Como Fazer Patchwork Em Círculos

Patchwork

Para quem não sabe, patchwork, significa “trabalho com retalho”. É uma técnica a qual une tecidos de diferente formatos. O patchwork é a parte superior ou seja, o topo do trabalho, pois o trabalho completo é o acolchoado, formado pela manta acrílica, o tecido fundo e o topo, tudo preso por uma técnica chamada quilting ou também conhecida como acolchoamento.

Patchwork

Patchwork

Patchwork Em Círculos

1º – Passo a passo

Patchwork Em Círculos

Patchwork Em Círculos

Material Necessário.

  • - Você irá precisar de quadradinhos em tecidos, de preferencia com dois tamanhos diferentes. Pois os de tamanho maior, será usado como quadrado e o de tamanho menor será cortado em forma de círculo.
  • - Pegue um pedaço de papelão, e corte um circulo para ser o molde. Esse molde tem de ser menor que os quadrados pequenos de tecido que você cortou.
  • - Linha de costura
  • - Agulha para costura

Modo De Fazer

1º Passo – Pegue os quadradinho de tecido, risque-os com o molde, prenda com alfinetes e depois recorte. Faça isso com todos os quadradinhos menores. Os maiores ficaram no formato de quadrado mesmo.

2º Passo – Agora você irá pegar os círculos e costura-los nos quadrinhos maiores. Você deve sempre alternar a estampa, para que fique bem coloridas, ou seja, não costure um circulo junto a um quadrinho com a mesma estampa. Você deverá fazer isso em todos.

3º Passo – Agora você irá pegar um quadrado e dividi-lo em 4 partes iguais. Em seguida você deve retirar, cortar, o excesso de tecido que sobrou na parte de baixo do círculo.

4º Passo – Você deverá agora, alternar as estampas e costurar, formando de novo novos quadrados.

5º Passo – Agora você irá costurar todos os quadrados juntos e seu patchwork em circulo estará pronto.

*Esse trabalho fica muito legal como capa de almofadas, ou ate mesmo para fazer uma colcha diferente.

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Trabalhos Com Patchwork

1º Passo a Passo – Manta

Material Necessário

  • - Retalhos de tecido;
  • - Tesoura;
  • - Manta acrílica vendida em metro;
  • - Máquina de costura (se tiver);
  • - Linha e agulha para costura.

Modo De Fazer

1º Passo – Você irá primeiramente pegar os retalhos de tecido e corta-los em quadrados. Você deverá fazer isso também com a manta acrílica. Deixe os quadrados dos retalhos de tecido no tamanho de 22 cm x 22 cm, e o da manta acrílica 20 cm x 20 cm.

2º Passo: Agora você deve arrumar da seguinte maneira, por baixo um tecido, no meio uma manta acrílica e por cima o tecido novamente.

3º Passo: Em seguida você tem que costurar o quadrado, um de cada vez. Você realizará esse processo com todos os quadrados, ou seja, até acabar a manta acrílica. O ideal é você fazer uma costura em espécie de X.

4º Passo: Agora é a parte final, onde você deverá unir os quadrados.

2º Passo a Passo – Caixinhas Em Patchwork

Material Necessário

  • - Caixa de MDF 6mm, tamanho 21 x 21 cm;
  • - 35 cm de tecido para tampa
  • - 25 cm de tecido para a parte inferior;
  • - Retalhos de outros dois tecidos (que combine com os dois anteriores)
  • - Pérolas;
  • - 10 m de fitas de cetim nº 0 (divididas em 2 ou 3 cores que combinem com os seus tecidos);
  • - Cola branca para artesanato;
  • - Tinta branca PVA;
  • - 1 ou 2 folhas de EVA;
  • - Termolina leitosa;
  • - Pistola e bastão de cola quente;
  • - Fibra sintética.

Modo De Fazer

1ª Parte

1º Passo – Pegue a caixa em MDF e passe uma demão de tinta branca em toda parte e espere secar;

2º Passo – Na parte externa da tampa da caixa, passe cola branca. Na parte superior e nas laterais externas também, e espere secar.

2ª Parte

1º Passo – Pegue o tecido escolhido pra a parte a parte externa da caixa, e corte uma tira de 20 x 83 cm;

2º Passo – Agora você deverá posicionar o tecido em uma das laterais da caixa de modo que você deixe sobrando 2 cm de tecido para frente e para o fundo da caixa

3º Passo – Você precisa agora alisar o tecido, ou seja, você irá passar o tecido aderindo-o a caixa. Faça isso em torno da peça. No final deverá sobrar duas pontas de tecido;

4º Passo – Vire a caixa de fundos, agora passe nas bordas 2 cm de cola, dobre a sobra do tecido, como se faz ao encapar um caderno. Você irá perceber no encontro dos tecidos, que será necessário que faça um pique para que possa dobrar;

5º Passo – Com a caixa virada com a abertura para cima, você deverá esticar a sobra do tecido em cada vértice, e depois devera cortar em linha reta até chegar na caixa, criando 4 parte independentes de tecido

6º Passo – Agora escolha uma das partes, passe na parte lateral interna da caixa  um pouco de cola, e em seguida dobre o tecido para dentro. Novamente você terá de fazer um pique em cada lado para que o tecido fique moldado na caixa. Repita este processo na parte na frente desta.

7º Passo- Na duas partes que sobrarão, você deve fazer o mesmo procedimento, só que dessa vez, você deverá dobrar para dentro o excesso de tecido, para ter um acabamento melhor.

8º Passo – Tire a medida do fundo da caixa e corte um quadrado de EVA 2 mm menor que essa medida Faça esse passo novamente com o fundo interior.

9º Passo – Corte dois quadrados do tecido já usado, mas tem que ter 2 cm de folga para cada lado dos EVAs. Usando a cola branca, você deve encapa-los como se encapa um caderno

10º Passo –  Cada quadrado desse deve ser colado em seu respectivo lugar.

3 ª Parte

1º Passo –Do tecido escolhido para a tampa da caixa, você deverá cortar um quadrado de 30 x 30 cm;

2º Passo – Centralize o tecido cortado em cima da tampa e passe o ferro. Faça esse mesmo procedimento virando o tecido nas 4 laterais. Recorte o excessos de tecido das pontas, mas deixando uma margem de segurança;

3º Passo – Na tampa você vai fazer a mesma coisa que fez com a parte do fundo da caixa.

4ª Parte

1º Passo – Passe termolina leitosa, homogeneamente em toda a caixa e espere secar. Você precisa esperar a termolina secar totalmente, por que você irá cortar as sobras do tecido rente a caixa, pois se ela não estiver seca o tecido desfia.

5ª Parte

Agora é hora de você enfeitar a sua caixa. E para isso você tem as pérolas, as fitas de cetim, flores. E hora de usar a imaginação.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>