Móbile de Patchwork

Você pode fazer um mobile de patchwork super charmoso e com pouco materiais. Com técnicas simples de artesanato e com poucos materiais você dá vida a esse objeto decorativo para o quarto do bebê. A seguir, veja quais materiais são necessários e cada etapa de como fazer. Vamos fazer um mobile de patchwork composto por corujas.

Lista de Materiais Para Mobile de Patchwork

Serão necessários:

  • Retalhos de tecidos nas mais variadas cores: verde, marrom, roxo, creme.

  • Dá para usar cola própria para tecido ou se preferir, use sua máquina de costura.

  • Para fazer os olhos das corujas será necessário feltro.

  • Olhos móveis que podem ser encontrados em lojas que vendem artigos para artesanato.

  • Argolas, miçangas, borboletas feitas com pedras ou qualquer outro material que você goste mais. Fica ao seu critério.

  • Vamos usar canela em pau para fazer o galho onde serão colocadas as corujas.

  • Será necessário ter plumante para encher cada uma das corujinhas.

  • Fio encerado e muitas linhas coloridas.

  • Cola quente.

Para fazer esse mobile de patchwork vamos fazer três lindas corujinhas, colocando cada uma delas em um galho e para deixar ainda mais charmoso, cada um dos galhos terá duas folhas. Os pés das corujas serão feitos com a técnica do fuxico. Veja como fazer! Atenção as cores dos tecidos.

1- O primeiro passo é começar a recortar os tecidos para fazer as folhas, que deverão ser verdes. Faça para isso 6 círculos do mesmo tamanho.

2- Depois faça do mesmo tamanho, para fazer os pés de cada uma das corujas, 6 círculos na cor marrom. Observando que entre si, os círculos devem ter a mesma medida.

3- Agora é hora de fazer o corpo de cada uma das corujas, para isso você deve usar o tecido na cor roxa e um tom mais claro de roxo ou creme, será usado para fazer o peito de cada uma delas. A parte roxa deve ser maior do que a creme e depois é necessário costurá-las na parte do avesso formando uma espécie de saco. Você também pode fazer o “saco” usando a cola de tecido.

4- Agora que você tem uma espécie de saco pronto do lado avesso, volte para o lado certo e terá o tecido para fora. Faça isso três vezes para termos 3 corujinhas.

5- Se usar cola para fixar os dois tecidos, dê um tempo antes de continuar fazendo o mobile de patchwork. É muito importante que esteja bem firme para dar continuidade.

6- Tudo bem sequinho, com três “sacos” com pontas é hora de alinhavar a base de cada uma das corujas, colocar o enchimento e por fim fazer o arremate na base. Então, linha e agulha na mão, faça o alinhave em toda a base de cada uma das corujas, com pontos bem soltos para fechar depois.

7- Agora pegue a plumagem e encha cada uma das corujinhas. Procure colocar a mesma quantidade em cada uma delas para deixá-las com a mesma dimensão. Enquanto estiver colocando a plumagem, não retire a agulha.

8- Agora é só puxar a linha com a agulha, fechar bem o saquinho e fazer o ponto de acabamento. Temos já o corpo de cada uma das corujas.

Atenção: a ponta do corpo não deve ser preenchida com plumagem.

9- Agora dobre a ponta que ficou sobrando, pois será ela que formará o bico da coruja. Essa ponta deve ser dobrada para fora, para o meio do corpo. Chegará praticamente no meio do corpo. Use um alfinete para posicioná-la. Em seguida, use a cola para colar essa ponta virada para fora sobre o corpo da corujinha.

10- Agora corte o feltro para fazer os olhos de cada uma das corujinhas. Cada fundo de olho deverá ser colocado em cada lado entre o bico que foi feito virando o tecido. Cole bem e em seguida, colo os olhos móveis sobre cada uma das bolinhas de feltro. Se quiser, no lugar dos olhos móveis, você pode usar botão preto ou até mesmo miçangas.

11- Agora é hora de fazer os galhos onde ficarão as corujinhas. Pegue os fuxicos que foram feitos para ser os pés de cada uma delas e também as folhas e colamos sobre o pau de canela. Cole as folhas nas ponta e os pés bem em cima no meio da canela em pau. Deixe secando e volte a trabalhar com as corujinhas.

12- Use uma linha dobrada ao meio para prender as corujas nas argolas e depois faça um nó forte. Você vai usar linha e agulha no meio da parte de cima da coruja e no meio da argola. Assim vamos fazer o limite da primeira corujinha.

13- Agora podemos passar as linhas numa agulha bem grossa e vamos ter que passar com ela por dentro do topo da cabeça da coruja e sair no fundo do corpo dela, nesta linha, vamos prender o galho com as folhas e pé e para arrematar faça um nó bem forte e acabamento. Porém, não vamos cortar essa linha.

14- Sem cortar, faça mais um nó, calcule uma distância do galho que foi apenas colocado de 6 centímetros, passe a linha por dentro de uma borboleta e miçanga ou outras decorações que foram escolhidas, faça o arremate e mais novo nó. Agora que já temos a primeira coruja devidamente colocada no mobile de patchwork é hora de colocar as outras duas. E nada de cortar o fio da primeira, deixe-o e dê continuidade.

15- Agora faremos um pompom que é para finalizar o mobile de patchwork. Para fazê-lo será necessário uma reguá larga e envolver a linha entorno dela. Porém, deixe uma agulha entre ela e a linha, isso facilitará na hora de retirá-la.

Com a linha e régua, dê várias voltas até se forme um grande volume, o que você considere suficiente para fazer o acabamento. Faça uma amarração no meio dessa linha enrolada na régua, retire e faça o corte no fundo do pompom.

16- Depois é só trabalhar como foi feito com a primeira coruja para colocar as últimas duas e por fim, na linha antes de arrematar, colocar o pompom, que é o acabamento.

Atualmente o trabalho artesanal está sendo bastante valorizado. Esses trabalhos podem ser aplicados em diversos segmentos, desde cama, mesa e banho até itens infantis e acessórios de bijuterias para adolescentes e mulheres.

Para as mamães que gostam do trabalho de patchwork, existem os móbiles feitos artesanalmente e que podem ser encontrados em diversos temas, desde animais até frutinhas e jardins.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Belíssimos trabalhos, são fonte de inspiração para realização de outros, por todos nós que temos acesso a estas maravilhas. é de encher os olhos.

    marineide 12 de março de 2014 20:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *