Caixas de Garrafa Pet

As garrafas pet são itens bastante difíceis de serem processados pela natureza e por isso mesmo é importante saber como usá-las para atividades artesanais. A reciclagem das garrafas pet é muito importante para o meio ambiente e ainda pode representar algo bastante positivo para você. A seguir vamos ensinar a como usar garrafas pet para fazer caixas de presente. Uma forma criativa e especial de embrulhar presentes.

Tutorial de Como Fazer Caixa de Garrafa Pet:

Materiais Necessários

  • Garrafa pet
  • Tesoura
  • Fita de cetim colorida
  • Furador

Como Fazer

Passo 1 – A primeira coisa que devemos fazer é lavar e limpar bem a garrafa pet, afinal se vamos usá-la para fazer uma caixa de presente não queremos que ela esteja com cheiro de refrigerante, não é mesmo? Deixe a garrafa secando e somente depois que ela estiver seca continue.

Dica – Quem deseja fazer uma caixa grande deverá usar pet de refrigerante dois litros ou maior. Já no caso de querer fazer uma caixinha menor use uma garrafa pet menor como aquelas de água mineral, por exemplo.

Passo 2 – Usando a tesoura você deverá cortar as duas extremidades da sua garrafa, isso significa cortar o fundo e também a tampa da garrafa.

Passo 3 – Continue com a mesma tesoura cortando a lateral da garrafa. Tenha cuidado para não se cortar ou se machucar.

Passo 4 – Nesse passo iremos começar a fazer a parte da dobradura, pense que a garrafa pet deve ser usada como se fosse uma folha de papel que está sendo usada para fazer dobraduras. As laterais da garrafa deverão ser dobradas até que se chegue no formato de uma caixinha.

Passo 5 – Em seguida você deverá cortar as abas que ficaram em ambas as extremidades. Essas duas abas deverão ser encaixadas de maneira que fiquem perfeitamente transpassadas, com isso você deverá ser capaz de fechar a caixa.

Passo 6 – Deveremos então ir para a extremidade oposta e deixar duas abas na parte inferior de maneira que fiquem sobre as outras que estão opostas. Fure duas vezes com a ajuda do furador e então com essa tampa que foi feita será possível abrir a sua caixa.

Passo 7 – Então a fita de cetim deverá ser passada entre os furos para que seja possível dar um laço e estará pronta a sua linda caixinha de garrafas pet. Um jeito diferente e interessante de embrulhar presentes para pessoas especiais.

Tutorial de Como Fazer Caixa de Garrafa Pet

Materiais Necessários

  • Fita crepe
  • Tesoura
  • Alicate
  • 04 garrafas pet que devem estar cortadas em duas tiras com 2 cm de largura
  • Elásticos
  • Molde de 10 x 10 x 10 cm

Como Fazer

Passo 1 – Para começar você deve cortar uma tira num comprimento que torne possível fazer a cobertura dos dois lados e do fundo da sua caixa tendo ainda uma sobra de 4cm em cada extremidade.

Passo 2 – Faça então o ajuste da fita com o seu molde de forma que fiquem coberto dois lados e também o fundo. Para tornar o seu trabalho mais fácil é interessante vincar as partes que tem as sobras de 4 cm.

Passo 3 – Em seguida você deverá passar os elásticos no entorno do seu molde de maneira que as fitas fiquem melhor fixadas.

Passo 4 – Em seguida você deverá cortar mais quatro fitas e então faça o seu ajuste ao molde da mesma maneira que foi feita nos passos 2 e 3.

Passo 5 – Será necessário fazer o corte de mais cinco fitas que deverão ser usadas na cobertura dos outros dois lados do molde.

Passo 6 – Observe que no momento em que for passar a primeira fita da segunda parte do tutorial será preciso fazer o seu entrelace na parte inferior com as fitas que você já fixou. Isso pode ser feito facilmente fazendo um tipo de tecelagem simples em que a fita passe por baixo e por cima, por baixo e por cima e assim por diante em relação as fitas que já estão lá.

Passo 7 – O mesmo deverá ser repetido com as outras fitas da segunda parte do tutorial e se lembre que o entrelaçamento em que a fita anterior passou por baixa da trama deverá ter a fita atual passando por cima e assim por dia. Na parte seguinte do tutorial iremos fazer as laterais da nossa caixa de garrafas pet. Isso deverá ser feito com o corte de cinco fitas com o comprimento que sirva para fazer a cobertura dos quatro lados e que deixe uma margem de sobra de 10 cm.

Passo 8 – No momento em que for fazer o entrelace da primeira fita é importante ficar atento para que esteja desencontrada da fita paralela que está posicionada no fundo da caixa. Basicamente onde a fita que está no fundo passou por baixo da trama, a fita da lateral deve passar por cima e vice-versa.

Você deve começar a tecer da direita para a esquerda e parar quando a ponta da fita chegar a última posição em que ela deve ficar por cima da trama que foi criada. Então segure a fita nessa posição e com a outra extremidade faça a tessitura da esquerda para a direita e vá para o outro lado. A sua caixa de garrafas pet está pronta.

Praticando

Para conseguir melhores resultados com as suas peças artesanais é interessante praticar, pois somente com muita prática é que se chega resultados mais profissionais. As garrafas pet são materiais ótimos para fazer essa prática já que são versáteis e fáceis de trabalhar. Com o passar do tempo você descobrirá que pode fazer diversos tipos de peças com essas garrafas.

Na hora de escolher as garrafas para usar para fazer as suas peças você pode pensar em variedade de cores. Quanto mais cores você tiver mais variadas ficarão as suas peças, vale a pena guardar as garrafas de refrigerante. Lembre-se que antes de começar qualquer tipo de trabalho com as garrafas será necessário lavá-las bem para retirar qualquer resquício de refrigerante.

Atualmente a preocupação com o meio-ambiente cresceu bastante e podemos ver diferentes meios de comunicação propagando mensagens sobre a importância da reciclagem. Além de salvar o planeta da poluição, materiais recicláveis podem ser utilizados no artesanato. A garrafa pet constitui um material que pode ser utilizado em diferentes trabalhos. Entre os tantos itens que podem ser feitos com garrafa pet encontramos as caixas de diferentes modelos, tamanhos e formatos. Confira!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia!

    Gostaria de maiores informações sobre o curso pois temos uma equipe para capacitar e queremos saber o valor tanto para ser feito na sua cidade como na nossa cidade.

    Aguardo respostas

    Simone 13 de Março de 2012 10:57 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *