Artesanato Reciclado Para Decorar

Quem nunca teve vontade de fazer artesanatos com materiais reciclados? Hoje em dia isso é um assunto tratado até dentro das escolas, onde os professores aprender e ensina os seus alunos, a arte de reciclar. Mas já imaginou uma casa toda decorada com artigos feitos com materiais que iriam para o lixo?

Confira algumas peças recicladas que podem servir de inspiração para a criação de muitas outras.

Caixotes De Madeira

Os caixotes de madeira estão velhos e iriam para o lixo, mas com um pouco de criatividade, alguns retalhos e cola eles podem virar porta trecos lindos e ao mesmo tempo decorativos. Siga o passo a passo:.

Materiais:

Você vai precisar de:

  • Lixas números 120, 220 e 400 (essa numeração são das lixas da marca tigre)
  • Pinceis ( chapiscador, chatos com os números 183-24, 286-20, 443-24, 809-24)
  • Quatro caixotes de madeira
  • Um rolo de borracha
  • Aquecedor
  • Batedor de pintura
  • Fita crepe
  • Solvente ecoloógico
  • Termolina leitosa
  • Tecido com estampa de jornal (aqui pode variar o tipo de estampa que você deseja, nesse caso o modelo é em branco e preto).
  • Tinta na cor preta e branca
  • Tinta craquelex preta
  • Uma lata de verniz em spray
  • Cola – multcolage

Passo a Passo:

Primeiro passo é lixar toda a caixa com a lixa mais grossa, aqui no caso a de número 400. Com o pincel 24, passe uma demão de tinta branca na peça toda. Em seguida aplique uma demão de pátina, principalmente nos lugares onde a caixa não recebeu découpage.

Aguarde que a peça seque naturalmente, e lave o pincel logo após o uso com o solvente.

Agora passe a lixa mais fina (120) para alisar a peça toda. Faça os movimentos na horizontal e na vertical.

DÊ mais uma demão de pátina pela parte externa da peça e novamente espere secar e lixe novamente.

Com o pincel 443-24 passe em uma parte da tampa, um canto ou só metade dela a tinta preta. Aguarde a secagem natural e depois pinte o lado externo da tampa.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8S33X1MGHzg[/youtube]

Novamente com a lixa numero 120, você vai lixar a tampa do lado preto que está pintado sobre o branco, e notara que o branco voltará a aparecer em alguns risquinhos, o efeito fica meio envelhecido e super moderno.

Agora com o pincel 20 passe a cola onde será colocado o tecido com estampa de jornal. Com a cola ainda úmida, coloque o tecido em cima e posicione-o da forma como desejar.

Para evitar bolhas no tecido, coloque um plástico filme por cima e passe o rolo de borracha. Depois de tirada todas as rugas, retire o plástico e passe uma demão de termolina leitosa. Deixe secar.

Use uma lixa de número 220 para recortar as rebarbas do tecido.

Com a fita crepe marque uma faixa ou um pedaço de uma das caixas que pretende usar a tinta crequelex. Uma dica importante aqui é passar uma demão da cola antes de aplicar a tinta craquelex. A cola ajuda a fixar a tinta e ela dura muito mais tempo.

Com o batedor, passe uma camada com bastante tinta crequelex já em cima da cola. Em seguida com um pincel distribua o resto da tinta com pinceladas voltadas para o lado que ficarão as rachaduras.

Use o aquecedor para que a secagem seja mais rápida e as rachaduras começarão a surgir.

Para decorar o interior das caixas, use o pincel chapiscador para chapiscar tinta preta dentro delas.

Para finalizar, aplique o verniz em spray por todo o trabalho onde recebeu tinta. Só aguardar a secagem e usar.

Objetos Para Organizar a Mesa

Reutilizar latas de alimentos parece difícil e complicado, mas com um pouco de jeitinho e criatividade elas podem se tornar belos porta trecos para ajudar na organização do escritório. Dá um pouco de trabalho, mas o resultado é satisfatório além de super diferente.

Materiais:

  • Várias latas vazias de ferro (podem ser de comida em conserva, ou de bolo)
  • Chave de fenda e furadeira
  • Caneta hidrocor preta
  • Suportes, arruelas e parafusos (esses materiais servem para fixar as peças na mesa, isso significa que elas não irão ficar simplesmente colocadas sobre a mesa, terão esse diferencial)
  • Jornais velhos (para não estragar nada enquanto pinta)
  • Tinta spray (as cores ficam a critério de cada um).

Passo a passo:

Para começar forre o local onde vai fazer as pinturas com o jornal e deixe separado todo o material.

Com a caneta marque nas latas o local onde será furado para prender o suporte com o parafuso. Antes disso meça direito a distancia entre os furos e marque pelo lado de fora com a caneta.

Faça os furos com a furadeira (caso você não tenha uma furadeira os furos também podem ser feitos com um preto e um martelo).

Depois das marcas e dos furos, é hora de pintar as peças. As peças podem ser pintadas da maneira como quiser, cor escura dentro e branco por fora, ou tudo de uma cor só, vai de cada um. Lembrando que a cor usada do lado de fora deve ser a mesma usada para pintar os suportes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pZdFtZO_3eI[/youtube]

Espere secar as peças completamente.

Após a secagem fixe os suportes em todos os furos com os parafusos e as arruelas. Procure comprar ou escolher parafusos curtos, assim não fica sobrando muito para o lado de dentro da peça e você não corre o risco de se machucar.

Esse tipo de suporte serve para ser colocado no canto da mesa. Ela se encaixa e fica presa com a parte de cima e de baixo pelo suporte. E está pronto para colocar o que quiser dentro, canetas, clipes, pequenos vasinhos de cactos.

Viu o que dá pra fazer com pouca coisa e que seriam jogadas no lixo? Reaproveite os materiais recicláveis, use a criatividade e decore a sua casa com peças únicas e confeccionadas por você mesmo. Você ajuda a natureza e pode ainda transformar isso em um negócio que renda uma grana extra no fim do mês.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *