Patchdecor Em MDF: Passo-a-passo

Uma das novas sensações do artesanato é o chamado Patchdecor. O Patchdecor é um novo tipo de artesanato, em suma a técnica é o uso do Patchwork na decoração dos ambientes. Mas você não sabe o que é o patchwork? Não precisa se desesperar, a seguir veja o que é o patchwork, o patchdecor e como utilizar este tipo de artigo na decoração de sua casa, ou local de trabalho.

Patchdecor Em MDF: Passo-a-passo

Patchdecor Em MDF: Passo-a-passo

O Que é Patchwork?

O patchwork é um tipo de trabalho manual, feito com pedaços de tecidos (retalhos) emendados ou faz aplicações deste tecido. O nome patchwork vem da língua inglesa patch significa retalhos e work significa trabalho, ou seja, patchwork significa trabalhos com retalhos.

Uma característica que devemos comentar é que o patchwork não é feito apenas com pedaços de tecidos, ele é feito com qualquer tipo de sobra, podendo ser de papel, tecido, madeira, couro e muitos outros tipos de material. O ponto forte do patchwork é trabalhar com aquilo que os artesãos comuns inutilizariam, ou seja, as sobras, os restos, os pedaços e retalhos.

O Que é Patchwork?

O Que é Patchwork?

Uma outra característica do patchwork é que ele é um tipo de trabalho manual muito antigo, dentro do patchwork você encontrará varias técnicas diferentes, para criar artigos de decoração muito bonitos.

O patchwork mais conhecido é o reaproveitamento de retalhos para a confecção de colchas, edredons, bolsas, painéis, roupas, capas para sofás, cortinas e tudo mais o que sua imaginação permitir.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oVq1ZFVwfIA[/youtube]

A Historia Por Trás Do Patchwork

Uma das informações mais surpreendentes sobre o patchwork é a que virá agora: Os primeiros registros deste tipo de arte, datam de 3.400 anos A.C. ou seja mais de 5.000 anos. estes registros foram feitos no Antigo Egito, onde os grandes e soberanos Faraós usavam retalhos sob as suas armaduras, com o desenvolvimento das civilizações este costume de usar retalhos foi levado para a Europa, onde os cidadãos faziam suas colchas com os retalhos, e somente após o descobrimento e a colonização dos povos, a América teve a técnica trazida e apresentada a seus povos.

O patchwork até bem pouco tempo atrás era um atividade única e exclusivamente feminina, afinal as mulheres eram impedidas de trabalhar fora de casa, de estudar, então precisavam preencher o tempo ocioso que lhes restava todo dia, e assim as mulheres  foram se especializando nos trabalhos de patchwork, com o tempo ele deixou de ser um passatempo manual e começou a ser um tipo de expressão concreta das mulheres. Elas então começaram a se expressar e espalhar as ideias que possuíam através de sua arte.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FX8SoRLlGsI[/youtube]

Símbolo De Independência

É espantoso como o patchwork serviu para muitas coisas, de passatempo, ele passou a ser um símbolo do orgulho feminino. Durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, as mulheres não podiam ir lutar na guerra, então ficavam costurando as colchas com símbolos patrióticos.

Com a criação da máquina de costura as pessoas acreditavam que o patchwork iria perder espaço, mas ao contrario do que foi imaginado, o patchwork ganhou mais força, afinal o processo de criação e produção do patchwork foi agilizado e se tornou muito mais popular, pois após as criações das revistas que ensinam desde o passo a passo até como vender o artesanato tudo ficou muito mais simples.

O Patchwork No Brasil

O patchwork durante o período colonial do Brasil era associado diretamente aos negros, pois eram eles quem tinham que aproveitar as sobras de tecido dos seus senhores, desta forma o patchwork só começou a ser reconhecido aqui no Brasil, durante a grande imigração dos europeus no inicio do século XX, desde então o patchwork começou a ser visto com mais respeito. Os brasileiros demoraram, mas quando perceberam se apaixonaram pelas peças que podem ser criadas com os pequenos pedaços de tecido.

Vale ressaltar que uma das personagens mais queridas do Brasil é fruto do patchwork, a boneca Emilia do Sitio do Pica Pau Amarelo criada pelo ilustre Monteiro Lobato foi costurada com os retalhos da Tia Anastácia e recheada de macela, com olhos de botão. Ou seja, a Emilia é uma boneca feita de patchwork.

No Brasil, o patchwork também foi sinônimo da luta das mulheres na hora de se libertação da repressão masculina. Também foi associado aos hippies, quando voltou a ser totalmente artesanal.

O Patchwork Como Fonte De Renda

Hoje, o ato de criar o patchwork se tornou uma fonte de renda, somente nos Estados Unidos anualmente o capital que gira em torno do artesanato patchwork é cerca de 2 bilhões de dólares. Aqui no Brasil não se chegou a este número, mas existe um grande aumento de pessoas que trabalham exclusivamente do artesanato.

Patchdecor

O nome pode soar estranho, mas o patchdecor não é nada mais que a utilização das técnicas de patchwork na decoração de ambientes. A técnica é usada principalmente em peças de MDF, em almofadas, capas, toalhas de mesa e vários outros itens que servem exclusivamente como decoração.

Além da técnica de patchdecor em MDF, uma das técnicas mais difundidas é o patchdecor em isopor, chamado de patch de embutir. Uma das características do patchdecor é que ele não é costurado, e sim colado, ou seja é um patchwork sem costura, ou sem agulha.

Veja a seguir como fazer uma bandeja de café da manhã com as técnicas de patchdecor:

Material Utilizado Para a Confecção Da Bandeja Para Café Da Manhã

  • Bandeja de cama;
  • Tecido de flores verdes;
  • Vidro líquido;
  • Base para artesanato;
  • Tinta pva verde musgo ­e branca;
  • Goma laca incolor 100 ml;
  • Termolina leitosa;
  • Cola para decoupage;
  • Strass grande e mini;
  • Fitas de cetim pequena verde e fita de cetim com voal verde;
  • Cordão branco;
  • Cola instantânea;
  • Cola quente;
  • Rolinho de espuma;
  • Pincel macio 20;
  • Pincel cerdas 20;
  • Pincel batedor para stencil;
  • Cola em spray para recorte;
  • Stencil nos modelos: cantoneira estilizada e Brasão II e
  • Soprador térmico.

Passo a Passo Para Desenvolver Sua Bandeja De Café Da Manhã.

Aplique base para artesanato Gato Preto sobre toda a bandeja. Use o rolinho de espuma e nos cantinhos da peça o pincel macio.

Deixe secar por 40 minutos e lixe a peça toda para retirar as saliências. Lave o rolinho e pincel com água. Aplique com rolinho d espuma, PVA branca sobre toda a bandeja. Se necessário reaplique a demão.

Deixe secar por 40 minutos e lixe a peça toda para retirar as saliências. Lave o rolinho com água. Faça o trabalho no centro da bandeja usando os dois modelos de stencil. Use a tinta PVA verde musgo e o pincel batedor e não se esqueça de aplicar a cola para recorte atrás do stencil para que o mesmo tenha uma fixação sem deixar que a tinta escorra.

Faça o trabalho em toda a base da bandeja. Inicie pela bordas, espere secar e continue o trabalho até a parte central.  Deixe secar bem e em seguida com um pincel macio, aplique goma laca incolor sobre toda a parte interna da bandeja.

A goma laca seca em 30 minutos, use o álcool para lavar o pincel.     Cole os Strass onde desejar entre os arabescos de stencil, usando a cola instantânea. Separe um pedaço do tecido de flores e impermeabilize com termolina leitosa, usando o pincel de cerdas, deixe secar e para limpeza do pincel, use água. Aplique a cola para decoupage hidromax nas laterais da bandeja onde deseja colar o tecido.

Cole, aguarde a secagem e retire as rebarbas com lixa 150. Nos pés da bandeja, se for de seu agrado, use o tecido para decorar decoupando o tecido da mesma forma indicada acima e salientando alguns detalhes do pé.  Cole as fitas e os lacinhos em volta da bandeja com a cola quente e onde desejar.

A partir deste momento, você vai aplicar o vidro líquido e não poderá mexer na peça por 72 horas. Para esta bandeja, foram usados 05 kits de vidro líquido por conta de seu tamanho e relevos dos Strass. Para preparo siga corretamente as instruções abaixo, e em seguida aplique o vidro líquido sem que um frasco pronto se misture ao outro ao menos que isso ocorra na própria peça.

Dica: Para que se retirem as bolhas e se nivele o vidro líquido já na bandeja, use o soprador térmico. Não mexa na peça até secar por completo por 72 horas.

Neste blog você terá todo o passo a passo melhor explicado, veja como é simples fazer o patchdecor, aproveite e conheça outros objetos que você pode fazer em casa. Aproveite as dicas da blogueira http://carolhorasmagicas.blogspot.com.br/2011/05/cafe-na-cama-para-minha-mamae.html

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *