem, pré-forma e finalmente a garrafa.

No caso de reciclar a garrafa pet para fazer a camiseta: uso da garrafa pelo consumidor, descarte, coleta seletiva, descontaminação e moagem, transformação em fibra, fiação, tecelagem e confecção da camiseta.

O mercado de produção de fibras segundo dados da ABEPET são:

  • 3% de fitas

  • 5% de cerdas

  • 9% de embalagens

  • 15% de cordas

  • 16% de não tecido

  • 42% de fibra de poliéster

  • 10% outros

Quando Se Recicla Garrafa Pet O Que Dá Para Fazer ?

Dá pra fazer uma infinidade de coisas com a reciclagem da garrafa pet, entre elas, móveis, como por exemplo, cadeira e puff. Mas, os objetos que podem ser feito ao reciclar esse material não param por aqui, você ainda pode produzir um aquecedor solar com garrafas pet.

Além disso, outros projetos podem ser feitos, como por exemplo, coletores de água da chuva, regador automático para plantas, sustentação para casas e iluminação interna para aproveitar a luz do sol.

Entre os utensílios e as ferramentas mais comuns que podem ser feitas ao reciclar a garrafa pet estão: saquinhos para guardar objetos, vassoura com tiras, porta-lápis, embalagens, vários tipos de potinhos, entre outros objetos de artesanato.

Enquanto algumas empresas trabalham recolhendo a garrafa pet e a deixando pronta para ser reciclada, outras estão voltadas para a produção de objetos com esse material. Podemos destacar as seguintes empresas: Ecotubo, EcoPuf, Tekoha, Recycline, Stampare, Skonetech.

Mas, não fique pensando que somente as empresas especializadas é que conseguem fazer coisas bacanas reciclando a garrafa pet. Você em casa poderá fazer muito artesanato usando esse plástico como material básico. De enfeites a objetos úteis, é só soltar a imaginação e colocar mãos à obra.

Um dos artesanatos mais populares com a garrafa pet reciclada é a árvore de Natal. Fica a dica para as festas de fim de ano. Montar uma linda árvore usando garrafas pet recicladas. Depois é só caprichar no enfeites e pronto. Você contribui para o meio ambiente, jogando menos lixo e ainda consegue ter uma árvore bacana e com a sua cara para comemorar a festa de fim de ano.

Lembre-se de usar para fazer trabalhos manuais com a garrafa pet um estilete e ou uma tesoura com bom corte.

A garrafa pet é uma das embalagens mais usadas, especialmente em refrigerantes, que são muito consumidos, por crianças e adultos e muitas vezes são descartadas nas ruas, comportamento que acaba provocando o entupimento de bueiros, gerando sérios problemas para as pessoas. Por isso, a melhor maneira de tirar as embalagens Pet das ruas é fazendo a reciclagem.

Há várias ideias que podem ser usadas para a reciclagem da Pet  e aqui vamos destacar algumas delas, que podem ser feitas em casa e além de ajudar o meio ambiente ainda garantem um melhora no visual doméstico.

A primeira ideia é usar o gargalo de duas garrafas pets que tenham o mesmo tamanho e juntá-los, de preferência com cola quente, formando um belo castiçal, para iluminar a noite dos namorados.

Outra ainda é bem interessante, pegar diversas garrafas do mesmo tamanho, lavar e secar bem, retirar o rótulo e grudar uma a outra formando um círculo (conservar a tampa) fazendo isso com dois andares de garrafas e sobre elas colocar um tampo de mesa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *