Bolsas de Tecido Patchwork

O patchwork é um trabalho manual bastante interessante em que se usam retalhos de tecido para criar texturas. O trabalho por si já tem um apelo bastante forte, mas quando usado para criar pelas como bolsas, por exemplo, ganha ainda mais força. Se você gosta de fazer trabalhos manuais vai gostar das dicas que daremos a seguir de como fazer bolsas de patchwork.

Tutorial de Como Fazer Bolsas de Tecido com Técnica de Patchwork

Materiais Necessários

  • Figura para ser usada no centro da bolsa – medida de 19×23 cm
  • Tecido estampado que tenha fundo branco ou claro
  • Tecido composé – precisaremos de três cores diferentes
  • Manta acrílica
  • Botões

Como Fazer

Passo 1 – A primeira coisa a ser feita é cortar os seus tecidos em composé na forma de tiras que tenham 9 cm de largura.

Passo 2 – Nesse passo amos começar a fazer a parte frontal da bolsa, para isso você deverá costurar as suas tiras de tecido, a costura deve ser feita seguindo o sentido do comprimento.

Passo 3 – As tiras deverão ser cortadas em faixas de 5 cm de largura. As suas tiras deverão ser costuradas na estampa. Para isso posicione as tiras com lado direito com lado direito em cima da estampa que você escolheu. O alinhamento deverá ser feito pelas bordas com toda atenção.

Passo 4 – O contorno todo deverá ser feito, as tiras coloridas deverão ser costuradas no entorno da figura central. Faremos também os lados do bloco, para isso é importante cortar duas tiras com 12×32 cm no tecido de fundo branco. Elas deverão ser costuradas nos lados do seu bloco.

Passo 5 – Na sequência você deverá cortar mais duas tiras que tenham a medida de 6×48 cm, elas deverão ser costuradas nas partes de cima e de baixo do bloco. Observe que o tamanho final aproximado será de 44×48 cm.

Passo 6 – Nesse passo deveremos recortar na manta acrílica um retângulo que tenha medida de 50 x 46 cm. Esse retângulo deverá ser posicionado embaixo do bloco.

Passo 7 – Junte o bloco com a manta acrílica realizando costuras retas, é importante que fique bem na parte em que as estampas são emendadas.

Passo 8 – Faça a costura – com linhas retas – na parte que corresponde ao tecido estampado branco. É importante que contorne o bloco da estampa.

Passo 9 – Nesse passo devemos cortar uma quantidade de seis tiras que tenham medidas de 9×48 cm dos tecidos composé coloridos. Faça a costura criando um retângulo que possua a mesma medida que foi usada no bloco que criamos para a parte frontal da nossa bolsa de patchwork.

Passo 10 – Agora devemos cortar um retângulo que tenha a medida de 50 x 46 cm. Coloque o retângulo de tiras na sua manta e faça costuras retas. As emendas deverão ser costuradas juntamente com a manta.

Passo 11 – Coloque as partes direitas com as partes direitas e então faça a costura da parte da frente com a parte de trás e guarde.

Passo 12 – Nesse passo vamos trabalhar as alças da bolsa, para isso será necessário cortar no tecido de fundo branco e também na manta acrílica duas tiras que tenham a medida de 9 x 72 cm. Será necessário ainda preparar outra tira que tenha a medida de 5×72 cm usando os tecidos composé da mesma forma que fizemos lá no começo do tutorial.

Passo 13 – A sequência que as tiras devem ser posicionadas é: manta, tecido com fundo claro ou branco (o lado direito deverá estar voltado para cima) e a tira colorida com o seu lado avesso voltado para cima.

Passo 14 – Nesse passo vamos virar a alça para o seu lado certo. Depois de desvirar as suas alças será necessário fazer o acerto das mesmas com o ferro de passar.

Passo 15 – Na sequência você deverá passar uma costura perto da área em que as tiras foram emendadas.

Passo 16 – Nesse passo devemos costurar as alças na bolsa, para isso elas devem ser posicionadas corretamente. Faça a costura.

Passo 17 – Agora vamos preparar o gancho do botão, comece criando uma tira de 20 cm de comprimento usando os tecidos composé. Faça a costura na borda da parte traseira da sua bolsa.

Passo 18 – A partir desse passo vamos nos concentrar no forro, para começar é necessário cortar um dos tecidos composé coloridos. Faça dois retângulos que tenham como medida 50 x 44 cm.

Passo 19 – Será necessário fazer a costura das laterais, para isso deixe uma abertura de 10 cm no fundo.

Passo 20 – Agora vamos fazer a união do forro com a bolsa, para isso faça uma costura na parte de cima juntando então a bolsa com o seu forro.

Passo 21 – Atenção que agora é necessário desvirar a bolsa, de forma cuidadosa você deverá desvirar a bolsa tendo todo o cuidado para puxar. A abertura deverá ser fechada usando uma costura invisível ou mesmo uma máquina de costura.

Passo 22 – Faça então o acerto do forro de maneira que fique uma margem de 1 cm.

Passo 23 – Para dar o acabamento para a nossa bolsa é importante escolher três botões. Uma dica é se possível forrar os seus botões.

Passo 24 – Faça a costura dos botões, para isso dobre 5 cm da lateral da base da sua bolsa e então pregue o botão da maneira que preferir.

Passo 25 – O procedimento deverá ser feito também nas laterais da sua bolsa.

Passo 26 – Para finalizar será necessário pegar o botão para fazer o fechamento da parte de cima da sua bolsa.

Passo 27 – A sua bolsa estará pronta para ser usada e terá um tamanho de 45 por 39 cm.

Vendendo Suas Bolsas

Uma dica para quem gostou de fazer essa bolsa de patchwork é vender as peças, apesar de dar um certo trabalho para fazer podem ser uma excelente fonte de renda. Quanto mais peças você fizer mais possibilidades de lucro irá ter, vale a pena o esforço. Saiba que quanto mais peças você fizer mais fácil irá ficar costurar as suas bolsas.

Trata-se de um trabalho que exige concentração, mas que não é tão complexo. A técnica de patchwork que é usar retalhos de tecido pode ser usada para fazer outros tipos de peças como roupas e capas para notebooks, por exemplo.

Patchwork como o próprio nome sugere é o trabalho feito com retalhos onde a criatividade conta muito para a confecção de modelos maravilhosos. Para este tipo de trabalho são imprescindíveis o conhecimento de cores para a justaposição das partes do tecido e o acompanhamento das tendências para o tipo de peça a ser feita.

Para quem ama ficar na moda e inovar sempre no look, não se pode esquecer-se da bolsa a ser usada, afinal uma má escolha na bolsa pode atrapalhar toda composição. Como neste tipo de trabalho as cores são muito empregadas, para não errar a utilização destas com roupas lisas sempre é uma boa opção.Seguem algumas dicas e modelos de bolsas patchwork para dar um destaque no dia a dia:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Patchwork

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *