Pintura em Tela com Rendas: Aprenda Como Fazer

A arte pode ser um ótimo passatempo na vida das pessoas que precisam relaxar ou mesmo desejam expressar os seus sentimentos mais profundos. A pintura em tela é uma das formas artísticas mais procuradas em todo o mundo para quem está iniciando nessa incursão pelas artes.

Antes de falarmos sobre como começar o seu trabalho de pintura em tela é importante destacar que todo mundo pode pintar e que não é necessário ser um grande desenhista para começar. Tendo em mente que tudo é possível com alguns pincéis e tintas, vamos à lista de materiais que você vai precisar.

Materiais Necessários para Iniciantes:

  • Telas – Pode ser uma tela profissional grande ou mesmo daquelas pequenas telas vendidas em papelarias, tudo depende do seu objetivo. Dica: No caso de não ter nenhum tipo de experiência, opte por telas menores.
  • Tintas – Podem ser do tipo que você quiser.

Dicas de Tintas:

A Tinta Acrílica é um tipo de tinta opaca, ou seja, não fica transparente, a menos que seja diluída em água. É perfeita para trabalhos que exijam cores mais vivas e uma pintura mais “certinha”, e por ser mais espessa é fácil de controlar.

A Tinta a Óleo é uma das mais utilizadas por pintores profissionais, porém, é difícil de manipular e demora muito tempo para secar. Essa demora tem uma boa vantagem, que é o fato de poder mudar elementos no quadro um bom tempo depois de começar a pintar. Para esse tipo de tinta é interessante fazer algumas aulas de pintura em tela.

A Aquarela também é uma opção para tela, embora não tão comum como as duas primeiras. Aliás, em geral é utilizada para pinturas em papel, pois se trata de uma tinta transparente, que permite efeitos de degrade bastante interessantes e um visual mais suave.

Pincéis:

Na hora de comprar os seus, procure ter pelo menos um fino (0 ou 1), um médio (3, 4, 5 ou 6) e um grande (10 para cima). A escolha dos pincéis também depende do que você deseja pintar, ou seja, se os seus desenhos incluem muitas áreas grandes procure focar nos pincéis maiores, já para pequenos detalhes prefira os mais finos.

É válido observar que existe uma boa variedade de pincéis, cada um feito com um tipo de material. Já que cada tinta se adapta melhor com um deles, informe-se a respeito da tinta que você escolheu e faça compras mais assertivas. Na própria loja em que for comprar os materiais você poderá ter dicas interessantes.

Começando:

Para começar de uma forma mais tranquila é bom fazer um esboço da pintura, ou seja, criar o desenho numa folha. Quando estiver legal, copie-o numa folha de papel vegetal e repasse para o quadro, e somente depois de ter o desenho perfeito comece a pintura. Para se especializar, procure ter aulas de pintura em tela.

Uma tela interessante ajuda a criar uma decoração mais viva para os mais variados ambientes e um estilo que tem conquistado vários adeptos é a pintura com aplicações. Se você gosta de peças artesanais diferenciadas a dica é conferir esse tutorial sobre como fazer pintura em tela com rendas.

Além de ser um ótimo passatempo também pode ser uma boa forma de garantir uma fonte de renda extra. Crie as suas telas e use toda a sua criatividade para dar aquele toque especial com a ajuda das rendas.

Como Fazer Pintura em Tela com Rendas

Esse tutorial consiste na realização da pintura em tela e da posterior aplicação da renda como um emplastro (colado à tela) ou apenas como um molde (quando utilizada junto com spray). Como estamos falando sobre artesanato não existe uma regra estabelecida, o mais importante é que você dê o seu toque especial e faça trabalhos de que goste.

Utilizando a Renda como Emplastro

Antes de qualquer coisa vale ressaltar que emplasto é tudo o que cria volume sobre a tela, ou seja, quando colamos uma renda sobre a tela estamos criando volume e consequentemente um emplastro.

Materiais:

  • Tintas (de preferência acrílica que seca mais rapidamente)
  • Pincéis
  • Rendas (as que você preferir)
  • Tela (do tamanho da sua preferência).
  • Cola de tecido

Como Fazer:

Passo 1

Este é um tutorial bem livre, pois tudo dependerá do que você deseja pintar e representar na sua tela. Por isso o primeiro passo deve ser o planejamento da pintura como um todo. Imagine a composição com as rendas sobrepostas na tela, no caso de ter dificuldades de executar o desenho é interessante fazer um esboço a lápis.

Se você optar por fazer esse esboço deverá fazer a transferência do desenho com a ajuda de um lápis 4B. Basta pintar com esse lápis a parte de trás da folha do esboço e em seguida coloca-la sobre a tela. Contorne novamente o desenho fazendo o repasse.

Passo 2

Com o desenho já sobre a tela é necessário pintar tudo o que será coberto com as tintas. Em alguns casos os artesãos decidem fazer um fundo abstrato com a tinta para apenas aplicar as rendas por cima. Seja como for faça a cobertura com a tinta e espere com paciência que seque.

