Como Aplicar Tecidos Na Parede – Passo a Passo

Já pensou em decorar as paredes de sua casa de uma maneira totalmente inusitada, pois isso é possível! A técnica usada nesses casos é bastante simples e você precisará apenas de cola e tecido próprio e fará isso sem quebra-quebra ou sujeira e também nem gastará com mão de obra.

Como Aplicar Tecidos Na Parede - Passo a Passo

Como Aplicar Tecidos Na Parede – Passo a Passo

Para usar o tecido na decoração de parede não vai bastar pegar qualquer tecido e sair colando por aí, terá de ser um tecido especial, comprado em lojas de decoração ou ainda aqueles usados em estofamentos, pois são bem mais resistentes e ainda há alguns que são à prova d’água, chamados de Aquablock, impermeabilizados. Com eles as crianças podem rabiscar a parede e você só vai lá, com um paninho úmido e tudo ficará novo, de novo.

Há diversas marcas que vendem tecidos impermeabilizados, sendo que a mais conhecida é da Karsten. Por receberem esse tipo de tratamento eles tendem a durar muito mais que os outros. Mas se achar que estes têm um custo muito elevado pode optar por usar qualquer outro tecido de decoração.

 A Escolha Certa Do Tecido

Se optar por comprar tecidos diretamente nas fábricas poderá encontrar uns preços mais em conta e ainda tecidos diferentes e muito, muito mais novos, coisa que não é possível nas lojas convencionais. Porém, só valerá à pena se for adquirir uma quantidade razoável de tecido, caso contrário é bem capaz deles nem quererem vender.

 A Escolha Certa Do Tecido

A Escolha Certa Do Tecido

Outra coisa que deve ser bem percebida é a escolha da estampa e da cor do tecido, pois você terá a intenção de deixá-lo por um bom tempo na parede. Então, não se prenda tanto às tendências da moda, já que elas vêm e vão e tecido estará em sua parede. Por isso, opte por cores e estampas que combinem com os demais itens da decoração e ainda por cores neutras, para você não ficar cansado de olhar todos os dias para aquela parede.

As Medidas

Antes de sair e comprar o tecido que irá usar na parede ou nas paredes, você deve medir para saber quanto vai precisar deles, e fazer a conta de quanto vai precisar, já que os rolos têm em média 1,40 metros de largura, portanto deverá calcular a altura. Quando for comprar, lembre-se que sempre irá precisar de tecido a mais, no caso, aproximadamente uns 70 centímetros, para fazer o acabamento ou, quem sabe, alguma emenda.

O Processo De Colagem

Claro que o serviço não é fácil e prático de ser feito, já que você estará usando uma grande quantidade de tecido, por isso, não tente fazer isso sozinho e se certifique que terá todos os materiais necessários à mão antes de começar a colagem e isso inclui estilete, cola, escada, rolo e tudo o mais, fique atento.

A cola usada é a de PVC extra, que pode ser adquirida em qualquer loja de material de construção. É como se fosse uma cola branca comum, sendo também bem barata, o que não vem a onerar a sua decoração.

Como acontece com outras técnicas, essa cola também precisar ser diluída em água para que fique mais fácil a sua aplicação, seguindo uma medida de 70 por 30, sendo a maior parte de cola e a menor água. Na hora de aplicar a cola na parede é importante que ela seja feita em faixas horizontais, iniciando pela parte de cima, tomando cuidado para assim que passar já aplicar o tecido, para que não ocorra a secagem e seja removida qualquer bolha de ar.

O processo de colocação do tecido deve ser feito com bastante cuidado e paciência, lembrando-se de deixar cortado as partes que precisam ficar expostas, como rodapés, interruptores e tomadas, sendo que o trabalho se torna mais prático se eles forem desmontados e depois de aplicado o tecido, montados novamente.

Não é possível se iniciar o processo passando cola em toda a extensão da parede e somente depois acrescentando o tecido. É preciso que tudo seja feito por etapas, para não colocar a perder todo o trabalho.

Outro ponto que deve ser levantando é a limpeza da parede. A mesma deve sempre estar bem limpa e seca, para somente depois se iniciar a aplicação do tecido, senão o resultado não será o esperado.

Colagem Do Tecido Na Parede – Passo a Passo

Primeiro passo é medir a parede onde o tecido empregado, para que a compra do tecido seja feita sem que aconteça qualquer desperdício, mas sempre com aquela sobra de segurança que ficou indicada logo acima. Se optar por fazer o trabalho em uma parede lisa, saiba que o resultado será perfeito e o trabalho bem menor. Caso faça a aplicação em uma parede com janela ou porta, tome bastante cuidado com a finalização, para que o tecido colado fique perfeito.

Escolha o tecido adequado com a decoração do cômodo e, se sua casa for escura, use os tons claros para ajudar a iluminar o ambiente. Lembra-se de comprar tecidos lisos. Não resolve adquirir um tecido lindo, mas você não conseguir assentá-lo na parede, por serem lisos ou estiquem demais. Os tecidos mais grossos e firmes são melhores para serem usados na parede, como aqueles usados em estofados.

Geralmente os tecidos de estofados são bem mais baratos e encorpados, o que vem a facilitar bastante a colagem. Tenha cuidado com tecidos estampados, para que na hora da colagem, um desenho bata certinho com o outro, mas caso não tenha bastante habilidade com o processo, opte por aqueles sem desenhos, nem estampas.

Quando for fazer a colagem do tecido, sempre tenha consigo todo o material e também um ajudante, pois o serviço não pode ser feito sozinho. Pois uma pessoa deverá passar a cola na parede, com a ajuda de um rolinho ou de um pincel chato e a outra fará a colagem do tecido. Lembrando que com um litro de cola é possível se trabalhar numa parede de 3 X 3 metros , sem que o material venha a faltar.Lembre-se de fazer a mistura da cola com a água antes de partir para a colagem e o faça em um recipiente à parte, de boca larga, para que seja fácil de se retirar a cola de lá usando o pincel ou o rolinho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito interessante ,estou querendo fazer em minha casa .mas fiquei insegura .olhando o passo a passo.vou criar coragem e fazer.

    Nomemary martins 3 de agosto de 2013 2:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *