Relevo Perolado: Aplicações e Dicas De Artesanato

Planejar um casamento é sempre uma alegria e com certeza o casal deseja tudo o que existe de mais especial para os convites da festa. Uma dica para quem deseja algo elegante e com personalidade é usar o relevo perolado. O efeito fica lindo nos convites e pode ser usado até mesmo como técnica de confeito do bolo.

Saiba mais sobre o relevo perolado e quais são as suas inúmeras utilidades, esse tipo de trabalho fica bem interessante para outras peças e não somente para convites. Vale a pena conferir essa alternativa que pode ser usada de várias formas bem criativas.

Relevo Perolado: Aplicações e Dicas De Artesanato

Relevo Perolado: Aplicações e Dicas De Artesanato

O Relevo Perolado Nos Convites De Casamento

Em geral esse tipo de trabalho gráfico está relacionado a convites de casamento porque já foi largamente utilizado para esse fim. Muitas gráficas oferecem essa opção de acabamento, basicamente os convites são impressos em papel perolado e depois passam pela criação de relevo.

O relevo pode ficar por conta das letras iniciais do nome do casal ou então de uma ilustração criada para a peça. Em cada gráfica esse serviço terá um preço e vale a pena pesquisar para encontrar uma opção de valor mais em conta. Outra opção é usar o verniz perolado por cima do relevo.

Nesse caso o papel é convencional e o efeito perolado é conseguido através do uso de um verniz que cria o visual brilhante. Faça uma pesquisa com a opção do papel perolado e do papel convencional com o verniz para ver o que fica mais em conta.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2dar8AmpG4M[/youtube]

Além Dos Convites

Como já dissemos o relevo perolado pode ser usado para outros fins além dos convites de casamento. Uma dica bem legal é usar esse efeito para criar um painel de fotos, aqueles em que as fotos são presas com a ajuda de imãs. Em geral essas placas magnéticas já têm um efeito de cor perolada, a ideia é criar um relevo.

Você pode procurar por uma opção de peça que já tenha esse relevo pronto ou então desenhar esse relevo por trás da placa. Seja como for o trabalho fica bem interessante e bonito. A criatividade não tem limites, basta ter uma ideia e aproveitar o lindo efeito que o relevo ganha com o perolado.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OVEaxcaa1oc&list=PLMxLIPd4XFdLao1s4dBRJXHgyyG6R_Fso[/youtube]

Tinta Perolada

Uma outra dica bem interessante quando o assunto é a criação de relevo perolado é que existem tintas com esse efeito. Dessa forma você pode dar um acabamento perolado para as mais variadas peças e obter como resultado de relevo com esse belo visual.

Tinta Perolada

Tinta Perolada

Tintas Artesanais e Bases Acrílicas Mercur

Uma dica para quem deseja fazer pinturas com efeito de relevo perolado é conhecer a linha de tintas artesanais da Mercur. A empresa que trabalha com materiais para artesanato com ênfase em tintas conta com as Tintas Relevo Perolada que podem ser encontradas em várias lojas de artesanato e também papelarias.

Essas tintas foram desenvolvidas para serem aplicadas em vários tipos de superfícies como madeira, tecido, EVA, cerâmica e outras. É possível encontrar as seguintes cores com esse efeito: branco, azul, rosa, pérola, lilás e verde.

Tem ainda a opção das Tintas Relevo Metálica que são oferecidas nas cores ouro, chumbo, prata, cobre, azul petróleo e bronze. Essa é uma dica de produto para quem deseja fazer artesanato com relevo perolado e não sabe que tipo de material utilizar.

A seguir elaboramos um tutorial de craquelê perolado que combina relevo com esse efeito lindo de brilho.

Tutorial De Craquelê Perolado

Materiais Necessários

  • Base para Artesanato
  • Tinta Acrílica na cor Terra de Siena Queimada
  • Hidro Vitral nas cores Fumê e Alaranjado
  • Hidro Vitral Base Perolada
  • Max Craquelê Incolor
  • Hidro Laca Brilhante
  • Pincel macio nº 18
  • Lixa nº 220
  • Copo descartável
  • Palito de picolé

Dica – Para fazer o acabamento interno e no fundo das peças você pode usar Hidro Laca Fosca.

Como Fazer

Passo 1

Comece aplicando duas demãos de Base para Artesanato com a ajuda de um pincel macio na peça toda e espere que seque. Depois lixe a peça.

Passo 2

Aplique duas demãos de Tinta Acrilíca Terra de Sinea Queimada na parte de baixo da caixa. Dê o intervalo de secagem entre uma e outra demão.

Passo 3

Em seguida misture cinco partes de Hidro Vitral Base Perolada com uma parte de Hidro Vitral Fumê e mais uma parte de Hidro Vitral Alaranjado. Depois aplique uma demão bem generosa em toda a tampa e espere até que seque.

Passo 4

Depois aplique duas demãos do verniz base do Max Craquelê e dê um intervalo de secagem entre uma e outra demão.

Passo 5

Nesse passo deveremos misturar cinco partes de verniz craquelador com uma parte da mistura de Hidro Vitral Base Perolada que foi feita nos passos anteriores. Aplique então uma demão generosa dessa mistura sobre a tampa como um todo. Aguarde enquanto seca e até que os craquelados comecem a aparecer.

Passo 6

Para finalizar o trabalho aplique uma ou mais demãos de Hidro Laca Brilhante na peça toda.

Tutorial De Como Fazer Guirlanda Perolada

Materiais Necessários

  • Guirlanda de gesso
  • Tinta acrílica fosca creme
  • Tinta acrílica metálica baunilha
  • Lixa para madeira 220
  • Pano macio (limpo e seco)
  • 1 pincel chanfrado
  • Protetores de móveis de silicone

Como Fazer

Passo 1

Com a ajuda de um pedaço pequeno de lixa você deverá retirar as imperfeições da peça de gesso.

Passo 2

Limpe bem a peça usando um pedaço de pano para conseguir remover o excesso de pó.

Passo 3

Usando um pincel chanfrado passe uma demão da tinta fosca creme na superfície toda da peça inclusive na parte de trás. Espere até que seque.

Passo 4

Passe mais duas demãos de tinta metálica baunilha na peça, dê o tempo de intervalo de secagem.

Passo 5

Cole em seguida os protetores de silicone na parte de trás da peça (fique tranquilo que eles são autoadevisos). Cole um na parte inferior e dois nas laterais para evitar que encostem na parede quando você for pendurar.

Dicas

O pincel que tem a ponta chanfrada torna mais fácil a pintura das reintrâncias da peça.

Depois de fazer a aplicação de cada demão de tinta você deve fazer uma verificação se a peça está totalmente pintada, pois as reintrâncias da peça de gesso em geral acabam precisando de retoque.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *