Como Fazer Papel Artesanal

Para muitos, reciclar também é uma forma e quando se relaciona tal fato com o artesanato, tudo acaba se tornando muito melhor. Por isso, a reciclagem é em geral muito aclamada por diversos artistas. Por causa de toda esta paixão entre sustentabilidade e habilidade com as mãos, muitos artesãos optaram pela fabricação de papel artesanal que une as duas ideais em uma só, além de ser muito benéfico para o mundo inteiro. Neste artigo, saiba como fazer o papel artesanal, contribuindo para a saúde do planeta!

Sustentabilidade e Terapia

A produção de papel artesanal não é apenas benéfica para a natureza, envolvendo todos os conceitos de sustentabilidade possíveis. Ela também é considerada uma terapia ocupacional, que desenvolve o senso de reciclagem dentro do ser humano, além do cuidado com os elementos da natureza. Além disso, faz com que o artista desenvolva mais o seu lado produtivo, demonstrando maior interesse pela arte, mesmo que ela não seja tão elaborada.

A elaboração do papel artesanal é considerada prática, simples e fácil de fazer, envolvendo diversos aprendizados sobre a reciclagem e a coleta de materiais que poderão ter utilidade, ao invés de irem parar nos lixos e aterros sanitários existentes pelo mundo. Por causa de toda essa contribuição para o meio ambiente, a produção de papel artesanal é uma ótima forma de incentivar os conhecimentos sobre a natureza e o meio ambiente no geral, além de praticar seus dotes artísticos.

Etapas Para A Produção de Papel Artesanal

Para saber como inciar a produção de papel artesanal, basta prestar bem a atenção nas etapas a seguir e fazer como manda o figurino!

1. Coleta de papel: Esta é a primeira etapa para começar a produção de papel artesanal. O material, ou seja, englobando papéis diversificados, é coletado em locais diversos, realizando uma grande coleta seletiva em lixões, escolas, ruas em geral, apartamentos e outros locais onde existe a possibilidade de recolher restos de papel. No que diz respeito a coleta seletiva pelas ruas, a lixeira azul é aquela onde são jogados os papéis para reciclo.

2. Separação: O papel recolhido deve passar por uma etapa de separação logo depois de colhido nos mais diversos lugares. Para começar, é preciso separa-los por cor, impressão e tipo, juntando estes três conjuntos e separando por completo. Assim, dá para definir para quê papel ele será empregado, no final de todo o processo e para a produção terminar. Papéis que têm a mesma impressão e a mesma cor por exemplo vão ser empregados para a produção de um único papel da mesma tonalidade e quiçá da mesma impressão colhida e separada nesta etapa. Por isso, esta é uma das partes mais importantes de todo o processo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LwbIh-9uM2Y[/youtube]

3. Limpeza: Agora que os tipos diferentes de papéis já estão separados, basta iniciar uma nova etapa e esta servirá para realizar a limpeza de todo o material, para que ao final do processo, o seu papel artesanal esteja em perfeitas condições, afinal, todo o seu material foi coletado em lixões ou locais onde eles eram jogados fora, por meio de coleta seletiva ou não. Por isso, esta é uma parte muito importante do processo de fabricação do papel artesanal. O papel formado não pode conter nenhum tipo de impurezas como as mais comuns. São elas: clipes, grampos, fios de papel carbono, elásticos, fitas adesivas, etc.

4. Picotando o papel: Depois da limpeza, é preciso levar todos os papéis picotados para uma etapa de picote, onde eles serão bem reduzidos a pequenas partes. Este processo de picotamento é muito importante, até mesmo para agilizar o processo de moagem do mesmo quando este estiver dentro do liquidificador nas próximas etapas de fabricação. Quanto mais fino ficar todo o papel, mais ráido será o processamento do mesmo. Depois, logo em seguida, estes picotes são colocados em uma bacia com água onde ficam de um dia para o outro, estando bem umedecidos. Assim, a etapa de moagem fica ainda mais facilitada.

5. Trituração: Depois de ter encharcado os pedaços de papel por 24 horas, é hora de levar os mesmos para o liquidificador, onde será facilmente triturados, melhorando a qualidade do produto final. Bata todas as aparas de papel bem batidas, até que as mesmas, em conjunto, virem uma massa homogênea, sem restos de papel, estando bem amolecida. Dessa maneira, o seu produto final saíra conforme manda o figurino, sem detalhes errôneos ou qualquer tipo de sinal que indique uma má produção.

6. Preparação da polpa: Logo após a moagem, a massa de papel será colocada em um recipiente para que sejam adicionados alguns aditivos: fibras, corantes, cola , carbonato de cálcio, borato de sódio, elementos decorativos como folhas e flores, etc. Depois, basta despejar em um outro recipiente contendo água posteriormente a regulação do pH da massa.

7. A tela: Depois de preparar a massa e deixa-la dissolvida na bacia, a mesma já poderá ser retirada em formato de folhas utilizando um instrumento chamado tela, que retirará as folhas em seu formato natural, ou seja, retangular. Pegue a sua folha e deixe-a aguardando em uma entretela. Nesta parte, você terá que esperar a sua folha secar para passar para a próxima etapa de produção. Tome muito cuidado na hora de retirar a tela da massa!

8. Prensa: Depois que as folhas ficam secando na entretela, elas serão transferidas para uma prensa. A prensa vai dar uma certa uniformidade para o material. Depois desta etapa, basta dar uma finalizada no papel e ele estará verdadeiramente pronto, sem maiores problemas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EipNVdcI62E[/youtube]

9. Para finalizar: O papel reciclado ou artesanal pode ser usado para a produção de inúmeras coisas, incluindo a arte como um todo. Colagens, aplique e dobras são bem vindas, bem como a escrita e desenhos no lápis ou qualquer tipo de canetinha ou hidrocor. A facilidade de se trabalhar com o papel reciclável é uma das vantagens da sua produção, além de dar um certo diferencial aos objetos que são produzidos com este material. Portanto, use e abuse do seu papel artesanal!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Papel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá. Estou buscando fornecedores de papeis artesanais.
    Pode me passar um e-mail para eu enviar fotos do que preciso? O meu é prova.atelier@nocera.com.br. Obrigado

    Fernando 14 de novembro de 2014 12:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *