Patchworks

Aqueles que curtem artesanato sabem, qualquer sobra de material ou tecido pode ser aproveitado e ser transformado em um objeto diferente, bonito, alegre, criativo. Para os artesões, um retalho de tecido, um vidro de tinta, um móvel antigo, uma caixa ou uma cesta antiga, enfim, qualquer coisa pode se transformar na base para uma criação, assim é da vida dessas pessoas guardarem retalhos, botões e milhões de outras bugigangas, aparentemente sem valor. Para alguns artesanato é uma profissão, contudo, para muitos o artesanato é um vício, e é a esses que me refiro.

Juntando Paninhos

Assim o patchwork surgiu da idéia de aproveitar todos os retalhos de tecidos e fazer tapetes e mantas, com o passar do tempo e a criatividade e as mãos habilidosas de milhares de mulheres que se dedicam a esta técnica ao longo dos tempos, em boa parte do mundo, foram surgindo idéias maravilhosas, não só para fazer tapetes e mantas, mas para fazer peças de decoração para a casa, guardanapos, bolsas, roupas, panos, cortinas, toalhas…enfim, a criatividade não tem limites. Vamos aprender um pouco como se faz esse trabalho de patchworks – arte com retalhos.

Técnicas Utilizadas

Existem muitas técnicas de patchworks, algumas com tecidos coordenados, outros não, colados em entretela, costurados a máquina e até costurados a mão. Patchwork com retalhos geométricos ou então formando desenhos, com fibra para dar volume ou não, enfim, as técnicas são tantas quanto a criatividade de quem faz as peças. Porém, para quem está iniciando o ideal é fazer o patchwork usando a entretela com cola, o que facilita muito o trabalho até que se tenha experiência suficiente para usar outras técnicas.

Material Necessário

Para fazer um pano e patchwork, que depois pode ser utilizado para fazer um tapetinho, uma bolsa, uma manta, uma almofada, ou qualquer outra peça que se deseje, nós precisamos de restos de tecido, de preferência tecidos de algodão. Todos os retalhos de costuras servem, ou então você pode comprar vários pedaços de tecido de cores coordenadas, conforme seu gosto. Um pedaço de entretela colante do tamanho desenhado. Uma tesoura, caneta e régua para costura.

Como Fazer

Primeiro passe os tecidos; depois risque a entretela, fazendo linhas com cerca de 4 cm de distância uma da outra. Depois corte os retalhos em quadrados ou retângulos com um lado com 4,5cm, e o outro pode ser um pouco menor ou maior. A seguir vá colando os retalhos nas linhas desenhadas e passando com a ponta do ferro, tendo sempre o cuidado para que o ferro na encoste na entretela e para que o lado de baixo fique bem na linha, no outro lado deve haver uma pequena sobreposição. Vá preenchendo as linhas e as fileiras com os paninhos até cobrir toda a entretela. Depois disso passe novamente com o ferro, até que fique bem acomodado, e então coloque na máquina e vá costurando as linhas com o zigue-zague, com calma para não franzir e evitando interromper as costuras ou fazer emendas.

No final você vai ter um lindo pano de patchwork que você vai poder aproveitar para fazer uma linda peça e depois dessa com certeza você vai querer fazer muitas outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *