Bolsinha de Caixa de Leite

O artesanato é uma fonte inesgotável de imaginação, é riquíssimo poder observar o quanto as pessoas são criativas e conseguem fazer dos objetos mais diferentes, verdadeiras obras de arte e de bom gosto. Exemplo disso é uso que os artesãos têm dado à caixinha de leite, a mesma tem se transformado em matéria prima para os mais diversos acessórios, como em Bolsinhas.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=h3aQKCmv-Xg[/youtube]

Nós sempre temos em casa uma caixa de leite, pelo menos, então, que tal transformá-la numa linda e sofisticada Bolsa de Mão. A ideia é bastante original e bem simples de ser executada.

Bolsinha Feita de Caixa de Leite

Uma das coisas mais interessantes na vida daqueles que trabalham com as diferentes formas de artesanato é quando tem a oportunidade de reaproveitar aqueles objetos que estão presentes em seu dia a dia para produzir peças artesanais.

Uma das matérias primas que são bastante fáceis de serem usadas no artesanato são as caixinhas Tetra Pak, aquelas caixas que acondicionam creme de leite, molho de tomate, leite condensado, ervilha, milho e, é claro, o bom e velho leite que usamos todos os dias em casa, e que podem passar pelo reaproveitamento em diversas formas de trabalhos.

Bolsa de Mão Feita Com Caixa de Leite

Esse que será ensinado logo abaixo é apenas um dos trabalhos manuais que podem ser feitos a partir do uso de caixas de leite e que pode ser muito usado, tanto para presentear as pessoas mais queridas, quanto para venda, já que a peça obtida é bastante bonita e de muito bom gosto. Além do que, as carteiras ou bolsas de mão são bastante úteis para as mulheres e podem ser usadas para guardar dinheiro, documentos, e até mesmo maquiagem.

Este modelo de bolsa de mão que vamos ensinar pode ser confeccionando também com a utilização de caixa de suco, mas preferimos a de leite, sendo que a mesma será revestida com retalhos ou tecidos, de acordo com a criatividade de cada um. E lembre-se, você pode aumentar bastante sua renda a venda destas lindas peças, e sem precisar ficar batendo de porta em porta, basta oferecer suas peças através da internet, por exemplo.

Material Usado:

  • Aproximadamente meio metro de manta acrílica (medida da bolsa de 25 x 35 cm) que será usada para revestir a caixa de leite.
  • 01 Caixa de leite limpa, vazia e bem seca
  • 02 Pedaços grandes de retalho de tecido ou de estampado (medida média de 25 x 35 cm cada um deles) Esses tecidos serão usadas na parte de fora e de dentro da bolsa, portanto escolha aqueles de que mais goste
  • 01 Botão em tamanho grande, ele será usada para fechar a bolsa
  • Aproximadamente 30 cm de elástico pretor e redondo
  • 01 Metro de viés na cor preto
  • 01 Tubo de cola própria para ser usada em tecido
  • 01 Tubo de cola instantânea
  • 01 Tubo de cola branca escolar
  • 01 Tesoura com bom corte
  • 01 Agulha grossa
  • Linha branca

Passo a Passo

– Pegue uma caixa de leite que tenha a mão, abra-a completamente, lave e seque bem. Depois disso, pegue a cola branca e passe em volta de todo o lado de fora da mesma e ali fixe a manta acrílica. Aguarde até que ocorra a secagem, o que pode levar mais ou menos 20 minutos.

– Agora, com o tubo de cola de tecido, fixe uma parte do tecido estampado em cima da manta acrílica e outra parte também no lado de dentro da caixa, ou seja, no lado prateado. Remova as sobras fazendo com que a manta e o tecido fiquem rentes à caixinha de leite.

– Dobre a caixa usando o sentido maior do retângulo, sem deixar que fique muito marcado. Dê uma arredondada em apenas uma das pontas, se quiser, para isso, use como molde um prato.

– Abra de novo o retângulo.

– Agora faça ao dobra usando o sentido menor do lado. Dê forma à bolsa, fazendo com que duas das partes fiquem do mesmo tamanho e a parte que foi arredondada fique para cima.

– As partes que possuem o mesmo tamanho devem ser arredondadas. Nessa parte é que serão guardados os pertences, por isso é importante que tudo fique muito bem preso.

– Na parte central daquela que teve a parte arredondada, faça um furinho usando a ponta da tesoura.

– Com a cola própria para tecido arremate as bordas usando o viés preto.

– Dentro do furo que foi feito com a tesoura, passe ambas as pontas do elástico. Na parte de dentro, de um nó bem apertado, para que não corra o risco de se soltar. Se preferir, dê um pingo de cola instantânea.

– Na parte de fora da bolsa, costure o botão sobre o furo do elástico. Se preferir, você pode fixá-lo usando a cola instantânea.

Dicas

– Procure fazer outros modelos de bolsa de mão usando diversos tipos de tecidos, procure inovar usando patchwork e até mesmo ponha uma alcinha para mudar um pouco o modo de usar.

– Para que seu artesanato feito com as caixas de leite fique ainda mais interessante, você pode mudar a decoração e usar as lindas flores de fuxico.

– Fazer artesanato é uma tarefa bastante gostosa de ser cumprida e, no caso em questão, você ainda contribui para o meio ambiente reciclando as caixas de leite. Por isso, não perca tempo comprando carteiras, faça as suas de forma única e personalizada.

Para o passo a passo com foto acesse o link:

http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/carteira-com-caixas-de-leite-recicladas-tetra-pak/08

Aproveite as dicas e o modelo e ponha toda a sua imaginação à prova, mas caso prefira, invista em outras ideias, que podem ser conseguidas através de revistas, publicações de artesanato e ainda sites especializados, assim você terá mais opções e modos de deixar suas peças diferentes, divertidas e de encher os olhos das mulheres.

O artesanato é uma fonte de prazer antes de ser uma fonte de renda, uma forma saudável e alegre de se passar o tempo. Pense nisso e, se quiser, envolva toda a família nessa empreitada, pois é um serviço que pode ser feito também pelas crianças, sem nenhuma forma de perigo, a não ser na hora do corte.

Aproveite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito bonito a arte de reciclagem. Essas bolsas são umas gracinhas,uma mais linda que a outra.Parabens aos artistas criadores.

    Sonia A.Correia Cardoso. 18 de novembro de 2015 23:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *