Tecido para Pano de Prato

Um pano de prato pintado por você mesmo pode ficar muito mais bonito do que aquele comprado pronto na loja. Se você tiver um bom tecido para pano de prato e um desenho bacana, a técnica é fácil e rápida. Aliás, é importante ressaltar que a tinta deve ser comprada, pensando exatamente no tecido que será usado, é um fator fundamental para que o trabalho dê certo.

Vamos Falar De Tecido Para Pano De Prato

Nem todo tecido serve para enxugar prato e nem todo tecido serve para pintar. O tecido para pano de prato mais popular e eficiente para as duas coisas, enxugar e pintar, é aquele de algodão. As fibras desse tecido ajudam na melhor absorção da tinta. Depois de pronto, a sua segunda vantagem é que enxuga bem as louças.

Tinta E Pincel Para Tecido Para Pano De Prato

O sucesso do seu pano de prato pintado é a escolha da tinta. Para começar precisa ser um produto de qualidade e que resista bem a água. Além disso, pense na cor de forma prática, levando em consideração como será usado o pano de prato.

Dê preferência sempre as tintas acrílicas, mesmo quando encontrar marcas especializadas em tintura de tecido, esse produto é mais eficiente.

Não vão falta opções de cores, independentemente da tinta escolhida e não esqueça que ela deve ser para o tecido para pano de prato escolhido por você.

Falando um pouco sobre pincéis, eles devem ser pensados de acordo com o desenho que será feito. Se precisar, por exemplo, de um contorno muito delicado, o ideal é ter um pincel bem fino, assim como para alguns casos é necessário ter aqueles com as extremidades achatadas. Esse tipo de pincel é ótimo para fazer o contorno com mais precisão.

Quando o desenho tem um grande espaço para ser pintado, aposte nos pincéis grossos e chatos para facilitar o trabalho. Para acabamento, aqueles com a ponta redonda são melhores.

Molde Para Pintar Pano De Prato

O molde, facilmente encontrado em lojas especializadas em materiais para artesanato, são ótimos para fazer um trabalho bonito e certinho. É uma indicação para quem não tem a mão firme e costuma não conseguir fazer as linhas de contorno.

Dicas Para Iniciantes De Pintura

Se você tem um tecido para pano de prato bem legal, já cortou para fazer várias unidades, mas ele é branco e seria legal pintá-lo, veja as dicas para quem está começando no “mundo da pintura de tecidos”.

Uma dica para quem não tem “mão firme” para pintura:

  • Coloque cola permanente em uma tábua de MDF e espalhe de modo que fique uniforme. Use uma espátula ou pincel para fazê-lo. Espere 15 minutos para secar e quando estiver colando somente no dedo, pode ser usada.

Agora é hora de escolher o que será pintado:

  • Use um molde, é essencial para quem está começando.

  • Pegue o tecido para pano de prato e coloque sobre o papel com o desenho, que deve estar bem marcado para que com o lápis, de preferência 6B dará para riscá-lo. Uma segunda opção é fazer a passagem do molde par ao tecido para pano de prato usando um carbono.

  • Para o desenho ficar centralizado, use uma régua para marcar exatamente onde ele deverá ser pintado.

Se você nunca pintou um tecido para pano de prato antes, então, para não se complicar, comece com desenhos fáceis, como frutas, por exemplo. A boa pintura vem com o tempo, é o treino e as tentativas que farão você melhorar.

Na hora que for tirar o pano de prato da tábua, faça isso com cuidado para não danificar o que foi pintado. Deixe o tecido para pano de prato pendurado para secar.

Algumas Dicas Para Pintura Em Tecido

Sobre as cores básicas, as principais são: preto, branco, amarelo, vermelho, lilás, marrom, violeta, rosa, verde e azul. Claro que existem várias tonalidades e outras cores. Mas, para começar, basta escolher 4 a 5 cores e pronto.

A tinta certa para o tipo de tecido para pano de prato ideal, sim, é essencial. Porém, também é importante que os pincéis sejam adequados. Veja quais podem ser necessários para realizar a pintura!

  • Para preencher: pincel de formato chato.
  • Para preencher e também fazer contornos: pincel de formato redondo.
  • Para fazer detalhes: pincel língua de gato.
  • Para fazer sombreamento: pincel chato chanfrado.
  • Para fazer detalhes: pincel formato leque.
  • Para fazer detalhes delicados e contornos: pincel formato faca.

Importante sobre pincéis:

O ideal seria ter um pincel para cada cor de tinta, mas caso isso não seja possível, é muito importante lavar muito bem antes de usá-lo com uma segunda cor. Se você não lava bem o pincel antes de usá-lo com outra cor, corre o risco de alterar a tonalidade.

Caso você não tenha um pincel para cada uma das cores, pinte primeiro tudo com uma tinta, lave bem o pincel e parta para segunda e faça o mesmo se ainda tiver outra e outra.

O ideal é ter para limpar os pincéis um “tanquinho”, que possui frisos na parte de baixo e ajuda na hora de retirar toda a sujeira.

Um pincel antes de ser usado novamente depois da lavagem deve ser bem seco. Caso aquele metal onde ficam as cerdas tenha resto de água, a água poderá escorrer bem no meio da pintura e manchar o trabalho que você está fazendo.

Uma última dica para quem é marinheiro de primeira viagem na hora de fazer pintura em tecido para pano de prato. Nunca coloque o pincel dentro do pote para tirar a tinta. A tinta deverá ser colocada em uma bandeja ou na tampa do potinho. Só dessa forma que você consegue pegar a quantidade certa de tinta, evitando borrar o trabalho.

Antes de pintar tecido para pano de prato, certifique-se de que ele está bem lavado. Principalmente, quando é branco. Se tiver que clarear faça antes de dar início a pintura e não esqueça de retirar bem os resíduos de sabão e do produto que foi usado para clarear.

A pintura em pano de prato além de belíssima traz muita alegria e originalidade a ambientes como cozinha, espaço gourmet e clubes de condomínios.
Em pinturas, bordados, apliques de rendas, chita e fuxico, os panos de prato personalizados podem receber figuras como, legumes, cozinheiro, frutas, baianas, bule, xícaras, galinha da angola. Na hora de escolher qual tecido usar para fazer seu pano de prato, o mais indicado é o tipo sacaria, facilmente encontrado em armarinhos e lojas de aviamento e tecidos. Na região da capital paulista, nos bairros do Brás e Bresser, há diversas lojas especializadas em peças para cama, mesa e banho. Alguns exemplos:

  • Copatex

http://www.copatex.com.br/loja
televendas@copatex.com.br

  • Sacaria RDC

http://www.rdccomercial.com.br
rdc@rdccomercial.com.br

  • Estamil Textil capa

http://www.estamil.com.br
textil@estamil.com.br

  • Flanela Ximbica capa

http://www.flanelaximbica.com.br
comercial@flanelaximbica.com.br

  • SACARIA THOMAZ

sacariathomaz@superig.com.br

  • SACARIA DA NINA (11) 2292-4375
  • SACARIA GABI (11) 2692-3709
  • Estrela do Sul

trabalham com sacos, panos, toalhas, aventais, jogos.
(11) 292-5543

  • SACARIA IVANETE

sacariaivanete@ig.com.br

  • SACARIA COMARCA capa

comarca@ig.com.br

  • SACARIA AQUÁRIO

Sacarias – Panos de Prato – Sacos Alvejados (11) 2695-4851


Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


    Artigos populares

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *