Guirlanda de Garrafa Pet

As garrafas pet viraram uma febre entre as pessoas que gostam de artesanato. Pudera, dá para fazer muita coisa legal com elas e quem agradece é a natureza. Todos nós sabemos quanto tempo demora para que uma garrafa pet se desfaça e enquanto isso, só prejuízos ao meio ambiente.

Então, quem gosta de artesanato e ainda de quebra quer dar uma mãozinha para natureza basta começar a guardar essas garrafas descartáveis e vai descobrir quanto coisa legal dá para fazer. Entre elas, uma linda guirlanda para o Natal.

A guirlanda de garrafa pet fica tão linda que nem parece que foi feita com um material que iria para o lixo, que é simples e considerando que seria descartado, não custa nada.

Além disso, é bem fácil fazer a guirlanda de natal com garrafa pet. A seguir, confira o passo a passo:

Serão necessários os seguintes materiais, além de várias garrafas pet: prego e alicate, fio de nylon, pistola de cola quente, tesoura, fitas decoradas (serão usadas para fazer o laço da guirlanda), fita ou cordão (servirá para colocar a guirlanda na porta), se quiser, enfeites de natal para deixá-la mais bonita e original.

Atenção: as garrafas pet deverão ser pintadas de dourado ou de outra cor que seja da sua preferência. A seguir, ensinaremos como pintar garrafas pet.

Passo a Passo Para Fazer Uma Guirlanda de Garrafa Pet

1- Com as garrafas pet já pintadas na cor que você escolheu é hora de cortar o fundo.

2- Feito isso, pegue o fundo que foi cortado e faça piques largos em toda a dimensão. Faça de modo que pareça que você vai fazer uma flor.

3- Com essa espécie de forma de flor nas mãos, faça um furo bem no meio, use o prego para ajudá-lo, pois essa parte do plástico é bem mais fura. Faça com cuidado para evitar acidentes. Pode ser que seja necessário usar o alicate para retirar o prego e ter o furo central. Você deverá repetir esse furo em todos os furos de garrafa que foram separados para fazer a guirlanda, a quantidade depende do tamanho.

4- Depois de terminar o furo central em cada um dos fundos de garrafa pet é hora de usar o nylon. Pegue dois fundos, coloque um de frente para o outro e passe o fio de nylon no furo central. O processo deverá ser continuamente repetido até que todos os fundos de garrafa pet estejam presos com o fio de nylon, mas lembre-se de colocar sempre dois a dois, uma de frente para a outra.

5- Ao terminar, una uma ponta na outra, dê um nó bem forte e corte o pedaço de nylon que sobrou. Sua guirlanda de garrafa pet está quase pronta. Para deixá-la ainda mais especial, use a fita, fazendo um laço bonito e o colocando na parte central da guirlanda. Aplique o laço no plástico com a pistola de cola quente. Se quiser também coloque os enfeites de natal, sempre usando a mesma cola.

Depois é só escolher entre um cordão ou fita para fixar na guirlanda, pode ser amarrado e que ela possa ser pendurada na porta. Como ela fica bem leve não precisa ser nenhum tipo de material muito forte, mas o nó deve ser caprichado para mantê-la pendurada enfeitando a sua casa para o Natal.

Aprenda A Pintar Garrafas Pet

Dá para fazer muita coisa bacana com garrafas pet e se você souber pintá-las o leque de peças aumenta ainda mais. Para isso é necessário os seguintes materiais:

  • A garrafa que deverá ser pintada deve estar sempre limpa, seca e sem rótulo.

  • Primer que pode ser universal ou o específico para plástico.

  • As tintas nas cores da sua preferência do tipo para artesanato.

  • Verniz 

  • Vários pincéis, quanto mais variados, mais fácil ficará o seu trabalho, assim como é bom ter um para cada cor. Veja os números ideais: 0, 6, 8, 10 e 16.

  • Um lápis comum e uma borracha branca macia.

  • Folhas de papel vegetal. A quantidade depende sempre do que será feito.

  • Elástico de escritório ou fita crepe.

  • Um tecido limpo e macio e também copos plásticos com água para limpar os pincéis. Eles não devem ser guardados sujos, para evitar que estraguem.

  • Você pode usar tampas de garrafa para colocar o verniz e a tinta dentro ou outro lugar da sua preferência. Mas, o que for usado para as tintas não poderá ser reutilizado para outra coisa.

Como Pintar Garrafas Pet: Passo A Passo

Com todos os materiais na mão é hora de trabalhar. Vamos lá!

1- O primeiro é ter a garrafa limpa e principalmente sem vestígios de cola do rótulo.

2- Lave bem a garrafa e seque bem, tanto por dentro quanto por fora. O mesmo serve para a tampa, se você pretende usá-la.

3- Pegue um pincel e aplique o primer por toda a garrafa, incluindo a tampa e não faça mais nada até que seque completamente. Para secar será necessário 24 horas. É o tempo ideal.

4- No dia seguinte, usando o pincel mais lardo de todas é hora de pintar a garrafa pet, basta escolher a cor que mais lhe agrada.

5- Com um pincel menor pinte também a tampinha com a tinta escolhida.

6- Caso tenha pressa e queira logo que a tinta fique sequinha, use o secador de cabelo. Mas, não o aproxime muito, para não criar bolhas na tinta. O ideal mesmo é esperar secar naturalmente.

7- Se você quiser colocar um desenho na sua garrafa pet é só desenhar no papel vegetal o desenho e depois colocar o papel químico sobre aquele vegetal e usar a fita crepe para prendê-los juntos.

8- Usando o lápis marque o desenho passando por cima dos traços e que ele passe para o plástico da garrafa. Retire os papéis e a fita. Agora é só pintar usando as cores escolhidas por você.

9- Use os pincéis mais finos para os contornos e formas delicadas.

10- Depois espere que seque por completo e por último, passe o verniz em cima de todo o trabalho, deixe secar novamente.

Lembre-se que os pincéis mudam de acordo com o desenho, podem ser mais finos ou mais espessos e não coloque o seu trabalho para secar em momento nenhum no sol.

Com a crescente preocupação da população com o meio ambiente a reciclagem passou a ser algo presente na vida de todos. Esses materiais descartados no lixo reciclável pode se transformar em diferentes obras de arte, em épocas diferentes e modelos distintos.

A garrafa pet já é utilizada para diferentes tipos de trabalho. Com a proximidade do natal elas podem ser utilizadas para criar itens festivos, como as guirlandas de natal feitas com esse material tão comumente encontrado. Confira!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • maravilhoso o trabalho, as guirlandas ficaram lindas. Sou artesa e adoro trabalhar com material reciclado, tens como me mandar modelo e passo a passo de como confeccionar as guirlandas?Bjjss

    marai silva carvalho 28 de Janeiro de 2012 21:03 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *