Como Fazer Garrafas de Vidro Coloridas

Veja como é fácil reutilizar garrafas de vidro deixando-as coloridas e perfeitas para a decoração da casa. É um modo de incrementar o ambiente com mais cor e muito estilo. Veja o passo a passo!

Você poderá usar garrafas de vidro de qualquer forma, aliás, quantos mais formas forem misturadas, mas legal ficará a decoração. O material reutilizado poderá servir somente para enfeitar sem nenhum outro acessório junto ou também como vaso de plantas. Procure usar cores que combine com a decoração da sua casa.

Anote Todos os Materiais que serão Necessários para fazer Garrafas de Vidro Coloridas

  • Você vai precisar de qualquer garrafa de vidro desde que seja transparente. Lave-a bem e também seque-a completamente.
  • A tinta que servirá para fazer as garrafas de vidro coloridas é a esmalte acrílica, de preferência à base de óleo. Escolha a cor ou as cores que você gosta mais e que combina com a sua decoração.
  • Será necessário uma seringa sem agulha, mas limpa ou nova.
  • Você também vai precisar de uma caixa de papelão para colocar as garrafas enquanto elas estiverem escorrendo.
  • Um recipiente para colocar a tinta e dissolvê-la na água, como manda a instrução da embalagem do produto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=l2H7E4X2cyw[/youtube]

Passo a Passo para fazer Garrafas de Vidro Coloridas

  1. Coloque a tinta dentro do recipiente e prepare-a como manda a instrução.
  2. Depois usando a seringa pegue a tinta dentro do recipiente, não encha muito.
  3. Com uma das mãos segure a garrafa e com a outra coloque a tinta que está dentro da seringa devagar e com cuidado, dentro da garrafa. Você precisa ter muito cuidado para não deixar a tinta sujar a parte externa.
  4. Depois com as duas mãos, vá girando lentamente a garrafa de forma que a tinta se espalhe em toda o vidro. A tinta tem que cobrir toda a parte interior da garrafa.
  5. Feito isso, coloque a garrafa pronta de cabeça para baixo em cima do papelão. Caso a tinta que você colocou não tenha sido o suficiente, coloque um pouco mais e espalhe bem.
  6. Normalmente, a garrafa levará de 1 a 2 dias para secar completamente, antes disso nem pense em usá-la.
  7. Você também pode brincar e fazer a garrafa colocando mais de uma cor e misturando com o movimento.

Para Pinturas de Garrafa na Parte Externa você pode usar outros Materiais. Veja!

  • Tinta Verniz Vitral que deve ser à base de água, uma das marcas mais usadas e que é de boa qualidade é da Acrilex. Escolha a sua ou as suas cores preferidas. Essa tinta tem uma boa cobertura e a secagem também é rápida.
  • Thinner, dependendo da quantidade de vidros que você irá pintar compre logo um litro e não tente substituí-lo pela água raz, porque ela não limpa tão bem e depois deixa um cheiro não muito agradável. Se quiser diminuir na quantidade de thinner aumente a quantidade de pincéis.
  • Os pincéis: você vai precisar do número 185 de espessura 25,4. É muito importante que além da medida certa, eles sejam muito macios. Caso você não encontre desse número, explique para o vendedor para que será necessário o pincel e ele com certeza, saberá fazer a indicação de substituição correta. Diga que é para um acabamento de pintura delicado. Não economize escolhendo um pincel mais barato, é melhor gastar um pouco mais e ter um trabalho bem feito com bom acabamento. O pincel ajuda a deixar a pintura lisinha. 
  • O lugar onde ficarão os vidros depois de pintados: não cometa o erro de só depois que pintar o primeiro vidro de procurar onde colocá-los para secar. Essa é daquelas etapas que devem vir antes. Prepara em um lugar arejado, no chão, forre com plástico e jornais, para não sujar o piso. Se você puder colocar jornal embaixo e plástico em cima, melhor ainda. Proteja bem todo o lugar onde você irá trabalhar, no caso a mesa, o mais indicado e também onde deixar os potes para que eles sequem. O plástico pode ser até mesmo um de lixo aberto.
  • Não trabalhe sem luvas. Você pode comprá-las em lojas que vendem artigos de pintura. Usá-las é uma boa maneira de economizar tempo. Essa tinta depois para sair das suas mãos levará horas e você terá que usar o thinner para fazer a limpeza, que não é o máximo como cheiro e muito menos para ressecar as suas mãos. É melhor prevenir do que remediar.
  • Tenha vasilhas apropriadas para colocar tanto as tintas quanto o thinner. Não tente trabalhar com os produtos dentro da embalagem, dificulta na hora de usar.

Veja como Fazer Garrafas de Vidro Coloridas!

É muito simples, você vai fazer uma pintura como outra qualquer. No caso a tinta recomendada tem uma boa tonalidade e o acabamento é brilhante. O melhor, para obter um bom resultado é fazer a primeira camada fina, cobrindo tudo e a segunda, para dar o acabamento lisinho e cremoso da tinta.

Entre a primeira demão e a segunda o tempo de espera tem que ser de no mínimo 20 minutos, o ideal mesmo são 30.

Antes de usar a sua garrafa preferida, faça um teste, passe a tinta em outra garrafa para determinar o quanto de tinta você irá usar no pincel em cada uma demão.

Para ter um efeito ainda mais bonito da pintura, depois de seca as suas garrafas, deixe passar pelo menos 24 horas, embrulhe-as com jornal e coloque dentro de uma sacola plástica, deixe mais um dia e retire. O calor formado dentro dará um efeito ainda mais bonito para sua pintura.

Se além de pintar o vidro você quiser decorar por cima, não faça isso logo em seguida, espere passar pelo menos 48 horas da primeira pintura e só depois faça a decoração. Não tem pressa, um bom resultado depende sempre de que demão de tinta passada anteriormente esteja bem seca.

Viu como é fácil colorir garrafas de vidro! É sempre uma boa maneira de ter um objeto único feito por você e ainda por cima, reutilizando um material.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola! Estou pesquisando como pintar garrafas de vidro e potes de vidro, pois vou dar um curso para pessoas de Terceira idade, elas querem aprender e se distrair, funciona numa igreja.
    Lindo trabalho, preciso aprender pra depois ensinar.
    Obrigada, Romy

    Romy 12 de Abril de 2014 1:22 Responder
  • Amei muito bem explicado, detalhado ótimo obrigada por compartilhar
    !

    FÁTIMA 3 de setembro de 2014 16:36 Responder
  • Amei muito bem explicado, detalhado ótimo obrigada por compartilhar
    !Nome :Fátima, 59 anos, amo artes, gosto de fazer para presentear…
    Amei saber como pintar, customiza garrafas de uma forma tão bem explicada, detalhada…Obrigada por compartilhar

    FÁTIMA 3 de setembro de 2014 16:47 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *