Marionete Bruxa De Papel Machê – Técnicas

As histórias infantis permeiam nossa vida desde que somos bebês, e até mesmo dentro do ventre das nossas mães, por isso são tão importantes para um desenvolvimento sadio.

Bruxa

Bruxa

Geralmente essas histórias são contadas através dos livros, em outros casos pelo folclore popular que nossas mães carregam e passam de geração em geração.

Porém, muitas outras maneiras são encontradas para nos passar fundamentos morais ou mesmo sentimentais, que refletem em nossa vida adulta, principalmente através de marionetes, que fazem parte de uma tradição milenar.

O Teatro de Marionetes é muito respeitado por aliar beleza e ensinamentos que auxiliam numa interação maior com o público, tanto infantil quanto adulto.

Geralmente, as marionetes são fabricadas em madeira, tecido e papel machê, podendo ser confeccionadas artesanalmente.

Para se fazer uma linda bruxinha de papel machê, que serve como personagem para inúmeras histórias como: Branca de Neve e os Sete Anões, João e Maria, você vai precisar de:

Bruxa De Papel Mache

Bruxa De Papel Mache

– Muitas folhas de jornais velhos;

– Um tubo grande de cola branca;

– Tinta branca;

– Fita crepe;

– Tinta colorida própria para pintar papel machê;

– Pincel;

– Verniz para conservar o boneco;

– Palitos de madeira para churrasco;

– Barbante;

– Retalhos de tecido para compor as vestimentas do boneco;

– Pedaço de feltro para confeccionar o chapéu da bruxinha.

Para começar, você vai precisar fazer uma bola com diversas folhas de jornal, lembrando que o tamanho da bola vai ser o da cabeça do boneco. Depois de modelada, com três camadas de jornal, passe ao redor dela a fita crepe, até que fique totalmente coberta.

Papel Mache

Papel Mache

Agora, tire vários pedaços pequenos de jornal, cubra com ajuda da cola branca toda a cabeça da marionete e espere secar. Ainda com o jornal, trace os detalhes do rosto, como olhos, boca e nariz, fazendo pequenos canudos. Para que eles se sobressaiam, passe cola branca em todos eles.

Depois que a marionete estiver seca, passe até duas demãos de tinta branca na cabeça do personagem e deixe secar.

Para traçar o corpo da bruxa, você deve amarrar dois palitos de churrasco, em formato de cruz, cujo tamanho vai depender da cabeça do boneco. Tudo tem que estar em harmonia.

Então, pinte com tinta cor da pele a cabeça toda da marionete, deixando sem pintar os olhos e boca, para que sejam arrematados com outra cor. Com a ajuda do pincel ou ainda com caneta própria, pinte os olhos e a boca com cor bem marcante, traçando inclusive os cílios, para que a aparência seja a melhor possível. Depois de feito tudo isso você deve passar o verniz para conservar a peça e ainda dar um brilho.

Com os retalhos do tecido, recorte tiras e cole à cabeça com a cola quente, para fazer os cabelos da bruxa.

As demais tiras de tecido coloridas devem ser presas aos palitos, formando a roupa da bruxa. Quanto mais tiras, melhor ficará o formato dela.

O chapéu deve ser feito em cone e deve ser colado à cabeça da bruxinha. Pronto, você terá uma linda marionete para alegrar as crianças.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Papel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu amei os bonecos de brxas e muito lega

    jessica 24 de Maio de 2012 12:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *