Como Pintar Usando Alvejante

Aposto que muitos de nós já fomos premiados com manchas diversas de alvejantes em roupas, especialmente aquelas que mais gostamos, que são quase como se fossem peças de estimação. O que muitos não sabem é que o alvejante também pode ser usado para pintar roupas.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=INJCwtIGol8[/youtube]

Como Pintar Com Alvejante

Para quem não sabe, alvejante ou água sanitária é aquele produto de limpeza popularmente conhecido como Qboa (que é uma marca) e tem como principal objetivo alvejar as roupas, ou seja, deixá-los com aspecto mais branco e limpo. Além disso, esse produto ainda é usado na limpeza e na desinfecção de ambientes, como banheiros e cozinhas, já que é capaz de eliminar grande parte dos germes e bactérias.

O problema é que o alvejante, quando não usado somente em roupas brancas, pode manchar e colocar a perder as peças coloridas, e, para isso, não tem salvação, é perda total.

Mas aqui vamos ensinar a usar o alvejante de maneira consciente e criativa, transformando peças simples e sem graça em verdadeiras obras de arte. Para aprender a mudar suas roupas, veja as dicas abaixo.

Aprenda a Pintar Usando Alvejante

As técnicas que customizam peças de roupas são excelentes alternativas para renovar o armário e deixar aquelas peças que já foram bastante usadas com cara nova e tirá-las do fundo do armário. Uma forma simplificada de proporcionar uma cara nova à peça velha é por meio da arte.

A técnica usada nesse caso é bastante simples e, para isso, basta utilizar a criatividade para ter uma camiseta ou blusa descolada e personalizada. Para isso somente é preciso ter em mãos: uma blusa ou camiseta de coloração escura, preferencialmente usada, alvejante, pedaço de papelão, um borrifador, lápis, papel e estilete ou tesoura.

Passo a Passo

A primeira coisa a se fazer é por um tanto de alvejante diretamente no borrifador, completando com a mesma quantia de água limpa. Tome bastante cuidado ao manipular o material, já que o mesmo causa manchas nos tecidos. Portanto, deixe um lugar para confeccionar esse tipo de artesanato e não se esqueça de usar luvas.

  • A forma de confecção da camisa é bastante fácil de ser feita.
  • Depois de ter escolhido a camiseta de cor escura, recorte um pedaço do papelão em formato de retângulo para fazer a forração, para impedir que o alvejante passe para o lado de baixo da camiseta.
  • Assim que você encontrar um desenho para deixar sua camiseta renovada, quer dizer que sua camiseta já pode ser iniciada. Lembrando que o desenho que você escolher deve ser vazado ou com detalhes que possam demonstrar uma maior diferença na gravura.
  • Faça uso do borrifador para espirrar o alvejante sobre a peça de roupa. As gotículas que se espalharão proporcionarão um visual especial à coloração e o mais interessante é que as mesmas não têm uniformidade, assim fica um desenho mais descolado.
  • Para terminar, não deixe que o alvejante aja demais no tecido, para que isso não comprometa a qualidade da roupa e o trabalho efetuado. Então, depois que a peça estiver na coloração requerida, deixe a camiseta dentro de uma bacia com bastante e lave logo depois. Assim que a peça estiver completamente seca ela estará pronta ser usada.

Mais Técnicas de Pintura em Tecido Usando Alvejante

As técnicas de artesanato podem ser usadas livremente e de acordo com a imaginação de cada um, e o alvejante ajuda bastante nesses momentos. Ele pode ser usado para fazer arte não apenas em camisetas, como aquelas que explicamos acima, como também em toalhas, guardanapos e em outras peças.

Materiais Usados

  • Lápis Grafite com ponta de borracha
  • Alvejante
  • Pedaço de tecido para ser usado como rascunho
  • Recipiente

Passo a Passo

  • A primeira coisa a se fazer é colocar um pouco de alvejante dentro do recipiente e, usando a ponta de borracha do lápis, ir marcando o tecido de rascunho com alvejante.
  • Depois que você achar que sua mão está suficientemente firme, já sabe que desenho fazer, pode passar para o tecido permanente.
  • No tecido escolhido, seja ele qual for, procure ter em mente o desenho que vai traçar, sendo que os mais apropriados são aqueles que levam círculos como base, já que a ponta de borracha do lápis é circular.
  • Lembre-se de colocar uma folha de papel no meio do tecido para não borrar a parte debaixo.
  • Os desenhos feitos devem ter mais ou menos a mesma proporção, senão a imagem do todo não ficará muito boa e a peça toda pode se perder.
  • Para que se tenha uma noção melhor de como montar os desenhos das peças, você pode acessar o site abaixo, e assim ver o passo a passo com as respectivas fotos.

http://www.dcoracao.com/2013/05/pintando-com-agua-sanitaria.html

Dica especial: Fique atento, antes de usar o tecido, seja ele camiseta ou pano de copa, lave toda a peça usando água e sabão e, depois, deixe a roupa de molho em água com um pouco de vinagre, para que o desbotamento da peça seja interrompido e assim você tenha uma maior proteção do tecido.

Dando Cara Nova a Seu Jeans

É possível se fazer um jeans ombré com uma peça de roupa colorida ou escura, deixando bastante moderno e lindo e usando, para isso o alvejante. É bem simples e muito prático de ser feito.

Materiais Usados

  • Jeans colorido ou escuro, preferencialmente um short ou saia
  • Estilete
  • Tesoura
  • Alvejante
  • 01 Lixa para pé

Passo a Passo

  • Tome uma peça, no caso em questão, short que tenha um tamanho que você goste, marque e meça usando um giz no lugar onde possa ser cortado. Lembre-se de cortar sempre abaixo do local que foi delimitado.
  • Usando o estilete, bem afiado, faça cortes pequenos e um pouco de desgaste no jeans, usando a lixa para conseguir um desgaste divertido na barra. Repita todo o procedimento até conseguir o resultado pretendido.
  • Molhe totalmente o short na água limpa. E, num recipiente de plástico ponha o alvejante e deixe que fique de molho somente uma partezinha da barra do short. Como a peça estará molhada com o alvejante, o desbotamento vai subir mais, dando o efeito ombré. Tire do alvejante até que a peça obtenha a coloração adequada.
  • Logo que retirar do alvejante, ponha a peça para lavar e remova toda a água sanitária. Não se esqueça de colocar a peça um pouco na água com vinagre para interromper o clareamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *