Livro de Receita Artesanal

Muitas pessoas hoje em dia ainda adoram utensílios feitas à mão, sendo  assim o lucro de muitos que ainda tentam viver de artesanato.  Espalhada por todo canto do país tem uma feira de artesanato com produtos variados, desde bolsas, utensílios para cozinha, livros de receita.

Há pessoas que além de gostarem, fazem seu próprio artesanato. Aprendem sozinha, ou então procuram ajuda com outras pessoas, ou lugares que mostram como fazer. Para fazer um artesanato é muito bom ter habilidade com as mãos, principalmente uma boa coordenação motora para que nada fique desalinhado, mal cortado e mal feito.

Um dos tipos de artesanato mais fácil de fazer é o livro de receitas, que já vem de tradições familiares, para colocar todas aquelas receitas da avó importantes e mais novas que vão sendo descobertas.

Existem dois modos de fazer a encadernação do livro, a com cola e tecido e a japonesa. Abaixo algumas dicas para fazer cada uma delas.

Encadernação Com Cola E Tecido:

Primeiro é preciso escolher o material da capa, para iniciantes é mais interessante uma cartolina, que é um papel um pouco mais duro, mas consegue ser bem mais fácil de moldar. Depois com um pouco mais de jeito o papelão é uma também, até madeira e outros materiais mais reforçados.

As medidas ficam a critério do artesão, normalmente são feitos ou em tamanho de caderno normal o mini caderno que é metade dele. Mas é valido lembrar que capa é necessária estar no mínimo uns seis centímetros mais larga que o restante e 1,25 centímetros mais longas que as páginas internas.

É mais interessante fazer um meia folha para que assim, peguemos um sulfite normal, dobramos ao meio. Junte de no máximo umas seis folhas no meio horizontal delas faça quatro furos. Nesses furos é possível que passe uma linha ou lã o que a pessoa achar melhor, “ costurando” de um modo que todas as folhas fiquem alinhadas. Amarre a ponta do lado de dentro.

Faça isso com algumas folhas, e empilhe essas pilhas de folhas unidas. Pressione com algo pesado para elas ficarem bem achatada e juntas. Assim faça novamente uma costura para todas as pilhas para juntar tudo.

Pegue uma tira de tecido com o mesmo comprimento da página e um pouco mais larga que a lombada. Passe cola em dos lados do tecido, e pregue na lombada com bastante força para ficar bem firme, reto e sem bolhas.

Verifique se a cola está seca e coloque as peças escolhidas para capa, alinhando elas com as folhas e a lombada. Recorte mais tecido do mesmo tamanho das peças de cartolina e mais larga que o tecido que prende as páginas juntas. Cole o tecido a lombada na parte superior da capa. Pressione e espere secar.

Depois escolha qual será o papel que vai decorar a capa que tem que ser um pouco mais larga do que a própria capa. Corte o papel para formar abas para dentro do livro. E cole o papel decorativo na capa. Depois pegue um folha branca e cole atrás da capa para dar mais firmeza.

Encadernação Japonesa

Pegue materiais simples para a confecção, como tesoura, papel, fita, furador, tesoura e régua. Faça em um local limpo, de preferência reto, como uma mesa por exemplo.

Junte as folhas brancas tudo junto, escolha folhas da espessura que desejar. Pegue quantas folhas achar necessário, sempre lembrando de como vai ser pra fechar e transportar depois.

Com a cartolina em mãos corte do tamanho do papel branco. Nele desenhe duas linhas verticais sobre um lado da cartolina . Desenhe a linha de cima para baixo e outro bem próxima a ela paralelamente. Faça isso com um papelão também. Elas serviram para a espiral do livro.

Pegue as linhas desenhadas e corte elas, removendo 1,25 centímetros entre as duas linhas. Com isso você terá dois pedaços de cartolina.  Escolha o papel decorado para as capas externas e outro para as internas. Lembrando que assim como no outro método aqui também é necessário que as capas sejam maiores.

Cole a cartolina sobre o papel elegante. Passe cola em tudo para não ficar pontas soltas. Faça a mesma coisa com a contracapa. Tome cuidado com papeis que sejam muito finos ao passar a cola. Ao finalizar isso, pegue a cartolina centralizada sobre o papel, dobrando os seus cantos criando triângulos nele para dar um toque mais elegante.

Faça dois furos na encadernação para que passe uma fita. Veja o jeito mais fácil de perfurar se ficar muito grosso, já que precisa ser bem simétrico para não ficar feio. Para isso pode ser usado um segurador de papel para não deixar sair do planejado.

A fita para o encadernamento japonês precisa ser umas seis vezes maior que a altura do livro. Cada um escolhe a cor, grossura e modo de passar a fita, para que no final fique um laço no meio do livro. Tente não fazer muita volta para não ficar um “bolo”, porém é interessante passar um pouco por cada lado, já que precisa de estabilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Papel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *