Como Fazer Porta Óculos Artesanal

As receitas que daremos a seguir é muito simples e prática para se fazer, você irá aprender a como criar capinhas de tecidos para óculos o que é bastante fácil de fazer.

Para quem gosta de costurar, ou mesmo tem interesse em aprender irá curtir as dicas a seguir. Será disponibilizado um guia bastante fácil para quem quiser espantar o estresse e ainda passar alguns minutos criando algo realmente bonito e útil para se utilizar no dia a dia. É um excelente presente para se dar aquelas pessoas que utilizam óculos. Elas poderão ainda querer guardar seus óculos em grande estilo, confira como criar o porta óculos abaixo.

Como Fazer Porta Óculos Artesanal

Como Fazer Porta Óculos Artesanal

O Que Irá Precisar Para Fazer:

  • Tecido estampado (8 cm x 8 cm)
  • Linha
  • Agulha
  • Tesoura

Passo a Passo

Aprender a costurar desta forma é bem legal, com coisas bem fáceis, e ainda artesanatos que podem nos permitir que os façamos sozinhos e sem nenhum tipo de preocupação, para que possa aprender corretamente, é interessante testar em retalhos que você pretende não utilizar, quando ficar craque no assunto, deverá fazer uma composição em um tecido mais bacana para que tenha assim um ótimo presente ou mesmo um item pessoal para que possa utilizar durante o seu dia a dia.

Materiais Utilizados Para o Passo a Passo Do Feltro:

  • Feltro Santa Fé nas cores verde-escura, verde-oliva e vermelha
  • Tecido estampado em tom verde
  • Sianinha bege
  • Linha Anchor Perlé Coats Corrente na cor verde, ou em cores de sua preferência
  • Agulha
  • Alfinetes
  • Cola lantejoula Glitter
  • Cola pano Glitter
  • Tesoura
  • Botões de borboleta We Care About
  • Botão grande de flor We Care About
  • Papel
  • Lápis
  • Moldes da peça disponíveis que podem ser encontrados ao final do post

Modo De Fazer

Para fazer é bastante simples, primeiramente procure transferir o molde para o papel, o recortando com a tesoura, utilize este molde para recortar a base da peça no feltro de cor verde oliva.

A seguir procure utilizar o mesmo molde , recortando a base do tecido estampado, e desta vez procure deixar a peça com 5 mm a menos em toda a volta.

Utilize também o mesmo molde e procure recortar a base no tecido estampado. E desta vez procure deixar a peça com 5 mm a menos em toda a sua volta.

Procure a seguir colocar o tecido sobre o feltro observando sempre que o primeiro ficou menor do que o último.

A seguir procure dobrar a borda do feltro para dentro, prendendo com alfinetes.

Em seguida procure alinhavar a borda com agulha e também linha verde.

A seguir procure dobrar a peça ao meio, com o tecido para dentro alinhavando a parte aberta com a mesma agulha e linha, procure também deixar a parte dobrada sem alinhavos.

Em seguida procure posicionar a sianinha nas laterais, alinhavando a peça e procure dobrar as pontas daquelas para dentro.

Procure colar a ponta da sianinha com cola quente, e continue colando por toda a lateral da peça.

Ao terminar de realizar a colagem da sianinha na lateral da frente, procure fazer o mesmo processo na de trás, até que se chegue em cima novamente, onde desta forma a ponta deverá ser cortada e também colada dentro das peças.

Em seguida procure colar as pontas das peças com cola quente para que possa ficar bem fechada.

A seguir procure transferir o molde da flor para o feltro vermelho, e também das folhas duas vezes para o feltro verde escuro.

Em seguida procure alinhavar a parte reta da flor com uma agulha e linha vermelha, em seguida procure puxar a linha para franzir a peça.

Depois de franzida, a peça deverá formar uma flor, logo em seguida procure amarrar as pontas da linha.

Vale ainda cortar três pedaços de linha verde, e três pedaços de linha vermelha. Em seguida procure passar uma de cada cor por cada um dos botões de borboleta e procure dar um nó.

A seguir com cola de pano, procure colar as folhas no centro da peça.

A seguir procure colar também a flor com cola de pano.

Para que consiga formar o miolo, procure colar o botão grande de flor no centro da flor com cola lantejoula.

E a seguir, procure em pontos alternados da peça, colar as borboletas utilizando também a cola lantejoula.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Xt4aGK4H06c[/youtube]

Sobre a Técnica De Patchwork

A técnica de patchwork é a mais utilizada para este tipo de trabalho, uma técnica que poderá ser realizada com trabalhos em tecidos de variados tamanhos e formatos, o que podem ser aplicados no porta óculos.

Sobre a Técnica De Patchwork

Sobre a Técnica De Patchwork

Existem uma série de registros históricos onde o homem criava acolchoados desde que aprendeu a tecer, e os faraós já utilizavam este tipo de roupa com técnicas similares para proteger o corpo. Outra versão mais técnica da história conta que a técnica foi levada por comerciantes para o antigo oriente, e depois começou a viajar para a Alemanha, até que chegou na Inglaterra, sendo utilizada para fazer uma série de tapetes e túnicas clericais. Os primeiros tapetes criados e acolchoados vieram a surgir apenas no século XVI. Nesta época Henrique VIII, e costumavam ser presentes de casamento que eram bastante admirados. Além disto os cavaleiros da Idade Média usavam acolchoados como proteção, embaixo de armaduras de metal.

A arte apenas no século XVII começou a chegar nas Américas nos Estados Unidos e no Canadá, o que eram trazidas pelos colonizadores, sendo bastante comum se ver colchas feitas de linho, ou mesmo lã, em panos inteiros ou também a partir de medalhões de centrais e bordas, o que permitiam o aproveitamento de diversos detalhes, e retalhos, pois os tecidos eram preciosidades e caríssimos. A técnica foi passada de geração para geração pelas avós, começou a ser aprimorada, e em seguida começou a ser aprimorada, indo desde guardanapos, para capas de almofadas, bolsas, entre uma série de outros utensílios que poderão ainda ser aproveitados. A técnica hoje é tão utilizada e tão aprimorada que chega a começar a ser feitas miudezas, como porta óculos, entre uma série de outros produtos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WZ7xL1VprLk[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *