Vaso de Flores de Origami

O origami é uma técnica milenar que usa papel dobrado para formar as mais variadas coisas e até mesmo enfeites.

Origami

Origami, termo japonês que significa dobrar papel, sendo a brincadeira e arte secular e tradicional japonesa de fazer dobraduras no papel, gerando representações de determinados objetos ou seres com as dobras perfeitas de um pedaço de papel, sem cortar ou colar. O origami faz uso somente de número pequeno de diferentes dobras, que, entretanto, podem se combinar de maneiras diversas, formando complexos desenhos.

Quase sempre, o ponto de partida do trabalho é um pedaço quadrado de papel, cujas faces podem ser de estampas ou cores diferentes, dando-se continuidade sem precisar cortar o papel. Contrariamente ao pensamento popular, o tradicional origami japonês, que é executado desde o ano de 1603, apresentava menor índice de rigidez permitindo, inclusive, o corte do papel no decorrer da montagem do desenho, ou até mesmo a utilização de outros formatos de papel que não apenas o quadrado.

De acordo com a cultura japonesa, aquela pessoa que conseguir executar mil grous de origami poderia pedir algo que seria atendido, crença bastante popularizada em função da história de vida de de Sadako Sasaki, que sobreviveu à bomba atômica.

Vasos de Flores de Origami

Vaso

01)Corte uma cartolina para usar somente 1/3, ou seja, um tamanho de 65cmx 35cm. Entretanto, quanto mais largo o papel, melhor, para que o vaso fique com muitas pregas. Se preferir pode usar um papel que seja dupla face.

02)No papel faça um leque: dobre no meio, no sentido vertical, usando a parte mais fina, depois novamente na metade e de novo, até que fique com a largura de aproximadamente três centímetros ou dois dedos. Desdobre todo o papel e volte a dobrar para trás e para frente formando um zigue-zague, compondo um leque.

03)Abra e dobre na horizontal um pedaço de tamanho que corresponderá ao que formará a parte de cima do vaso, ou seja, 1/5, 1/4 ou 1/3 da altura do papel. Mantenha esta parte ainda dobrada e forme novamente um leque dobrando para trás e para frente em zigue-zague.

04)Depois disso, dobre triângulos em cada uma das pontas do plissado, usando a parte dupla. Usando esta dobra, a parte de cima formará um angulo de 90 graus em relação ao de baixo.

05)Agora, abra o retângulo que fora dobrado na horizontal. Faça a remarcação dos quadradinhos apenas na parte de baixo usando um V.

06)Já nas dobras feitas na vertical, as inverta: se num lado a dobra ficar para cima, no outro deve estar voltada para baixo. Com isso se formará uma letra “L” deixando o papel dobrado em zigue-zague.

07)Abra a letra L e cole as pontas até gerar um cone.

Veja o Passo a Passo aqui: http://origamibylu.blogspot.com.br/2011/07/vaso-ou-porta-vela.html

Flores em Origami

Materiais

  • Papeis próprios para origami
  • Cola branca

Passo a passo

Para treinar apenas, de forma inicial, pode ser feito mesmo em papel comum, até mesmo rascunhos que tenha a mão. Conforme for fazendo vários, acaba tendo prática e então pode fazer a aplicação da técnica num papel próprio. Pelas linhas e setas você pode perceber o sentido e aprenda a dobrar o papel da forma correta.

Para ter início, pegue um papel num tamanho quadrado e dobre-o ao meio, juntando as duas pontas. Logo depois, dobre as mesmas pontas para o lado de dentro, da mesma forma que pode ser vista no link.

Agora, dobre as abas para fora parcialmente, para ficar de maneira  a ser observada nas imagens.

Então, abra as abas laterais de forma que pareçam balões e, depois, deixe-as chatas novamente. Coloque as laterais superiores dessas abas dentro das mesmas.

As abas devem ser dobradas ao meio para que tenham um tamanho harmonioso. Depois disso basta unir os lados e terá formado uma pétala de origami.

Passo a passo: http://www.comofazeremcasa.net/flor-de-origami-para-decoracao-passo-a-passo/

Flor de Origami – Modelo 2

Dobre um pedaço quadro de papel ao meio, e forme uma linha. Alinhe bardas e as pontas e dobre o papel, firmando o vinco com a ajuda do dedo.

Desdobre e faça tudo de novo, mas desta vez com as outras duas bordas. Procure alinhar muito bem as pontas do papel.

Quando desdobrar você deverá ter um de papel dividido em 04 partes iguais com linhas perpendiculares no meio.

Cada ponta deverá dobrada para dentro voltando para o meio. Inicie por uma ponta, pondo sua extremidade bem no meio e alinhando às linhas geradas anteriormente. Busque alinhar e dobrar todas as pontas.

Não desdobre.

Faça o mesmo que fora feito anteriormente com as pontas todas. Assim que acabar, contará com um quadrado pequeno.

Cada ponta da base deve ser dobrada para o lado de dentro no sentido centro. Alinhe todas as bordas e pontas, como foi feito com a base.

Os vincos devem estar para cima.

Em todas as pontas deve ser repetido o mesmo processo e assim que terminar se formará outro quadrado.

Monte de novo uma base quadrada como antes. Faço outra base com o quadrado virado. Faça o alinhamento e a dobra das pontas, formando um quadrado menor. Ficará complicado de seguir dobrando o papel.

Trace as últimas dobraduras. Agora, você apenas deverá dobrar as pontas voltadas um pouco para o lado de dentro, sem deixá-las chegar ao meio.

Faça a mesma coisa em cada uma das pontas. Neste momento a dobradura deverá ter a aparência de um octógono apresentando lados irregulares.

Comece a puxar as primeiras pétalas, e assim deixe o papel arrumado para que veja as ultimas dobraduras e perceba as abas para cima. Puxe uma aba por vez com cuidado, ajeitando as dobraduras pequenas feitas anteriormente.

Tenha delicadeza e cuidado para não estragar o papel. Faça-o vagarosamente.

Pode ser necessário desdobrar a lótus um pouco para as pétalas estejam voltadas para cima. Quando acabar, a aba anterior deverá estar praticamente na vertical.

Passe para a outra seção de pétalas. De novo, pegue as abas de baixo e vire-as para cima, procurando inverter a dobradura de forma que as pétalas se abaram para o lado oposto.

Veja o passo a passo logo abaixo:

http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Origami-de-Flor-de-L%C3%B3tus-Simples

Para fazer um lindo vaso com flores de origami você vai precisar de cartolina; cola branca; um vasinho; argila; palitos de churrasco; cola; tinta guache verde e pincel.

Pinte os palitinhos com a tinta guache e espere secar. Corte quadrado de dez centímetros na cartolina, dobre na diagonal formando um triângulo, marque o meio.Desdobre e dobre novamente com a outra ponta, formando outro triângulo. Abra, segure nas pontas de um dos triângulos marcados e junte-as, depois dobre deixando o papel dentro. Faça do outro lado. Você vai acabar com quatro triângulos menores. Cada um deles virar uma pétala.

Você vai abrir um por um e apertar para ficar uma pétala, com se fossem casquinhas de sorvete. Abra a peça, dobre as pontinhas para fora. Corte um pedaço de cartolina amarela como uma saia havaiana, cole no palitinho, depois coloque a flor nesse palitinho. Faça várias. Coloque a argila dentro do vasinho e enfie os palitinhos na argila.


Categoria(s) do artigo:
Papel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *