Como Pintar Jogo De Cozinha

Personalizar os itens de uso domésticos é uma forma de deixar a sua casa com uma cara mais pessoal e aconchegante. Se você adora customizar tudo o que pode no seu lar saiba que isso é possível também no que se refere a jogos de cozinha. A seguir vamos te ensinar um passo a passo bem fácil de fazer em casa e com o qual é possível deixar as suas peças com um visual incrível.

Imagem de Amostra do You Tube

Dicas Para Pintar Jogos De Cozinha

As dicas de pintura em tecido que daremos abaixo são ótimas para quem deseja personalizar um jogo de cozinha composto por pano de fogão, capa para galão de água, puxa-saco tipo bala e passadeira da geladeira. Você pode criar desenhos padrão nas peças de pano do seu jogo de cozinha e assim deixá-las mais coloridas.

No tutorial abaixo vamos te ensinar a como decorar um jogo de cozinha com flores, você pode adaptar as dicas para outros tipos de desenhos decorativos. Tudo depende do que você pretende e deseja. Além disso, se desejar pode pintar outras peças que compõem os jogos de cozinha.

Imagem de Amostra do You Tube

Molde Para Pintar o Jogo De Cozinha Com Flores

Molde Para Pintar o Jogo De Cozinha Com Flores

Molde Para Pintar o Jogo De Cozinha Com Flores

O desenho da imagem pode ser usado como molde para decorar o seu jogo de cozinha. Para isso você deverá marcar o desenho com a ajuda de um lápis nas peças que pretende decorar. Você pode copiar o desenho num papel e em seguida pintá-lo na parte de trás com lápis grafite. Prenda a folha sobre a peça e decalque o desenho contornando-o novamente com o lápis.

Assim você terá o traçado do desenho sobre a peça que vai pintar. Usando uma tinta de cor violeta (ou outra que você prefira) vá pintando do miolo para as pontas das pétalas de forma que as áreas com sombra fiquem bem marcadas. Após isso utilize a tinta branca no sentido oposto, passando da ponta das pétalas para o miolo.

Faça o retoque do branco das pétalas quando a pintura estiver seca. O miolo das suas flores deverá ser feito usando o amarelo ouro, sombreie usando o marrom ou o amarelo limão. Para que seja possível criar uma ideia de pistilos da flor você pode usar a tinta branca dando pequenas batidinhas. Os galhos das flores podem ser feitos usando tinta do tom verde pistache.

Faça o retoque do branco das pétalas

Faça o retoque do branco das pétalas

Usando a Criatividade

Com essas dicas e pintura em tecido é possível criar uma grande variedade de opções decorativas. Para isso basta imaginar o que você deseja pintar, fazer o traço base (como esse do molde), passá-lo para as peças e pintar com as melhores cores. Para que o resultado fique ainda melhor é interessante que você trabalhe com detalhes de luz e sombra criando volume para as formas.

Stêncil

Outra forma de pintar jogo de cozinha (bem interessante para quem acredita não ter habilidade para desenhar e pintar) é usando stêncil. A técnica utiliza um molde vazado, aplica-se tinta spray (ou outro tipo de tinta que possa penetrar pelo vazado) para criar essa forma a partir do molde do stêncil.

Você pode comprar um stêncil pronto numa loja de artigos para artesanato ou mesmo fazer o seu molde vazado. A seguir vamos te dar algumas dicas de como fazer esse molde e pintá-lo para decorar o seu jogo de cozinha.

Como Fazer Stêncil

Materiais Necessários:

  • Base para corte com estilete (isso impede que a mesa que você vai usar acabe sendo machucada pelo estilete, pode ser uma base de madeira)
  • Desenho base (o traço do desenho que você pretende fazer, quanto mais simples for o traço mais fácil será de cortar o stêncil)
  • Papel duro (tipo papel cartão) ou chapa de raio X para cortar formando o stêncil
  • Estilete
  • Tinta spray (você pode escolher outras formas de cortar os seus desenhos)
  • Fita crepe
  • Jogo de cozinha para decorar (essa técnica pode ser usada também para peças sólidas como jogo americano, por exemplo)

Como Fazer

Passo 1

Comece definindo o que você vai desenhar o seu stêncil. Faça o traço básico do desenho numa folha de papel e transfira-o para o papel duro ou a chapa de raio X. Você pode prender com fita crepe o papel do desenho sobre a base do stêncil. Em seguida faça o contorno de maneira que ele fique visível para cortar depois.

Passo 2

Com o estilete iremos vazar o desenho, porém, para que ele fique certo é necessário deixar “pontes” de ligação entre o desenho e o restante da folha ou chapa. Pense que para que seja criado o contorno do desenho é necessário que ele esteja preso a moldura. Então deixe linhas finas entre o desenho e a moldura.

Passo 3

Na hora de pintar com o stêncil existem várias formas de aplicar a tinta sobre o tecido ou superfícies dos jogos de cozinha. A primeira forma (e mais convencional) é aplicar tinta spray. Para isso prenda o stêncil sobre a superfície usando fita crepe e aplique a tinta em spray preenchendo o desenho. Nos casos em que as ligações são finas entre o desenho e a moldura pode ser que nem apareçam.

Outra forma de pintar é usar tintas como acrílica para tecido ou até mesmo aquarela (fique atento para que a superfície aceite aquarela). Para isso basta que você prenda o stêncil com fita crepe sobre a superfície e depois com a ajuda de pincéis comece a pintar com a tinta escolhida.

Você pode aproveitar para criar efeitos de luz e sombra nos seus desenhos. Lembramos que você pode fazer qualquer tipo de desenho vazado no stêncil. Para te ajudar a fazer o desenho desejado procure no Google imagens referências que possam ser úteis.

Renda Extra

Esse trabalho de pintura de jogos de cozinha pode lhe ajudar com uma renda extra, pois muitas pessoas desejam comprar essas peças personalizadas. Quem gosta de trabalhos manuais pode aproveitar para aumentar a sua renda fazendo as peças para vender. Um trabalho que dá lindos resultados e que com certeza fará grande sucesso entre os seus amigos e conhecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>