Foundation 3D Em Patchwork

O artesanato atualmente é grande fonte de renda para muitas mulheres e homens autônomos, já que é uma técnica tipicamente brasileira, e o Brasil cada vez mais está sendo bem visto aos olhos do mundo e dos próprios brasileiros que cada vez mais fazem sucesso com seus produtos locais. E os artesanatos variam bastante, existe uma técnica mais bonita que a outra, umas mais fáceis de se seguir outras mais complicadas, porém vale muito a pena pois o resultado final é muito bonito, hoje nós vamos conhecer uma técnica interessante chamada de foundation 3d patchwork e também algumas formas de como fazer para você verificar o quanto é interessante e conhecer um pouco mais.

Foundation 3D Em Patchwork

Foundation 3D Em Patchwork

Ecobag / Carteira Com a Técnica Foundation3d Patchwork

Como materiais você irá precisar de:

  • 90 cm de algodão crú
  • 50 cm de tecido estampado
  • Linhas
  • Algodão crú82cm x 42cm
  • Bolso sanduíche:
  • 16cm x 20cm
  • Topo (tecido estampado), manta,
  • forro algodão cru
  • 2 alças de 79cm x 7cm
  • 1 tira de 3cm x 14cm
  • 1 botão

Tecidos Utilizados Para Criar:

  • Grajaú / Ref. 10852 / Cor 18
  • Maçãs / Ref. 13866 / Cor 02

Como fazer:

Para fazer é bastante simples, primeiramente procure riscar no algodão crú, as medidas equivalentes a 80 cm por 42 cm. Dobre ao meio e faça nas extremidades uma dobra equivalente a 0,5cm e mais uma dobra equivalente a 2 centímetros, em seguida procure passar uma costura que esteja bem rente a dobra, esta que deverá ficar para dentro.

Em seguida procure unir o lado direto do tecido o mantendo com as costuras anterior internamente, passe em seguida uma costura equivalente a 0,5 centímetros de cada lado, procure desvirar e passar novamente uma costura para esconder a primeira. Desvire novamente para um acabamento perfeito, e reserve.

Imagem de Amostra do You Tube

Para o Bolso

Procure cortar no algodão crú, no tecido escolhido e também na manta acrílica uma medida equivalente a 16cm x 20 cm formando um sanduíche. Com uma caneta que apague, procure riscar faixas equivalentes a 3 centímetros na diagonal e costure o ponto quilt riscando novamente na diagonal, cruzando e assim formando o quadriculado.

A seguir procure cortar tiras equivalentes a 5 centímetros e dobre ao meio fazendo a aplicação do falso viés em todo o contorno do bolso, em seguida procure fazer uma tira equivalente a 3 centímetros por 14 centímetros, dobre ao meio como viés e passe uma costura unindo os lados e costure no meio de um lado menor do sanduíche.

Em seguida procure pegar a bolsa, marcando o centro e posicionando o bolso no centro de somente um dos lados e costure todo o contorno, deixando a abertura centralizada, costurando o botão no outro extremo desta tira.

Já para as alças, procure cortar duas tiras equivalentes a 80 centímetros por 7 centímetros no algodão crú e no tecido estampado. E em seguida procure juntar o lado direito do estampado com o crú, e costure todo o contorno, deixando um lado aberto para poder desvirar. Desvire em seguida a costura com pontos invisíveis, a abertura e procure repetir a costura na outra alça.

Em seguida procure pegar a bolsa, marcar 10 centímetros bem em sua extremidade de cada lado, de fora para dentro, posicionando no meio da calça. E costure um lado de cada vez costurando todo o contorno, fixando assim bem as alças em sua bolsa. Estas medidas são bastante sugestivas, e poderão ao seu gosto ser alteradas conforme sua necessidade.

Veja Outro Passo a Passo Interessante Da Técnica.

Quadro Com a Técnica Do Patchwork Em Quadros

Primeiramente adquira uma moldura em mdf, utilizando com a aplicação de tinta acrílica fosca, utilizando em seguida o envelhecedor, assim que secar, você deverá lixar para dar o efeito final. Em seguida procure trabalhar com uma placa de isopor plume, que tem 5 milímetros de espessura, que conta com um papel na frente ou atrás.

Em seguida procure pegar o risco de um desenho posicionando o desenho e utilizando uma agulha de três pontas, seguindo o desenho, caso não tenha uma agulha de três pontas poderá fazer com uma agulha somente, em seguida procure utilizar um estilete de precisão, acompanhando os furinhos, fazendo um corte, sem vazar completamente.

Em seguida procure utilizar quatro estampas diferentes, e transfira os riscos para o tecido, para cada parte de sua figura, procure escolher até cinco tecidos.

Quadro Com a Técnica Do Patchwork Em Quadros

Quadro Com a Técnica Do Patchwork Em Quadros

Na hora de se recortar procure deixar uma margem de cinco milímetros com os tecidos coloridos, em seguida procure colocar a parte totalmente externa do tecido, deixando uma margem a mais para colocar para dentro, podendo na parte de cima deixar uma margem ainda maior. Os outros retalhos deverão seguir o desenho, como por exemplo um gato, com o chão, o fundo.

Os tecidos deverão contar com a margem tanto de um lado como de outro, uma dica interessante é picotear levemente os tecidos para poder os encaixar, depois disto você irá utilizar a cola de pano, e aplicar na área onde irá fixar o fundo, sem seguir as aberturas do estilete, sem chegar nas margens desenhadas, procure encaixar o tecido nos cortes. Procure em seguida colocar cola pano e feche as bordas da aplicação. Em seguida repita o processo em todo o restante do desenho.

Depois que ele estiver pronto, faltam as equivalências em 3D. Uma dica interessante é fazer um coração no gato por exemplo, em um volume específico, deixando ele com um relevo, o que dará uma impressão de 3D. Assim que estiver tudo pronto, você deverá também colar um outro tecido que seja mais macio, semelhante a pelúcia, tanto nas orelhas do gato como nas patas se você quiser, o que irá dar sensação de profundidade. Esta é a técnica de 3D.

Com isto você poderá aplicar a técnica em vários tipos de artesanatos que você criar, dando um resultado bonito, especial e uma peça exclusiva, o que certamente muitas pessoas irão adorar referente ao seu trabalho, procure sempre inovar lembrando de ter bom gosto pois é fundamental para que qualquer tipo de trabalho possa ser bem feito, veja o vídeo.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>