Como Pintar Camisetas: Criando Estampas

Ter algumas peças no guarda-roupa que temos certeza que mais ninguém tem igual é bem legal e uma dica para conquistar um closet exclusivo é começar a customizar as suas roupas. Pintar camisetas pode ser uma forma bem interessante de começar, pois é relativamente fácil e permite que a sua imaginação flua.

Você pode pintar as suas camisetas da forma que desejar, ou seja, basta ter uma ideia e partir para transformá-la em algo palpável. Confira abaixo algumas dicas de como pintar as suas camisetas e obter excelentes resultados. Os tutoriais são bem fáceis de fazer em casa.

Como Pintar Camisetas: Criando Estampas

Como Pintar Camisetas: Criando Estampas

Tutorial De Como Pintar Camisetas

Escolhendo a Estampa

Quem está começando a customizar peças deve ter o cuidado de escolher desenhos mais fáceis de estampar. Os desenhos considerados mais fácil são aqueles que estão na forma de estêncil. Para quem não conhece o estêncil é muito utilizado no graffiti e para fazer customizações em geral, seja em tecidos ou em capas de caderno, por exemplo.

Atualmente, já é possível encontrar estêncil pronto para vender em lojas de artesanato. Basicamente o estêncil é um desenho feito na sua forma simplificada e com uma única cor chapada. Esses que são vendidos em lojas de artesanato são feitos de um material plástico e cortados para que você possa aplicar a tinta formando o desenho na superfície desejada.

Tutorial De Como Pintar Camisetas

Tutorial De Como Pintar Camisetas

Materiais Necessários

  • Pincéis de vários tamanhos
  • Tinta para tecido
  • Caneta para tecido
  • Camiseta de algodão (Isso é importante, pois as tintas de tecido foram feitas para algodão)
  • Jornais ou revistas velhas
  • Estampa impressa
  • Estilete
  • Tesoura
  • Local para cortar o molde
  • Fita adesiva

Como Fazer

Passo 1 – Preparando o Molde

Para começar você deverá imprimir o desenho da estampa desejada em preto e branco. No caso de você ter escolhido uma imagem muito pequena pode ser necessário editá-la para que ela fique maior na folha. É importante que a versão impressa esteja no tamanho que você deseja que ela fique na camiseta.

Uma impressão no tamanho A4, por exemplo, é perfeita para camisetas femininas baby look no tamanho M, mas também pode ser usada para os tamanhos P e G. No caso de você desejar estampar em outro tamanho é interessante usar uma régua ou uma fita métrica para medir o tamanho da superfície e assim imprimir a ilustração base no tamanho certo.

Uma boa dica também é evitar utilizar o sulfite convencional para imprimir o desenho, pois essas folhas têm pouca resistência e assim pode acabar rasgando. Procure por um papel com maior gramatura, no caso de ter que imprimir o no sulfite mesmo você pode usar um papel cartão ou cartolina embaixo.

Depois disso leve o molde para a base de corte e retire apenas as partes pretas do desenho. Porém, fique atento para não rasgar o trabalho.

Dica – Uma forma de conseguir um corte melhor com o estilete é usar o mesmo inclinado, o papel estará em melhor contato com a lâmina e cortará muito mais facilmente. Para fazer um estêncil com mais detalhes use uma tesoura pequena com ponta, o corte ficará muito mais preciso do que se fosse feito com o estilete.

Passo 2 – Preparando a Camiseta

Para evitar que a parte de trás da camiseta fique manchada no processo você deverá colocar jornais ou folhas de revista por dentro. A ideia é evitar que a tinta usada na frente passe para a parte de trás.

Em seguida posicione o molde na camiseta. Dê um espaço de uns 5 dedos a partir da fola para os desenhos verticais. Para os desenhos horizontais a dica é que a estampa fique posicionada na região do peito, pois senão pode ficar um pouco estranho. Prenda então o molde usando uma fita adesiva para evitar que o mesmo saia do lugar.

Passo 3 – Estampando a Camiseta

Nesse passo vamos pintar a camiseta, para isso você deverá passar tinta nas partes que estão vazadas do molde. Faça isso usando pouca tinta, a primeira camada da pintura deve ser sempre fina. Depois de terminar de pintar a primeira camada deixe secando por uma 1h.

Passe a segunda demão de tinta para corrigir possíveis falhas. Continue fazendo finas camadas.

Se achar que é necessário você pode reforçar o trabalho com uma terceira camada de tinta.

Deixe secando por umas 72h antes de lavar. Lave a peça a mão para remover os vestígios de jornal ou papel e depois é só usar a sua camiseta.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=u2cZEN9nQbM[/youtube]

Tutorial De Como Pintar Camiseta

Materiais Necessários

  • Uma camiseta de qualquer cor
  • Potes de tinta para tecido nas cores desejadas
  • Pincel normal
  • Pedaço de papelão maior que o desenho
  • Pote de água e pano para limpar o pincel opcional

Como Fazer

Passo 1

Comece colocando um pedaço de papelão dentro da camiseta para que a tinta não ultrapasse e atinja a parte de trás da camiseta.

Passo 2

Na área a ser pintada você deverá colocar uma matriz em chapa em cima da camiseta.

Passo 3

Fixe a chapa usando fita crepe para prender as bordas ou então use prendedores de roupa para que fique parada no lugar certo.

Passo 4

Com a ajuda de um pincel você deverá pintar a camiseta sempre cuidando para que a tinta não vaze pelas bordas ou pelos buracos da chapa de metal.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nPHyKpXfgHI[/youtube]

Passo 5

Depois de terminar a primeira mão de tinta espere que ela seque para poder aplicar a 2° mão de tinta.

Passo 6

Deixe secar novamente e depois aplique a 3ª mão de tinta.

Passo 7

Em geral três mãos de tinta são o suficiente, mas se você quiser pode aplicar mais tinta sempre esperando que a mão anterior seque para poder voltar ao desenho.

Passo 8

Depois que estiver tudo pronto e a tinta seca você deverá colocar a peça num lugar arejado. Deixe secando por pelo menos uns dois dias para somente depois lavá-la.

Estampando a Sua Criatividade

Com essas dicas você poderá estampar camisetas para contar com peças únicas e exclusivas. A dica é apostar em desenhos que você goste para que as estampas fiquem mais com a sua cara. Seja criativo e comece agora mesmo a criar as suas peças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *