Como Pintar Camisetas Com Tinta Spray

As camisetas são os coringas de qualquer armário, pois podem ser usadas em qualquer ocasião e com qualquer peça de roupa na parte debaixo. Combinam com calças, bermudas, saias e tudo o mais.

Mas comprar camisetas descoladas, às vezes, fica caro demais e por isso, conseguir fazer uma bonita camiseta em casa acaba sendo uma boa saída para se ter uma peça nova no guarda-roupa sem gastar muito.

A sugestão de hoje é pintar em casa uma camiseta, usando para isso tinta spray, que podem ser dourada ou prateada. No exemplo que vamos dar a seguir a camiseta branca foi pintada com faixas douradas, mas não precisa ser necessariamente pintada desta forma, podendo dar à pintura a imagem que quiser, em círculos, retângulos, pinturas abstratas e outras mais.

Como Pintar Camisetas Com Tinta Spray

Como Pintar Camisetas Com Tinta Spray

O Passo a Passo Da Pintura é Bastante Simples e Prático De Ser Feito, Veja a Seguir:

O Passo a Passo Da Pintura é Bastante Simples e Prático De Ser Feito, Veja a Seguir:

O Passo a Passo Da Pintura é Bastante Simples e Prático De Ser Feito, Veja a Seguir:

Materiais Usados

O material usado nesse passo a passo é fácil de ser encontrado, e talvez você precise adquirir apenas um deles, já que os demais itens geralmente já têm em casa.

  • Uma camiseta branca básica, cujo decote ou comprimento da manga fica a critério de cada um;
  • Uma tinta spray em aerossol, no caso, usamos tinta dourada, mas pode ser da cor preferida de cada um;
  • Um rolo de fita crepe;
  • Algumas folhas de jornal velho;
  • Um pedaço de mais ou menos 40X30 centímetros de cartolina, papelão, ou alguma outra folha bem grossa (ela servirá para impedir que a pintura passe para a parte de dentro da camiseta).

Passo a Passo

  • Primeiro, pegue a sua camiseta que você vai usar para fazer a pintura e passe muito bem a ferro para que ela fique bem lisa e assim, mais fácil de ser usada.
  • Agora coloque a camiseta sobre uma superfície lisa, que pode ser a mesa de casa mesmo, ou algum lugar que possa ser pintado, pois fatalmente algum resíduo de tinta poderá vir sobre ela. Por isso, se for usar a mesa de casa não se esqueça de forrá-la toda com jornal.
  • Pegue o papelão ou cartolina e coloque por dentro da camiseta, somente fazendo isso você evita que a tinta spray passe para o outro lado da camiseta.
  • Agora, que a camiseta já está pronta, pegue a fita crepe e corte diversas tiras, cole-as na camiseta no sentido horizontal, fazendo listras paralelas com espaço de uns três centímetros entre elas. Lembrando que isso é apenas uma sugestão, se você quiser pode fazer em xadrez ou listras transversais, tudo a seu critério.
  • Chegou a hora de iniciar o processo de pintura: pegue o spray na cor escolhida, no caso o dourado, chacoalhe o frasco e passe a tinta somente entre as fitas. Tenha bastante cuidado para não chegar até as laterais, senão a camiseta ficará manchada, e a parte de trás da camiseta também.
  • Observação: Para pessoas que tenham algum tipo de alergia à tinta spray, o mais recomendado é que executem a tarefa em um ambiente bastante ventilado e, além disso, façam uso de máscara, para não sofrerem nenhuma forma de intoxicação.
  • Lembre-se de não retire imediatamente as fitas crepes e nem o papelão do meio da camiseta, logo depois de terminar o processo de pintura, pois é necessário aguardar o tempo de secagem do mesmo. De acordo com os artesão, que estão habituados a fazer esse tipo de pintura, o processo de secagem demora em média, entre duas e três horas. Então, somente de cumprido esse tempo é que se deve retirar a fita crepe e também o papelão do meio da camiseta.
  • Agora sim, você já tem uma camiseta customizada novinha e pronta para ser usada.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PPZ2dpfCK2Y[/youtube]

Caso você tenha gostado da ideia e queira inovar, há diversas formas de fazer pintura de spray em tecido, esta que mencionamos é a mais básica, portanto pode ser feita a qualquer hora e por qualquer um, sem maiores problemas e ainda sem exigir uma maior habilidade artística.

Além dela, sugerimos que você faça moldes diferenciados usando uma cartolina e neles desenhe outras formas para pintar. Estas devem ser em moldes vazados, para deixar passar o desenho, e podem ser: flores, figuras geométricas, caricaturas, caveiras, e outras mais.

O procedimento é o mesmo que o ensinado nesse tutorial, basta somente trocar a fita crepe pelo molde vazado e executar a pintura. Lembre-se de nunca se esquecer de colocar o papelão entre a parte da frente e de trás da camiseta, para não deixar a tinta ultrapassar.

Também não se esqueça do processo de secagem, pois se fizer a retirada do molde do papelão imediatamente após a pintura, colocará em risco todo o trabalho e perderá tempo e ainda a camiseta branca. Outro ponto que deve ser mencionado é que a camiseta branca combina com a tinta dourada, mas pode ser ainda qualquer outra cor de blusa, desde que a cor de tinta escolhida apareça no tecido.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jWH6tIO4hQQ[/youtube]

Portanto, abuse da imaginação e inove no processo de pintura, que tal, por exemplo, pintar uma caveira com tinta prateada numa camiseta preta, seguindo bem o estilo do rock. Ou, quem sabe, o seu nome em uma camiseta colorida. Enfim, as possibilidades são infinitas, fica a critério de cada um executar o procedimento e fazer a camiseta mais transada e diferente.

Esse processo de pintura também pode ser feito em jaquetas e calças jeans, basta seguir o passo a passo e aproveitar para renovar aquela peça que você nem usava mais.

As tintas usadas em tecido podem ser encontradas em lojas de artesanato e armarinhos em geral, e ainda através de sites da internet, que são encontrados através de buscas gerais. Os valores variam de acordo com a cor da tinta e o efeito que ela causa no tecido, já que algumas com efeito em 3D e com glitter, que trazem uma pintura mais bonita e diferenciada.

Agora, é só arregaçar as mangas, escolher as camisetas e partir para a renovação do guarda-roupa, sem perder muito tempo, e muito dinheiro. Aproveite, junte a galera e faça camisetas personalizadas para a turma toda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *