Técnica Para Pintar Taças de Vidro

A arte é algo que nos surpreende a cada dia. Diversas formas de se criar coisas novas envolvendo várias técnicas artísticas vêm se desenvolvendo a cada novo dia, mas as que já eram antigas também estão voltando com tudo. O método para pintar taças de vidro é um desses últimos casos. Não existe nada de inédito em pintar materiais de vidro, mas mesmo assim é sempre bom dar aquela repaginada geral nos copos da cozinha para que eles fiquem bem divertidos. Neste artigo, vamos aprender como usar a técnica clássica para pintar taças de vidro.

Uma Introdução…

Antes de começar a se empolgar com a arte nos vidros, é preciso conhecer tudo sobre eles e principalmente como eles podem ser pintados. O vidro possui algumas características importantes como as cerâmicas e os azulejos que também não poem ser pintados com qualquer tipo de tinta. Esses materiais são peças impermeáveis e não possuem poros. Por causa disso, o vidro não pode ser ornamentado com tintas comuns que são consideradas de fixação a frio e que se encontram apenas na superfície da peça.

Taças Pintadas

Taças Pintadas

O que Usar para Pintar?

Nos vidros, as tintas que deverão ser utilizadas para a técnica são as de fixação a quente. Elas irão direto para o forno e ao sair de lá, elas acabam se fundindo com a peça de vidro. Isso tudo por causa do processo de queima entre as superfícies. Segundo a especialista Cristina Bottallo: “Em geral as tintas para esses materiais queimam apenas em fornos especiais, a mais de 500 graus (no caso dos vidro), 700 graus (para as porcelanas) e até 1000 graus (para as cerâmicas). A tinta que eu uso e recomendo é a Decorfix 150, da marca Corfix. Essa é uma linha de tintas acrílicas para vidros, porcelanas e cerâmicas, apresentada nos acabamentos fosco, brilhante e metálico”.

Atualmente no mercado, existem tintas um pouco mais práticas para a técnica de pintura em vidros. Elas podem se fixar mais rapidamente em fornos convencionais, aqueles que você tem na sua cozinha. Elas conseguem fundir a uma temperatura bem mais baixa, em torno de uns 150 graus. Lembrando que essas tintas novas não possuem uma resistência 100% e será preciso lava-las à mão e com muito cuidado para que elas não descasquem. Também é muito importante lembrar que tais tintas devem ser utilizada para fazer pequenos detalhes em uma peça de vidro, em lugares onde não colocamos os alimentos ou a própria bebida, no caso das taças. Por isso, evite pinta-las por dentro.

Imagem de Amostra do You Tube

Antes da Pintura

É preciso ter em mente que alguns processos pré-pintura são essenciais. Para começar, é preciso limpar bem a peça. Se ela estiver com aquelas partículas de poeira bem pequenas, a sua pintura poderá criar bolhas e isso não é nada legal para o design da peça de vidro. Lave a taça ou o copo muito bem lavado com detergente e água em abundância  Depois, se necessário ( e é claro que será), use álcool para eliminar pequenas partículas de sujeira. Lembrando que restos de gordura também prejudicam a aderência da tinta na taça.

Uma outra dica superimportante é esperar no máximo vinte e quatro horas para levar a peça já pintada para o processo de queima, a fim de fazer a tinta fundir. É natural que alguns solventes presentes na tinta evaporem assim que e a pintura for feita e por isso, ela não pode ser levada para o forno enquanto essa evaporação ainda está ocorrendo, pelo bem da sua arte! Lembrando que a queima deverá ser feita em forno a gás ou elétrico, deixando o processo ocorrer por no máximo 35 minutos.

Como Fazer?

Chegou a hora! Confira como pintar as taças de vidro da forma mais correta possível, respeitando todas as dicas anteriormente dadas. Preste muita atenção na tinta que você irá usar e não faça feio!

Materiais necessários:

  • Taças de vidro (copos ou o que desejar pintar)
  • Palitos de madeira para churrasco, daqueles bem simples que se encontram em qualquer papelaria
  • Pratinho de papel que pode ser pequeno ou grande. Depende da quantidade de tinta a ser utilizada e da variação de cores para fazer a pintura.
  • Tinta vitral nas cores que você desejar

Passo a Passo

1. Utilizar os palitos de madeira para começar a molhar a tinta (que deverá ser disposta no prato de papel em pequenas gotinhas, somente com o intuito de usar uma pequena quantidade para realizar o design da pintura desejado). Faça pequenos pontos na taç, de forma que eles fiquem mais ou menos separados por uma mesma distância.

Belíssimas

Belíssimas

2. Pinte um redemoinho conforme for fazendo as bolinhas, de forma que o mesmo não fique muito largo. As ondinhas deverão atingir o outro lado da taça. Use inúmeras cores para fazer os pontinhos bem coloridos e deixar o redemoinho repleto de tons diferentes. É importante seguir sempre a trilha em que o redemoinho se iniciou também com as outras cores.

3. Lembre-se de sempre combinar as cores de forma que a sua arte fique harmônica. Uma ideia é usar os tons em azul, aqua ( azul um pouco mais claro, parecido com a cor piscina), roxo e rosa.

Imagem de Amostra do You Tube

4. Para continuar decorando a sua taça de vidro, pinte a haste de uma cor que desejar e que combina com as outras já pintadas na taça. O apoio também poderá ser ornamentado com outras bolinhas mais próximas, para que elas não fiquem muito espaçadas e a sua arte fique um tanto quanto estranha. Procure fazer os pontinhos bem coloridos no apoio também. Não será um problema repetir as mesmas cores do redemoinho.

Recomendações

Utilizando as técnicas artísticas e o passo a passo aqui do Cultura Mix, você pode aprender a reciclar vidros de conservas e especiarias. Assim, esses vidros que iriam direto para o lixo terão uma grande utilidade e poderão ser usados para chamar os convidados e fazer aquela festinha.

Para que a tinta e a sua taça durem, é recomendado que as mesmas sejam lavadas à mão e imediatamente após o uso.

Dúvidas? Confira oi vídeo abaixo:

Imagem de Amostra do You Tube

3 comentários

  1. GOSTO MUITO DE DECORACAO,ADOREI AS PINTURAS DENTRO DO VIDRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>