Atividades com Colagem

Trabalhar com colagem pode ser bastante educativo e bem divertido, para as crianças essas atividades pode representar uma forma de desenvolver a coordenação motora fina. O mais legal é que algumas atividades podem ser usadas com crianças do maternal e com crianças maiores. As aulas de artes podem se tornar uma verdadeira festa da arte de colar.

As atividades com colagem são bastante democráticas, podem ser feitas com diferentes materiais como objetos, barbantes, palitos, papéis coloridos entre outros. O trabalho pode acontecer de maneira bastante natura pedindo que os seus alunos simplesmente criem um desenho de base para a colagem e então comecem a decorá-lo com essas peças do material escolhido.

Dica

Quem está trabalhando com crianças já alfabetizadas pode aproveitar as atividades de colagem para aprofundar esse conhecimento do alfabeto pedindo que elas recortem letras de revistas criando frases ou palavras. Para deixar as colagens ainda mais divertidas para os pequenos pode ser interessante dizer para eles criarem peças temáticas. Por exemplo, no natal podem fazer colagens com Papai Noel e na Páscoa com o coelhinho.

Considerações Importantes

Quando estiver realizando esse trabalho de colagem com as crianças observe se o local está adequado, isso significa que as mesas devem estar forradas e que os materiais devem estar fáceis de pegar. Para aplicar a cola é bom contar com pincéis, é uma maneira mais fácil do que pegar cola diretamente do tubo. Lembre-se que com crianças devem ser usadas somente cola branca ou cola bastão que não são tóxicas.

Técnicas Variadas

Para tornar o trabalho mais dinâmico e interessante você pode sugerir que as crianças usem técnicas variadas nas atividades de colagem. Os trabalhos podem ser feitos somente com colagem; usando colagem e pintura com lápis de cor ou marcadores ou outras opções. Deixar essa possibilidade livre para as crianças é mais interessante, ou seja, dar a elas a escolha de que maneira desejam trabalhar.

Variando nos Materiais

Trabalhar com revistas pode ser interessante para cortar e colar, mas é legal também variar na escolha dos materiais incluindo dentre as matérias-primas peças como lã, barbante, sementes, folhas, flores enfim o que estiver a mão. Diferentes materiais nos abrem diferentes possibilidades com a colagem e ajudam a ampliar o universo de conhecimento das crianças.

Datas Comemorativas

Os pais sempre gostam de ganhar lembrancinhas personalizadas nas datas comemorativas e usar técnicas de colagem para isso pode ser bem interessante. A dica é ensinar as crianças a produzir cartões com belas mensagens ou mesmo desenhos que usem esse artifício para ter um conjunto maior de cores. Cada data tem um tipo de ilustração e material mais interessante e divertido.

Aproveite o momento de produção da lembrancinha para explicar para os seus alunos mais detalhes a respeito da data comemorativa e porque ela é comemorada. Uma forma de oferecer mais conhecimento para que os pequenos possam aproveitar mais das atividades de colagem.

Mosaicos

Uma das atividades mais legais e que podem ajudar a desenvolver a coordenação motora fina das crianças é fazer mosaicos. Desenhos que ganham cores e formes através da colagem de pequenos pedaços que formam um todo. Pode ser uma atividade legal para fazer com os seus alunos, mas você deve estar pronto para a sujeira e bagunça que os mosaicos podem fazer na sua sala de aula.

Como Fazer os Mosaicos

Para fazer um mosaico é necessário ter uma base a ser coberta, ou seja, um desenho ou um objeto em que possa colar as peças. Você pode encontrar um desenho de base na internet, procure no Google Imagens por desenhos somente em traço. Para as crianças menores é mais interessante fazer a cobertura de desenhos no papel.

Já quem está trabalhando com crianças maiores pode pensar em fazer a colagem dos pedaços do mosaico num objeto como uma caixa de MDF. Algumas lojas de materiais artesanais vendem peças variadas de MDF, escolha a sua favorita e capriche. Depois de ter a sua base definida é necessário providenciar os pedaços que irão ser usados para colorir o seu mosaico.

Uma dica para facilitar o trabalho é ter as peças já cortadas, para isso você pode pegar saquinhos transparentes ou potinhos para colocar os pedacinhos. O seu mosaico pode ser feito com pedaços de papel recortados de revistas, papel colorido, livros enfim de onde você preferir. Para ter mais organização divida os papéis por cores e saiba que as crianças vão acabar fazendo bagunça.

Colagem do Mosaico

A colagem dos pedaços de papel que formam o mosaico pode ser feita de duas maneiras diferentes. Uma delas é espalhar cola com a ajuda de um pincel sobre a área em que os pedaços devem ser aplicados e a outra forma é passar a cola somente nos pedaços antes de coloca-los em cima da área a ser coberta.

Dica – Para garantir melhor fixação dos pedaços de papel você pode passar uma camada de cola em cima. A cola deve ser branca e você não deve aplicar muito, use um pincel para espalhar a cola, deixe secando. Por fim o seu trabalho vai ficar com uma camada transparente de proteção e brilho.

Trabalho com Pastilhas

Os mosaicos feitos por adultos podem ser feitos usando pastilhas coloridas, trata-se de um material mais difícil de manipular e que não deve ser usado com crianças por consistir em pecinhas pequenas que podem acabar sendo engolidas. As peças de mosaico feitas com essas pastilhas podem ficar bem bonitas e ter um grande valor agregado.

Cuidados

Os professores de maternal e jardim de infância em geral realizam várias atividades com os pequenos de colagem. Essas atividades podem ser muito legais, contudo, é fundamental ter alguns tipos de cuidados como usar somente cola atóxicas, evitar o contato com tesouras, se for usar tesouras prefira aquelas sem ponta e evitar trabalhar com peças muito pequenas que possam ser engolidas.

Com esses cuidados tomados você perceberá que é muito legal poder trabalhar com as crianças usando recorte e colagem. É possível ensinar muitas coisas para os pequenos por meio dessas atividades que ainda tem um caráter recreativo.

Faltam ainda alguns dias para o fim do recesso escolar de julho. E para entreter as crianças neste finalzinho de férias, que tal exercitar a criatividade dos pequenos fazendo atividades com colagem? Trata-se de uma das atividades preferidas entre as crianças na fase pré-escolar. Colar desenhos com lascas de lápis, algodão, palito de sorvete, pedacinhos de papel colorido, grãos variados, como de feijão, milho, entre muitos outros materiais são usados para compor as mais variadas figuras, o que irá diverti-las durante horas.

O simples desenho de um carneirinho, ou de um coelhinho, por exemplo, fica muito mais real se forem colados pedacinhos de lã ou de algodão, e as crianças irão exibir orgulhosas as suas criações. Reserve uma mesa revestida com plástico para que as crianças possam fazer as suas atividades com colagem. E para se inspirar, existem inúmeros blogs que irão ajudar a encontrar modelos de desenhos para receberem as aplicações de colagem.

Alguns Endereços de Blogs:


Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *