Pátina Provençal: Como Fazer

Sabe aquela sua antiga mesa de jantar ou estante que você adora, mas que está sofrendo com as ações do tempo? Ela pode ganhar vida nova utilizando técnicas de pintura em madeira. Trata-se de uma ótima solução para quem pretende mudar a decoração da casa sem gastar muito, já que os móveis antigos serão reaproveitados.

Uma das técnicas preferidas em mudar a cara dos móveis, é sem dúvidas, a pátina, pintura que pode ser utilizada em todos os tipos de madeira, até mesmo as fórmicas e MDF. O segredo é lixar bem a madeira para receber a pintura.

Existem diversos tipos de pátina. Se você procura um estilo mais elegante, e que combine com os móveis que você tem em casa, uma opção para não errar é apostar na pátina provençal, que possui a cor branca como predominante e mais fácil de ser retocada em caso de erros.

Pátina Provençal: Como Fazer

Prepare os seguintes materiais para fazer a pátina provençal: lixa fina, média e grossa; tinta PVA branca, palha de aço, um pano macio, uma esponja áspera, tintas em dois tons, uma na cor branca e outra na tonalidade desejada, além de pincéis de formato achatado largo, achatado pequeno e redondo.

No Blog Vila do Artesão, foi postado um passo a passo completo que ensina como fazer a Pátina Provençal: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/01/como-fazer-a-patina-provencal-em-seus-moveis-e-objetos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>