A Tinta Acrílica Seca bem Rapidamente Então se Escolher essa Tinta não Terá Dificuldades.

Passo 3

Para finalizar a sua tela com rendas, basta colar as peças sobre o fundo da tela. Para fazer a fixação utilize a cola de tecido. Monte a composição como desejar e deixe secar por um tempo. Uma ideia interessante é criar telas abstratas, pois elas ganham um ar mais profundo com a aplicação das rendas.

Utilizando a Renda com o Spray

Nesse caso iremos utilizar a renda apenas para pegar o seu desenho na tela e não a colaremos como no exemplo acima. As rendas mais finas são mais indicadas para essa técnica porque permitem a passagem da tinta spray de forma mais fácil.

Materiais:

  • Tintas para o fundo (você pode fazer com as tintas spray também ou mesmo com tinta acrílica)
  • Pincéis (apenas se for pintar o fundo com tinta acrílica)
  • Tintas Spray (procure as melhores nas lojas de artesanato, a dica é escolher uma que seja mais fácil para você aplicar)
  • Rendas (as que você preferir)

Como Fazer:

Forre o Local em que você Fará a sua Pintura com Jornal para Evitar Criar Manchas.

Passo 1

Antes de colocar a mão na tinta para valer é importante fazer o planejamento da tela, ou seja, pensar em como será a composição e o que você deseja desenhar. É interessante fazer o repasse do desenho como foi ensinado no Passo 1 do tutorial do emplastro. Após estar com o desenho na tela e ter bem claro o que fará nela pode seguir para o passo 2.

Passo 2

Pinte a área da tela que deverá ser coberta com tinta acrílica, você também pode fazer esse fundo com a tinta spray no caso de pensar em fazer apenas um fundo liso. Deixe secar antes de continuar o tutorial.

Passo 3

Após a tinta estar seca chegará a hora de aplicar a textura das rendas a sua tela. Para que dê tudo certo é importante que você seja bem cuidadoso. Fixe a renda no local em deseja aplicar a textura. Uma boa dica é aproveitar os casos em que se deseja aplicar a textura nos cantos da tela para fazer a fixação da mesma fora da tela. Assim você evita de marcar a pintura.

Para fixar a renda no lugar você pode utilizar fita crepe, pois esse tipo de fita solta mais facilmente e não arranca a tinta que está embaixo. Mas, tenha cuidado para não criar uma marca da fita quando for aplicar o spray.

Passo 4

A aplicação do spray deve ser feita com segurança para não arriscar estragar o fundo da tela. Por isso mesmo é importante que se você não tem experiência com esse tipo de tinta treine um pouco antes em outras superfícies. Depois de estar bem seguro quanto a sua habilidade para aplicar o spray comece o trabalho da forma que achar melhor.

 Pintura em Tela com a téc

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7lmKwFY3qJM[/youtube]

Após a aplicação do spray será necessário remover a renda que está por cima da tela. Tenha muito cuidado na hora de fazer essa remoção para evitar borrar a pintura da tinta spray. Solte a fita crepe com cuidado e remova bem lentamente a renda.

O Resultado e Algumas Dicas

O resultado desse trabalho ficará muito bonito e com certeza será fácil conseguir um bom faturamento com as suas telas. As rendas ajudam a dar mais delicadeza a pintura, mas também criam uma intervenção na tinta.

Pintura com giz de cera

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Kg56FVSEIYo[/youtube]

Com criatividade é possível obter telas realmente sensacionais, o mais importante é criar algum tipo de composição com as rendas. Não faça uma interferência somente por fazer, tente pensar em uma tela em que as rendas façam sentido. Quanto mais significado você atribuir a sua pintura com rendas mais valor agregado ela terá.

Coloque os seus pincéis e spray para trabalhar e bom trabalho, pois essa é um técnica bem divertida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Estou fazendo curso de pintura e adorei seus quadros que são lindos. Parabéns e um abraço.

    Vanilda Dórea 17 de agosto de 2012 1:43 Responder
  • q qualdro lindo vc tem uma mao de sorete vcs faz um quadro lindo

    Nomebeatriz 12 de outubro de 2012 17:55 Responder
  • ola bom dia gostei muito eu adoro pintar e um dom de deus meu estilo e pintar paisagens eu desenho e pinto gostaria de mostra meu talento se tudo e arte gosto muito de cantar pagode e um dom eu nao gosta de bebe fumar por esporte pra dar o tempo pra tinta secar amo a pintura.bj

    paulo sergio ferreirap 11 de fevereiro de 2013 16:05 Responder
  • oi adorei a dica da pintura com renda.. tem algum video que mostre a tecnica??
    se tiver agradeço muitoo!!
    obrigada!!
    abraço

    juliana 19 de fevereiro de 2013 21:11 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *