Como Fazer Vasinhos de Flores com Lâmpadas

Através do artesanato estamos a cada dia aprendendo uma coisa nova. As novidades não têm fim. Aprendemos inclusive a arte de reciclar (principalmente), uma atitude muito importante para o meio ambiente. Com o artesanato, podemos transformar objetos que seriam descartados no lixo em lindas peças. Inclusive peças funcionais e de decoração. Uma mostra disso é a transformação de lâmpada queimada em vasinho de flores. Ou seja, reciclar um objeto que seria jogado no meio ambiente e transformá-lo em uma peça graciosa para ser usada como decoração em qualquer lugar na casa.

1ª Sugestão

Materiais Necessários

  • flor de sua preferência;
  • água;
  • cordão ou pedaço de arame;
  • faca de ponta;
  • lâmpada queimada;
  • tesoura;
  • pano de tecido grosso;
  • vidro vazio de geleia;
  • alicate;

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=qJacg8fdkDw[/youtube]

Modo de Fazer

1º passo: Enrole a lâmpada em um pano grosso, deixando de fora somente a parte onde ela se encaixa no bocal. Depois, pegue uma faca de ponta e faça na base da lâmpada um furo. Esse furo não será difícil de fazer, porque a base da lâmpada é feita de material mole.

2º passo: Depois que já tiver furado a parte de cima da lâmpada, torne a enrolar a lâmpada em um pano grosso e segure firme com uma das mãos, embaixo do pano e, com a outra, usando uma tesoura corte a base de alumínio da lâmpada. Porém, mantenha uma grande parte daquela parte metálica da lâmpada em forma de espiral. Agora, comece a trabalhar o lado de dentro da lâmpada onde ficará a planta.

3º passo: Observe que dentro da lâmpada existe um miolo que é formado com uma substância semelhante à cera dura ou cerâmica e, por vidro. Para retirar essa parte que fica dentro da lâmpada é preciso ter muito cuidado e atenção. Primeiro você precisa de novo envolver  lâmpada com um pano grosso, depois você deve pegar a tesoura e começar a quebrar a borda de cera (ou de cerâmica) com todo o cuidado para retirar o miolo. 

4º passo: Para retirar o miolo sem quebrar a lâmpada você precisa ter cuidado e atenção para não se machucar e atenção redobrada para não apertar muito a lâmpada. Para realizar essa parte use uma faca de ponta ou a tesoura. Uma outra opção é a chave de fenda. Observe que nas laterais da lâmpada, depois que você retirou, ficou sobrando um resto do espiral. Pois bem, agora, usando a tesoura você precisará fazer um furo de cada um dos lados, no espiral e, depois deverá passar através desses furos, um cordão ou arame. Esse cordão ou arame que você colocou é para pendurar o seu vasinho de planta feito com a lâmpada.

5º passo: Escolha a flor que você vai colocar no vaso. Coloque uma flor, coloque água e pronto. Observe que essa água precisará ser trocada todos os dias.

Observação: Todos os resíduos que você retirou de dentro da lâmpada deverão ser colocados dentro do vidro de geléia e tampados, antes de serem atirados ao lixo. 

2ª Sugestão

Materiais Necessários

  • flor de sua preferência;
  • água;
  • anel de guardanapo;
  • tesoura;
  • lima;
  • lâmpada queimada;
  • pano de tecido grosso;
  • vidro vazio de geléia;
  • serra.

Modo de Fazer

Pegue uma lâmpada queimada, enrole-a em um pano grosso (para que você não se machuque no caso de ela quebrar), para retirar o bocal. Com a lâmpada envolta no pano, pegue uma serra e com cuidado serre a parte onde tem o espiral de alumínio. Retire quase todo o espiral.  Deixe somente o suficiente para proteger a boca de vidro da lâmpada. Após retirar o espiral a boca da lâmpada ficou aberta.

Agora pegue uma tesoura (com a lâmpada enrolada no pano) e introduza dentro da lâmpada pela abertura que você fez. Observe que dentro da lâmpada existe um miolo de vidro e mais algumas coisas relacionadas a ela. Pois bem, primeiro você deverá retirar o miolo de vidro e depois todos os resíduos que existem dentro da lâmpada. Ou seja, retire toda a parte interna. 

Com a lâmpada enrolada no pano, usando uma tesoura corte a beirada de alumínio de espiral. Após cortar, retire todas as sobras do espiral com a serra. Coloque água dentro da lâmpada e depois coloque a lâmpada sobre o anel de guardanapo. Esse anel de guardanapo será a base do seu vasinho de plantas. Mas, você pode escolher uma outra coisa para usar como base, só depende de sua criatividade. Depois que você já tiver colocado o vasinho sobre o suporte feito de anel de guardanapo, coloque mais água dentro dele até que chegue ao meio da lâmpada. Agora só falta você colocar dentro dele a flor que você escolheu e escolher um lugar para colocá-lo.

Pegue tudo o que você retirou de dentro da lâmpada e coloque dentro do vidro de geléia, tampe o vidro e jogue no lixo. 

Sugestões

Você pode fazer diferentes variações com o seu vasinho de plantas feito com lâmpada queimada.

Pegue a lâmpada, enrole em um pano grosso, pegue uma serra e retire o (bocal) espiral. Depois, usando uma tesoura ou uma chave de fenda, retire o miolo da lâmpada e tudo o mais que tem dentro dela. Com uma tesoura corte quase toda a beirada de alumínio. Agora introduza na lâmpada, com cuidado para não quebrá-la, alguma coisa que sirva como suporte para que ela não caia.

Agora pegue tinta azul clara (ou de outra cor de sua preferência, mas que seja sempre uma cor clara) e faça desenhos na lâmpada decorando-a. Ou se preferir, você pode pintá-la toda. E, ainda pode fazer vários vasinhos, pintar cada um de uma cor, colocar uma flor diferente em cada um e colocá-los em um varal feito de arame ou de cordão. Para isso, basta que você ao retirar o espiral deixe uma parte.

Nessa parte que você deixou, faça furos nas laterais e coloque um cordão ou pedaço de arame como se fosse uma alça. Tendo essa alça, você poderá pendurá-los em um varal. Não é difícil de fazer. Após fazer o primeiro, você poderá fazer vários, diferentes e originais. Basta usar a criatividade.

Não se esqueça de sempre descartar o resíduo que retirou da lâmpada dentro de um vidro com tampa, antes de jogar no lixo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *