Falso Mosaico em Material Reciclado

O artesanato nasceu junto com o ser humano e já teve seus altos e baixos durante a história da humanidade. No começo o artesanato era uma das únicas formas de se produzir objetivos e a maioria das famílias possuía alguém que tenha essas habilidades. De início era mais os homens que entendiam do assunto, mas com a necessidade de mão de obra para trabalhos mais pesados e com a maior habilidade das mãos , as mulheres começam ocupar maior lugar na fabricação dos objetos, principalmente aqueles que usam cerâmica, pele de animal e tintas.

Foram muitos anos aperfeiçoando técnicas para que os trabalhos fossem bem feitos, porém quando veio a revolução industrial, muitas das funções de um artesão foi transferida para as fábricas feitas por uma máquina. Trazendo o que conhecemos hoje como artesanato, sendo mais para decoração, para objetos mais personalizados, para hobbie e para maior sustentabilidade.

A definição geral de artesanato é realmente o trabalho feito com as próprias mãos, sendo a maioria das matérias-primas de origem natural e com alguns outros provindos da reciclagem. Hoje em dia é muito ligado a cultura popular de um povo, trazendo os objetos comuns para eles e principalmente o que eram usados em gerações anteriores.

A maioria dos artesãos trabalham em sua própria casa, isso não mudou dos períodos anteriores da história. O artesão diferente de uma indústria, produz o produto do começo ao fim. Desde a escolha do material, até o acabamento, não possuindo divisões do trabalho, no máximo seria um ajudante.

O artesanato pode representar uma arte popular, algo folclórico ou então um pouco mais erudito. Podendo utilizar algumas formas de produção alternativas como a cerâmica, a funilaria, trabalhos com couro e chifre, fabricação de tinta, engenhocas para facilitar.

Com certeza podemos considerar o artesanato como uma forma de arte, pois precisa de muita habilidade para fazer certos objetos. Além de usar muito a pintura, desenhos e até mesmo esculturas em seus trabalhos.

Os materiais usados hoje em dia variam demais, podendo ser os mesmos de antigamente como a cerâmica e madeira, mas também os mais novos como o papel, tecidos, papelão, até mesmo miolo de pão e massa de açúcar conseguem ser usadas.

3R’s

Hoje em dia muito materiais são reutilizados para artesanato, principalmente PET, papel, papelão, vidro.

É muito comum ouvirmos falar sobre os 3Rs, mas muitas vezes não sabemos o que significa. É um conjunto de ações que podem se tornar bem práticas e simples tentando aumentar a sustentabilidade na sociedade. Evita desperdícios, preservando a natureza, tentando diminuir gastos e conseguir melhor a vida das gerações futuras.

O primeiro R é de reduzir, com a atualidade extremamente consumista, todos os dias milhões de produtos são comprado sem necessidade, ocasionado um desperdício e um descarte inadequado para os antigos produtos. Com o reduzir, o objetico é diminuir o consumo, não somente em comprar mas também em uso de energia, de água e de combustíveis que poluem.

O segundo R é o reutilizar, muito usado nos artesanatos, e podendo trazer ideias inovadoras para diversos produtos que iriam para o lixo, podendo então mudar de função, como uma garrafa virar decoração. Nao precisa somente usar para outra coisa, pode também fazer doações para pessoas que precisam e poderiam fazer bom aproveito.

E por último a reciclagem que seria pegar algum produto e transformá-lo em outro. Sendo fisicamente ou quimicamente alterado, sendo diferente da reutilização por essas mudanças, mas também pegando coisas que seriam jogadas fora. Por exemplo os papéis recicláveis que eram papéis já usados e que iriam pro lixo.

Mosaico

É um tipo de arte muito antigo que constitui em reunir pequenas peças, podendo ser de mesma cor com formatos diferentes e vice-versa, e depois são unidas para formar um grande figura. O mosaico é formado a partir de figuras geométricas, cores e materiais diferentes. É um tipo de artesanato que requer além de habilidade muita paciência para montar todas as peças e criatividades para as formas.

Ele pode ser feito com diversos materias, sendo vidros, plásticos, papel, porcelana, granito, ladrilhos, azulejos e outros vários. Antes era muito utilizado em peças de artes, hoje está habituado em diversos lugares, como na arquitetura e na decoração de ambiente. Vemos mosaicos por exemplo em copacabana.

Falso Mosaico

A técnica é muito utilizada em caixas, ou então em algum artigo de decoração. São chamados de falsos, pois não são feitos peça por peça como os originais. Podemos pegar uma figura já em formato de mosaico, colar sobre a caixa ( por exemplo). E depois é passado uma tinta de alto relevo para aparentar pequenos azulejos. Sendo bem simples e muito fácil do que fazer o mosaico inteiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mosaico

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *