Dobradura do Saci

O Brasil possui uma rica cultura popular, resultado da miscigenação das raças branca, negra e indígena. Para perpetuar suas tradições, negros e índios costumavam contar histórias, que ao longo do tempo se transformaram em lendas, as quais atualmente integram a cultura brasileira.

Dentre as lendas mais famosas de nosso folclore, está, sem dúvidas, a do Saci-Pererê. O negrinho de uma perna só, que usa um gorrinho vermelho, fuma cachimbo, vive nas matas e adora fazer travessuras, como a de encantar as crianças para que se percam na floresta, habitou o imaginário de gerações. Isso além de ter virado personagem de diversos livros infantis, como os da série “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, escritos por Monteiro Lobato, e histórias em quadrinhos, como o Pererê, criado pelo cartunista Ziraldo.

Dobradura do Saci

Ao lado do Boitatá, da Yara, da Mula-Sem-Cabeça e do Caipora, o Saci-Pererê integra o grupo das entidades folclóricas mais conhecidas. As lendas desses personagens costumam se perpetuar até hoje, tanto que se pararmos para ouvir as histórias de nossos avós, com certeza eles devem ter ouvido falar de alguém que viu um desses personagens de nossa cultura.

Nosso folclore é tão importante que existe até uma data comemorativa em sua homenagem em nosso calendário: dia 25 de agosto. Em geral, as escolas de ensino fundamental costumam pedir aos seus alunos que façam trabalhos a respeito do tema, que vão desde pesquisas até a execução de trabalhos manuais, como a dobradura do Saci-Pererê. Em diversos blogs da internet, é possível obter o passo a passo para fazer a dobradura do travesso personagem, e de maneira prática e simples, como no Blog Anna Crafts: http://annacrafts.wordpress.com/2011/08/17/como-fazer-dobraduras-de-saci/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>