Como Fazer Pátina Em Parede

O final de mais um ano já está aí. Se durante o ano todo você planejou fazer mudanças na decoração da sua casa, mas até agora nada foi feito, que tal aproveitar o momento para transformar os ambientes da sua casa sem gastar muito e com técnicas que podem ser postas em prática por você?

Pequenos detalhes podem fazer toda diferença na decoração, por isso você não precisa sair trocando todos os móveis da sua casa e, muito menos, fazer grandes reformas. O simples fato de trocar a cor das paredes e investir em alguns objetos de decoração já pode mudar totalmente cada cômodo.

Como Fazer Pátina Em Parede

Como Fazer Pátina Em Parede

Hoje o Culturamix selecionou uma técnica de pintura que já é bastante conhecida na restauração e transformação de móveis, mas quando o assunto é pintura das paredes, muitas pessoas até já viram o resultado, mas não têm ideia de como a técnica é executada.

Você já ouviu falar m pátina? A técnica deixa as paredes como uma textura semelhante a um tecido envelhecido, com efeitos que parecem riscos, manchas e lascas, capazes de deixar a superfície com um aspecto rústico e totalmente original.

Mas antes de ensinar todo o passo a passo da técnica, traremos algumas sugestões para que você decida a melhor cor para aplicá-la em cada ambiente, já que de acordo com alguns estudos, a cor de cada lugar pode influenciar o nosso bem estar. Então confira as sugestões.

Imagem de Amostra do You Tube

Qual a Cor Mais  Adequada Para Cada Ambiente?

Está em dúvida sobre as cores mais adequadas para cada cômodo da sua casa? Então confira algumas sugestões e mantenha a vitalidade e a harmonia de seu lar.

Sala de estar: O ambiente que é separado para receber convidados deve proporcionar paz e passar uma imagem de tranquilidade. Portanto, o mais indicado para o espaço, se o seu objetivo é despertar tranquilidade, são as cores mais neutras, como o bege, branco, palha, gelo, entre outros. Mas se você prefere receber os seus amigos com mais energia, aposte em cores mais quentes, como é o caso do vermelho, laranja, etc.

Sala de estar

Sala de estar

Sala de Tv: Por ser um ambiente no qual as atenções estão voltadas para o aparelho, você tem a opção de aplicar uma cor mais fechada no local onde a televisão está instalada. A escolha do tom dependerá do seu gosto, mas algumas opções são o azul petróleo, violeta, verde oliva, entre outros.

Sala de jantar: O ambiente que reúne toda a família deve despertar o apetite de todos. Portanto, o ideal é que se escolha uma única parede para aplicar uma cor que chame a atenção de todos. Mas a escolha dar cor dependerá do seu gosto, pois tanto as cores quentes como as frias são indicadas para o local.

Quartos: Independente se o quarto é de casal ou de solteiro, é interessante ressaltar que o ambiente deve aparentar e despertar a tranquilidade. Devido ao fato de o nosso quarto ser o local indicado para o nosso descanso, os tons mais delicados costumam ser o mais indicado. Portanto, aposte no lilás, verde camomila, azul bebê, entre outros. No entanto, se você prefere uma proposta mais chamativa, o mais indicado é que você opte por uma cor quente e aplique-a somente em uma das paredes do quarto.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Escolher a Parede Que Ficará Em Destaque?

No caso da pátina é mais comum que as pessoas escolham uma parede para aplicar técnica, de modo que ela fique em destaque. Mas como saber qual é a melhor parede para ser pintada?

O mais indicado é que você não escolha uma parede simplesmente pelo fato de ela ser maior, mas que você observe qual é o local de mais destaque em cada cômodo. Nos quarto, por exemplo, a parede mais importante costuma ser a que fica atrás da cabeceira da cama, já na sala de Tv a parede na qual o aparelho está instalado, então avalie cada cômodo e acerte na escolha.

Como Fazer a Pátina Na Parede?

Agora que você já sabe no que consiste a técnica, conferiu algumas sugestões sobre as cores mais indicadas para cada cômodo e já sabe como escolher a parede para aplicar a pátina, partiremos para o passo.

Você verá que a lista de materiais não é extensa e que o passo a passo é    bem  simples, o que permite que ele seja executado até por pessoas que não têm nenhuma experiência com pintura. Além disso, selecionamos uma técnica que não exige materiais diferenciados, pois assim tornaremos a técnica bem mais acessível.

Materiais Necessários:

  • 2 cores de tinta ( um tom claro e um mais escuro)
  • Rolo para pintura
  • Lixa fina
  • Vassoura
  • Folhas de jornal velho
  • Luva

Como Fazer:

  1. Escolha a parede para aplicar a técnica e forre o chão com os jornais. Lembre-se de colocar a luva para não agredir as suas mãos.
  2. Em seguida, lixe bem a parede, retirando as imperfeições, e retire o pó que restar com um pano umedecido.
  3. Agora pegue a tinta mais clara e aplique-a na parede com o rolo. Deixe secar conforme as instruções do fabricante.
  4. Com a base clara já seca chega o momento de aplicar a tinta mais escura, que pode ser espalhada com o mesmo rolo usado anteriormente.
  5. Ainda com a tinta mais escura molhada, pegue uma vassoura bem firme e vá fazendo movimentos na vertical por toda a extensão da parede. Lembre-se que é essencial que você pressione bem a vassoura, para que o efeito fique visível.

Se você quer conferir outras técnicas, procure por tutoriais na Internet e visite alguns sites de fabricantes de tintas, pois lá você poderá conferir alguns vídeos e verá alguns produtos de uso profissional que também possibilitam a execução da técnica.

Se você conhece outros modos de realizar a técnica compartilhe-os conosco. Mas se você é iniciante, escolha a técnica que mais lhe agradou, defina os espaços da sua casa que você quer modificar e mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>