Artesanato em Papelão

O papelão é um dos materiais mais versáteis para artesanato e pode ser usado para fazer uma grande variedade de peças. Então se você fica se perguntando o que fazer com as caixas dos produtos que você compra e que se acumulam pela sua casa confira esses tutoriais abaixo. Nada como encontrar uma fonte de renda extra e ajudar o meio ambiente reciclando essas peças.

Tutorial de Como Fazer Urso de Papelão

Materiais Necessários

  • Cola em bastão
  • Tesoura
  • Caixa de papelão quadrada
  • Tinta preta
  • Pincel
  • Papel branco

Como Fazer

Passo 1 – Comece cortando os pedaços de papel branco que deverão então ser usados para envolver a caixa de papelão.

Passo 2 – As patas do seu urso devem ser feitas cortando pedaços de papel em forma de retângulo com as pontas arredondadas.

Passo 3 – Os pedaços de papel que foram cortados para fazer as patas devem ser pintados de preto.

Passo 4 – Com a tinta preta você deverá desenhar o rosto na caixa. As patas deverão se coladas por baixa da caixa. E o seu urso de papelão estará pronto.

http://www.bolsademulher.com/sites/www.bolsademulher.com/files/artesanato/imagecache/completa/caixa-de-urso-de-papel-08.jpg

Tutorial de Como Fazer Animais de Papelão

Materiais Necessários

Como Fazer

Passo 1 – O primeiro passo é imprimir os moldes e recortá-los para que possam ser contornados em cima do papelão fino. Para isso o lápis e faça o traçado da silhueta do animal no papelão. Será necessário traçar duas vezes a parte do molde que parece com a letra U. Então teremos um corpo e duas letras U.

Passo 2 – Com as figuras devidamente traçadas chegará o momento de recortá-las do papelão.

Passo 3 – Para que as suas peças artesanais fiquem ainda mais bonitas é interessante pintar as peças. Use tinta da cor que desejar.

Passo 4 – O tubo de papelão deverá ser pintado com a mesma cor que você usou nas peças do molde.

Passo 5 – Espere que a pintura das suas peças esteja seca e então use uma caneta preta para desenhar o rosto. Outra forma de deixar as suas peças mais lúdicas é fazer bolinhas pelo corpo do animal e pintar a área das suas patas. Seja criativo.

Passo 6 – Usando o estilete você deverá faze dois cortes paralelos no tubo depois que ele estiver com a tinta seca.

http://www.bolsademulher.com/sites/www.bolsademulher.com/files/artesanato/imagecache/completa/IMG_8933.JPG

Passo 7 – Também será necessário fazer um pequeno corte na borda do tubo. Observe que esses cortes deverão ser feitos do lado oposto em que foram feitos os cortes anteriores.

Passo 8 – Encaixe uma das peças de papel cartão numa das bordas do tubo que foi cortada. Você deverá começar encaixando a cabeça e coloque então no corte feito na borda do tubo. Nos demais cortes você deverá encaixar as patas.

Passo 9 – Com a tesoura você deverá cortar um pedaço do tecido de feltro para usar em cima do animal que você fez lhe dando mais charme.

http://www.bolsademulher.com/sites/www.bolsademulher.com/files/artesanato/imagecache/primera/IMG_9296.JPG

Tutorial de Como Fazer Luminária de Papelão

Se você deseja transformar o papelão que está sobrando em sua casa em algo mais interessante e útil vale a pena conferir o vídeo que selecionamos em que você pode aprender a como fazer uma luminária com esse material.

Tutorial de Como Fazer Enfeites de Papelão Para Festa Infantil

Materiais Necessários

Como Fazer

Passo 1 – O primeiro passo é imprimir o molde e recortar o seu contorno.

Passo 2 – Posicione o molde que você cortou em cima do papelão e com o estilete corte a forma.

Passo 3 – Com a forma recortada no papelão você deverá pintar com as tintas do jeito que desejar.

Passo 4 – Faça quantas peças achar necessário e para que fique mais alegre pinte cada com uma cor.

Passo 5 – O passo seguinte é pegar as formas que você decorou e costurar umas nas outras.

Passo 6 – No final você terá um belo enfeite feito com as peças decoradas a mão.

http://www.bolsademulher.com/sites/www.bolsademulher.com/files/artesanato/imagecache/completa/IMG_0015.JPG

Tutorial de Bolsa de Papelão

Materiais Necessários

  • Papelão 100
  • Tesoura
  • Clipes
  • Fecho imantado
  • Manta acrílica
  • Cola de contato
  • Tecidos

Como Fazer

Confira a seguir um vídeo em que é explicado o passo a passo de como fazer a sua bolsa de papelão. Uma peça que você poderá fazer para vender tendo um bom lucro.

