Marmorização Em Parede: Como Fazer?

Mudar é sempre o desejo de todo mundo, por isso sempre fazemos mudanças no corpo, com o cabelo e com a nossa casa. A casa é provável ser onde mais mudamos, seja os móveis de lugar, a tinta que está na parede ou algo novo que surgiu.

Por falar em algo novo uma técnica que dominando as paredes é a marmorização, os especialistas estão fazendo de tudo para que ela seja a nova queridinha no mundo da decoração e parece que vem dando certo. Você não sabe o que é a marmorização? Veja a seguir:

O Que é a Marmorização?

A Marmorização é uma técnica de pintura, onde usamos um líquido e tintas. Você prepara a base da pintura para transferir para diversos materiais, como tecido, madeira, cerâmica, papel e etc., a pintura imita o mármore, reproduzindo os veios e também as tonalidades, por isso o nome “marmorização”.

O Charme Do Mármore

O mármore deixa o ambiente com um maior requinte, mais elegante, mais refinado, mas ele é um material muito caro e por isso se torna quase inacessível, e em muitos casos ele realmente se torna impossível. Mas para decorar nossa casa com a elegância do mármore, podemos aplicar a técnica de marmorização, ela é simples, prática e uma técnica ótima para decorar ambientes de modo moderno e eclético e pode ser feito por você.

Saiba que uma das características dessa técnica é o que cada pintura é uma arte original (são únicos) não conseguimos repetir, mesmo usando o mesmo desenho, a mesma cor da tinta, o resultado final nunca vai ser igual. Assim como uma pedra de mármore nunca é igual à outra.

Conhecendo a Técnica

Pintar a parede marmorizada é uma arte que pode ser aplicada em nossas  casas. O material pode ser facilmente encontrado em lojas de construção, o que nos permite pintar e decorar as paredes. Para um efeito marmorizado precisamos escolher uma das técnicas de marmorização que não é difícil de fazer. Experimente fazer e  renove a pintura das paredes da sua casa.

Atualmente encontramos a marmorização em residências, em igrejas, em prédios e essa técnica é aplicada em superfícies como colunas, bancadas, em móveis, em paredes e em muitas outras superfícies. Essa pintura é chamada de pintura ilusionista porque é uma imitação perfeita do mármore, mas para aplicar essa técnica você precisa conhecer os processos e aplicar corretamente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=k7QKnTjl1fs[/youtube]

Especialistas em texturas e pinturas recomendam para começar uma marmorização você obtenha apenas o material básico para sua aprendizagem depois você pode se especializar nas técnicas de marmorização e obter outros materiais próprios para a superfície escolhida que irá receber a pintura especial como:

  • Superfície de alvenaria: podemos aplicar numa parede, balcão, coluna para isso a superfície precisa receber massa corrida e depois precisa ser lixada e após ser limpa pode receber a pintura.
  • Superfície de madeira: temos que preparar a superfície para ter um bom resultado, se a peça de madeira for antiga temos que remover a tinta, a cera ou o verniz, depois temos que consertar as imperfeições (como buracos, lascas e etc.) depois é preciso selar e lixar para depois pintar.

Aplicando a Textura De Mármore

Você Pode Aplicar a Textura Em Uma Parede Branca Para Isso Você Vai Precisar De:

  • Lixa d’água;
  • Cera incolor;
  • Fita crepe;
  • Espuma;
  • Flanela;
  • Desempenadeira de aço;
  • Desempenadeira de mármore;
  • Vassoura;
  • Espátula de aço e;
  • Tinta para textura.

]

Para começar a textura, comece aplicando a tinta com a desempenadeira, (use inclinada num ângulo de 45º), aplicando a tinta em toda parede com movimentos aleatórios e você pode deixar pequenos relevos de tinta, e deixe a tinta secar, você pode usar a tinta de secagem rápida. Mas deixe sempre secar por no mínimo 12 horas para começar a próxima etapa da técnica.

Nesta nova etapa comece usando a lixa, retire todo o excesso de tinta, não precisa colocar força quando estiver lixando, retire a poeira com uma escova macia ou com um pano seco, para a segunda demão de tinta (textura). Vamos utilizar a desempenadeira de mármore, aplique a tinta com movimentos aleatórios diagonais, não deixe tinta acumulada e aplique em toda parede, deixe secar por 8 horas, e passe a cera na parede com uma esponja, assim vamos criar o brilho típico do mármore.

Essa é a técnica de marmorização, você pode fazer com um custo baixo e deixando seu ambiente muito elegante.

Aprendendo Outra Técnica

Outro método para fazer a marmorização é feito com tinta látex, sempre utilizando uma mais escura e outra branca, além de estopa ou esponja.

Você deve pintar a parede com a cor escura e depois de seca pegue a estopa e faça uma trouxinha para aplicar a tinta branca, aplique bem espalhada como se fosse manchas depois é só lixar e passar a cera. Você pode inverter as cores (a parede clara e as manchas escuras).

Mais Uma Técnica De Marmorização Simples

Também podemos aplicar a marmorização com massa corrida colorida, para isso basta pintar a parede com a cor escolhida depois passar massa corrida por toda parede deixe secar e lixar. Depois limpe a parede e passe outra demão de massa corrida colorida com uma desempenadeira e em movimentos aleatórios e em diagonal, a parede vai ficar cheia de manchas, lixe-a inteiramente e tire toda poeira, em seguida passe cera. Pronto você tem uma parede com a técnica de marmorização.

Depois de ver essas 3 (três) técnicas de marmorização, basta correr até a loja de material de construção mais próxima, fazer uma pesquisa de preços com outras lojas, afinal se você quer baratear os custos é necessário fazer pesquisa, veja onde estão os melhores preços e quais são os melhores materiais para usar na sua casa.

Lembre-se que esse tipo de técnica pode ser aplicada em qualquer parte da casa e assim deixá-la ainda mais atraente, ainda tem o fator de poder aproximar sua família na hora de fazer a técnica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Amei a idéia de marmorização. Parabéns! Gostaria de saber se esse processo pode ser feito em área externa.ex. Muro

    Beth Santana 13 de Fevereiro de 2014 18:24 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *