Como Fazer Tapete De Tampinhas – Passo a Passo

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos todos os dias. Certamente já deve ter-se espantado com o quanto, grande parte deles, pode ser reciclado. No entanto, esse “reciclado” não é somente aquele que separamos o lixo e o mesmo é enviado a uma usina de reciclagem.

O processo de reciclagem pode ser feito mesmo em nossas residências, através do uso de ideias simples e práticas, com a finalidade de transformar lixo em luxo. Há muitas ideias ecologicamente corretas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo se você quiser. Basta guardar algumas garrafas pets, por exemplo.

Como Fazer Tapete De Tampinhas - Passo a Passo

Como Fazer Tapete De Tampinhas – Passo a Passo

Com as garrafas pets é possível fazer sofás, puffs, e ainda arranjos decorativos, hortas verticais e muito mais. Mas nossa sugestão de reciclagem não faz uso das garrafas pets, e sim apenas das tampinhas que servem para vedar a saída dos líquidos.

Se você ainda não sabe o que fazer com a tampinha que você às vezes joga ou ainda guarda da garrafa pet e ainda de outros tipos de garrafa, nós podemos ajudar. Já pensou em criar um tapete de tampinha!

Através de passos simples e práticos é possível se fazer uma excelente peça para embelezar ainda mais a sua casa. O tapete feito a partir de tampinhas é uma forma bastante criativa de reaproveitar a peça que frequente é jogada fora e ainda evitar que nosso planeta seja mais poluído. Os tapetes podem ser feitos de acordo com diversos padrões, levando-se em conta a cor da tampinha, o formato da mesma, formando vários desenhos ou mesmo unindo uma a outra de forma simples ou aleatória.

Como Fazer Um Tapete De Tampinha De Garrafa Pet Ou Qualquer Outra

Material Que Deve Ser Usado:

  • Várias tampinhas coloridas de garrafas pet ou ainda outras tampinhas que tiver em casa. Lembrando que, o tamanho do tapete será proporcional ao número de tampinhas disponíveis.
  • Ferramenta própria para furar as tampinhas ou uma tesoura de ponta bastante afiada.
  • Um carretel de Linha de Nylon transparente.
  • Garrafa Pet

Passo a Passo:

A primeira coisa a ser feita é pegar todas as tampinhas que serão usadas, lavá-las e secá-las uma a uma, para que depois de montado o tapete ele não exale nenhum odor ruim.

Depois, faça uma triagem das tampinhas e selecione de acordo com a cor, o tipo e o tamanho. Isso é importante para que você consiga montar um padrão para seu tapete, se vai ser colorido, de apenas uma cor ou com desenhos geométricos.

Agora, pegue uma a uma as tampinhas que já estão separadas e, com a ajuda de algum material perfurante, faça um furo na lateral de cada tampinha, pois será através desse furo que a linha de nylon deverá passar.

Logo em seguida, organize as tampas sobre uma superfície lisa e monte seguindo a ordem dos desenhos que desejar, para que consiga ter uma noção melhor de como ficará o tapete depois que estiver já pronto.

Com a linha de Nylon, um pouco de habilidade e muita paciência, vá unindo uma tampinha à outra, prendendo-as bem forte. Mas, tomando bastante cuidado para que as tampas tenham uma posição correta e não fiquem curvadas e nem tortas.

Imagem de Amostra do You Tube

Como há diversas sugestões para se montar o desenho do tapete, ele pode ser confeccionado em forma de desenho geométrico, com personagens infantis, com letras do alfabeto, com o número da casa ou do apartamento. Para usar uma de nossas sugestões, basta imprimir um molde ou um gráfico e criar a imagem desejada, seguindo o padrão de cor das tampinhas.

Em cada nó que for dado com a linha de Nylon, para unir as tampinhas, reforce bem, não deixe frouxo, para que toda a extensão do tapete fique bastante firme.

Este tapete pode ser usado em qualquer cômodo da casa, mas como pode vir a ficar bastante escorregadio, o ideal é que seja aplicada a montagem das tampinhas em cima de um tapete de tecido. Isso pode ser feito com a ajuda da cola quente. Assim, quando se pisar no tapete não se correrá o risco de cair e se machucar, especialmente em casas onde há crianças ou idosos.

Além disso, esse tapete fica perfeito para ser usado na entrada das casas, pois pode segurar mais a sujeira dos pés e, para lava-lo basta usar uma escova e detergente líquido.

Caso não queira usar o tapete de tampinhas como sugerimos, ou seja, como tapete, pode usar a mesma ideia, e fazer um painel de fotos ou mesmo como um quadro divertido e diferente para ser colocado numa área de lazer ou ainda no quarto das crianças.  Enfim, ele pode fazer parte de um ambiente despojado e preocupado com a relação reciclagem X meio ambiente.

Imagem de Amostra do You Tube

Lembrando somente que, a sugestão de se fazer um tapete usando tampinhas de garrafa pet pode até parecer infantil, mas é uma maneira bastante divertida e alegre de se reciclar muitas peças que fatalmente iriam parar em bueiros, rios e lagos, poluindo as águas, o ambiente e ainda causando problemas a animais, que desavisados, engolem essas pequenas tampas na esperança que sejam alimentos.

Aproveite a ideia do tapete se você tiver crianças em casa, pois elas adoram a ideia de reciclagem e se preocupam com o meio ambiente. E se você for educador ou professor, também é uma boa dica de trabalho para se fazer em grupo, aproveitando a discussão da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.

Maiores informações quanto aos formatos de tapetes, desenhos que podem ser empregados nos mesmos, basta acessar os sites de busca disponíveis na internet e certamente você encontrará outras dicas e vídeos explicativos com o trabalho. Se quiser incrementar você também pode passar tinta spray nas tampas e deixá-las com um aspecto mais fashion, ou ainda passar tinta acrílica nelas para que as cores combinem mais entre si e assim possam compor os gráficos de maneira mais uniforme.

O principal é que se faça algo pelo meio ambiente e ainda se consiga fazer isso de uma forma divertida, sempre lembrando que tudo o que fazemos para preservar a natureza, fazemos por nós mesmos e ainda pelas gerações futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>