Tutorial de Como Fazer Caixa de Papelão com Enfeite de Papel

Materiais Necessários

  • 1 caixa de papelão
  • Papel-toalha
  • Tintura acrílica
  • Cola branca de madeira
  • Flores secas e o que você quiser para enfeitar
  • Tintura “de dedo” dourada

Como Fazer

Passo 1 – Comece colando o papel-toalha na sua caixa usando um pincel largo, o papel deve ser colado a partir das bordas para o centro. Vá arrumando para que não enrugue ou dê pequenas beliscadas. Se quiser você pode contar com o auxílio de palitinhos de madeira posicionados entre a caixa e o papel.

Passo 2 – Espere que a cola seque antes de prosseguir. Quando a cola estiver bem seca você poderá começar a pintar. Dê várias mãos de tinta para que fique boa a sua caixa e deixe que seque de novo.

Passo 3 – Em seguida você deverá molhar o seu dedo na tinta dourada e com ele fazer a pintura da sua caixa. Ao fazer isso você conseguirá pintar as rugas de maneira a criar um efeito com estilo no seu artesanato.

Passo 4 – Na sequência você deverá colar o enfeite que desejar num dos cantos da sua caixa. Para que a sua caixa fique ainda mais interessante vale a pena encapá-la por dentro. O acabamento é a chave para que a sua caixa fique com cara de caixa comprada em loja.

O papelão é um material que permite uma grande variedade de usos e gera diversos tipos de resultados interessantes. Então que tal colocar a sua imaginação para funcionar e fazer peças incríveis que podem ainda gerar uma fonte de renda extra para você? A grande dica é ser criativo para ter bastante variedade nas suas peças conquistando dessa maneira uma grande cartela de clientes. O artesanato pode te ajudar a ter uma boa renda familiar.

 

As matérias primas utilizadas para se fabricar um bonito artesanato, costumam ser as mais diversas possíveis e ainda acabam sendo ecologicamente corretas, como é o caso das garrafas pets, de onde são feitas cadeiras, camas e até casas, lacres de lata de alumínio, tampas de garrafas e muitos outros materiais diferentes.

Um dos materiais em uso para o artesanato é o papelão, que além de se transformar em peças criativas e belas, ainda desobstrui os lixões e conseqüentemente os bueiros, principalmente os das grandes cidades, evitando assim as enchentes que causam tantos transtornos.

A partir do papelão descartado, os artesãos confeccionam peças de decoração com uma imensa riqueza de detalhes, inclusive reproduções idênticas de repartições comerciais, contendo balcões, mesas, cadeiras, tudo em tamanho reduzido.

Uma forma bastante original de se usar o papelão na fabricação de artesanato é feita utilizando tubos de papelão, cola e tinta. Os tubos são cortados em tamanhos iguais, com pouca sobra do tamanho de uma garrafa, usa-se cola branca para grudar um ao outro, de acordo com o espaço que você tem disponível, passa-se um papelão grosso por cima e por baixo dos tubos, formando uma caixa, só depois arrematar com a tinta da cor preferida, e colocar tudo acoplado em lugar fresco, de forma que se transformem em uma adega. O resultado é bastante interessante e além da economia, fica tudo bem organizado.

Para as crianças o papelão pode ser uma fonte de brincadeira e diversão, quando através da criatividade artesanal, cones de papel são transformados em divertidos bonecos.

Outra dica bem legal é transformar simples caixas de papel em um porta objetos decorados, que pode render um bom dinheiro ou se transformar num lindo mimo para alguém especial, além de ser simples de fazer.

Você só vai precisar de uma caixa de papelão, do tamanho que quiser, cola, folhas de papel-toalha, tinta acrílica e também tinta dourada ou prateada, sem esquecer os enfeites, que podem ser flores, folhas ou outros do seu gosto. Para fazer a caixa, basta envolver as duas partes dela com o papel toalha, e ir passando cola para grudar, mas não o deixe certinho, deixe bem enrugado, assim a caixa fica com aparência mais bonita.

Logo após de seca, passe a tinta acrílica por toda ela, quando secar, pincele a tinta dourada ou prateada, aquela que combinar mais com a primeira cor que você passou. As flores ou enfeites que você separou, cole no canto superior direito ou esquerdo da caixa, só não se esqueça de forrar a caixa por dentro, o acabamento do artesanato é sempre muito importante e valorizado.

Pronto, você já pode ganhar dinheiro com alguma dessas ideias e aumentar sua renda ou ainda dar de presente a alguém.


Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *